Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Reflexão - GFASC

1
 “Irradiar nas diversas culturas o  amor do  Coração de Jesus com a PALAVRA e com  UM  TESTEMUNHO ALEGRE de vida, para ser “ICONE” credível  da beleza de Deus”
Testemunha Alegre - Ano da fé
Outubro 2012
Lucas 8, 22-25  22 Ora, aconteceu que certo dia Jesus entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos a outra margem do lago. E partiram. 23 Enquanto navegava, ele adormeceu; e desceu uma tempestade de vento sobre o lago; e o barco se enchia de água, de sorte que perigavam. 24 Chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança. 25 Então lhes perguntou: Onde está a vossa fé? Eles, atemorizados, admiraram-se, dizendo uns aos outros: Quem, pois, é este, que até aos ventos e a água manda, e lhe obedecem?

Lucas 17,5-6  5Os Apóstolos disseram a Jesus, Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6Ele respondeu: “Se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderão dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se e plante-se no mar’, e ela lhes obedecerá.”

                                                                                                                     
Lucas 12, 28-30  28Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé! 29Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. 30Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas.

II Timóteo 3,14-17  14Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. 15E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 16Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
II Tessalonicenses 3,1-5  1No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós; 2E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos. 3Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno. 4E confiamos quanto a vós no Senhor, que não só fazeis como fareis o que vos mandamos. 5Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo.

Bento XVI - Tendo chegado ao fim de sua vida, o apóstolo Paulo pede ao discípulo Timóteo que tenha "olhar para a fé" (cf. II Tm 2,22) com a mesma constância de quando ele era criança (cf. 2 Tm 3,15). Nós também ouvimos este convite que é dirigido a cada um de nós, para que ninguém se torne“preguiçoso” na fé. É o irmão de caminhada que nos permite perceber com um novo olhar as maravilhas que Deus faz por nós. No intuito de fazer reconhecer os sinais dos tempos na história de hoje, a fé obriga cada um de nós a tornar-se sinal vivo da presença do Ressuscitado no mundo. O que o mundo necessita hoje é um testemunho particularmente credível de quantos, iluminados na mente e no coração pela Palavra do Senhor, são capazes de abrir os corações e mentes de muitos ao desejo de Deus e para a vida verdadeira.

Pauo VI - Primeiro você precisa acreditar mais e melhor. Há muitas pessoas que vivem bem sem Deus, e que não pretendemmudar algo em suas escolhas, como se a fé fosse uma questão de curso que resolve as situações de uma vez por todas! Se você está satisfeito com sua fé, se considerar a fé como vacinação espiritual, uma vez recebida, você não sente mais que precisa continuar caminhando. O desejo de acreditar está para a fé como o desejo de amar é amar. Então você precisa perguntar a Deus em sua oração, como fizeram os Apóstolos. Pedir como eles, Senhor aumente a minha fé. Que nós expressemos o nosso desejo de crescer e que o Pai sempre responda a esse desejo de seus filhos. Para aqueles que dizem: "A fé ou você tem ou você não tem. "Se você não tem fé, mas você realmente quer, você pode sempre pedir ao Senhor." Deus, se existe, dá-me a fé. " Se há uma oração que o Pai sempre ouve, que não pode esperar para cumprir é isso! E para nós é o maior presente que podemos pedir, como diz o profeta: "O justo viverá pela fé". A fé nos permite viver em paz, mesmo quando as coisas não vão do jeito que queremos, mesmo quando a nossa vida e da história do mundo parecem estar imersos na escuridão da Sexta-feira Santa, que parece não reconher o alvorecer da ressurreição. Também devemos nutrir a fé, aproveitando todas as oportunidades que nos são oferecidas na paróquia, ou na mídia. Não é possível hoje viver como crentes em um mundo tão pagão e ateu, não é possível não aprofundar nossasconvições religiosas. Neste sentido, a fé é como a lua, se não crescer, decresce. Não é suficiente a missa do domingo para fortalecer a vida cristã. Deve-se ter um diálogo permanente com a Palavra de Deus, talvez lido em conjunto com outros membros da família ou algum pequeno grupo de reflexão. É a Palavra de Deus que cria e alimenta a nossa fé. Por fim, você aprende a acreditar acreditando, como aprendemos a andar andando. É confiando no Pai, em sua Palavra, em suas promessas, e nas pequenas escolhas de cada dia, que a minha fé é fortalecida e percebo os milagres que Deus realiza naqueles que nEle confiam, como Jesus prometeu a Marta, irmã de Lázaro: "Eu vos digo que, se você acreditar, você verá a glória de Deus." E o mar será preenchido com amoreiras arrancadas e transplantadas por nossa fé.

Bento XVI - "Caritas Christi nn urget" (2 Coríntios 5:14): é o amor de Cristo que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar. Ele, então, como agora, Ele envia todo o mundo para anunciar o seu Evangelho a todos os povos da terra (cf. Mt 28:19). Com seu amor, Jesus Cristo atrai para si as pessoas de cada geração: em todos os tempos, ele chama a Igreja, confiando o anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo. É por isso que até hoje você precisa de um compromisso mais determinado da Igreja em favor de uma nova evangelização, a fim de redescobrir a alegria de crer e encontrar o entusiasmo de comunicar a fé. Na redescoberta diária do seu amor atrai força e leva ao compromisso missionário dos crentes, que nunca podem ser perdidos. A fé, de fato, cresce quando é vivida como experiência de amor recebido e quando é comunicada como experiência de graça e de alegria. Isso a torna fecunda, porque expande o coração de esperança e nos permite oferecer um testemunho. Ela abre, de fato, o coração e a mente de quem a ouve e faz aceitar o convite do Senhor a aderir à sua palavra para se tornarem seus discípulos.

Madre Clélia nos ensina a sermos testemunhas da fé e da alegria.
“Tens necessidade de muitas luzes e de força para desempenhar teu ofício, de acordo coma Vontade divina. Não te contentes de recorrer a Deus somente nas horas destinadas à oração” (PM 57)

“Tua vontade não deve separar-se jamais da vontade de Deus; o que Ele ama, ama-o tu também; o que Ele ordena, tu deves fazê-lo sempre; o que Ele te proíbe deve repeli-lo e o que Ele permite, deves aceitá-lo, com alegria. Farás isto? Assim o espero...”(PM 12)

“Confiai no Coração de Jesus, e vereis milagres, se for necessário!” (PM 35)

“Devemos nos empenhar para tornar conhecido e amado o Coração de Jesus em toda ocasião, e da melhor maneira que pudermos… instruir nos bem nas máximas e nas verdades da religião, na Sagrada Escritura. Meditemos com frequência nos mistérios que Jesus Cristo nos tem revelado... procuremos acreditar com fé viva,  a fim de que cheios de amor e gratidão para com o nosso Divino Redentor possamos falar-lhe com fruto e insinuar, nos outros os mesmos sentimentos dos quais estamos penetrados.” (PLM 68)

Partilha

A fé nos permite ver e avaliar tudo o que acontece conosco de maneira diferente, do ponto de vista de Deus. Me dou conta disto ou procedo unicamente levado pela razão humana?

A fé é vivida com alegria e entusiasmo, ou sinto como um peso que eu tenho que carregar a mais? Se a sinto como um "peso a mais ", entendo o por quê?

Copio algumas frases que mais me tocaram nestes  textos
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________

Peço a graça: ______________________________________________________
__________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________

Se você está cheio de alegria, a alegria vai brilhar em seus olhos
e em sua aparência, em sua conversa e sua satisfação. Você não será capaz de esconder a alegria, porque a  alegria transborda.
(Madre Teresa de Calcutá)
Fazei Senhor com que minha
 fé seja alegre!
 Envie sua reflexão. Com certeza sua partilha ajudará outros a descobrirem a Beleza de Deus.
Grande Família do Sagrado Coração –Av. Visconde de Guarapuava,4747, 80.240-010 Curitiba PR
Tel: (41) 8418-2548: e-mail: gfascpr@gmail.com ; http://gfascpr.blogspot.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...