Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

OLHOS FIXOS EM JESUS, REI DO UNIVERSO

         Jesus de Nazaré rei das nações tem coragem de corrigir os governos, a religião e a sociedade. É ao mesmo tempo Filho de Deus e um camponês da Galileia, apaixonado pelo Pai e cheio de compaixão pelos homens. A filiação divina, a relação com o Pai é a fonte da sabedoria, da profecia, do discernimento, da coragem do homem de Nazaré. Ele não era um anarquista, mas, um crítico radical do mundo e um educador de cidadãos e de discípulos, o salvador da humanidade.
         Jesus vive uma profunda espiritualidade de salvação, de libertação e de cura. O remédio que mais Ele receita é o perdão. Abre os olhos da fé, não se cansa de dizer: “a tua fé te salvou”. Pela fé tira os fardos das pessoas. Cegos vêem coxos andam, leprosos são limpos. Jesus evita julgar, condenar, excluir. Ele só quer salvar e ajuda a recomeçar. Estabelece encontros que curam. A cura é a volta ao paraíso, ao criador, à vida. Sabia fazer-se amigo dos pecadores. Ele traz a liberdade e alimenta boas amizades a partir do amor do Pai. Seu reino é reinado da Vida.
         Ninguém como Jesus busca os perdidos, tira a insegurança e ansiedade, liberta das prisões do ego e dos apegos. Criticava e corrigia os erros, com coragem, mas, sem amargura e azedume. Ensinou a rezar, a meditar, a parar. Mostrou a ilusão da obsessão pelo lucro e da tirania do trabalho excessivo. Nós somos escravos da busca de sucessos e resultados, de desejos destorcidos, de ambições descabidas. Jesus aponta outro caminho. Ele é pobre, casto, obediente e livre. Para Ele o desapego, a pureza de coração, a oração constante e a sensibilidade pelos irmãos era o segredo da sua felicidade e liberdade. Seu reino é reino da liberdade e da graça. 
         Quão insondável é a riqueza do mistério de Cristo Jesus, porque proclama que somos irmãos, ordena amar os inimigos, coloca-se do lado dos pobres e pecadores, valoriza a oferta da viúva e lava os pés. Como não encantar-se por Jesus? Quanto mais encontramos e seguimos o Mestre, tanto mais fazemos a experiência do nosso verdadeiro eu. Podemos ter nova personalidade, nova natureza e ser nova criatura a partir do encontro com Jesus Cristo. Ele nos ajuda a descobrir nossa falsa imagem, nossas duplicidades e maquiações, nossas mentiras e enganos. O auto-conhecimento é a pedra fundamental da saúde mental. Encontrar Cristo é também encontrar-se consigo mesmo, é terapia. Seu reino é reino da justiça e da paz.
         O que mais incomodava Jesus era a hipocrisia, a mentira, a falsidade. Costumamos ocultar nosso verdadeiro eu e externamos uma imagem falsa de nós mesmos. O que nos cega é o nosso egoísmo. Conhecemos estrelas e átomos e não conhecemos a nós mesmos. Hipocrisia é fingir que somos aquilo que não somos. Aí está a raiz do exibicionismo, das aparências e poses. Vivemos uma explosão de egoísmo e uma crise de individualismo. Jesus traz o bálsamo e remédio para estas feridas dizendo: “a verdade vos fará livres”. Seu reino é reino da verdade e da alegria.
         Nosso ego ferido nos faz acreditar em nossas mentiras, alimenta a auto-justificação e auto-compaixão. O ego é astucioso e malandro, nos faz oscilar entre orgulho e superioridade, como também, entre rebaixamento e inferioridade. Jesus faz a vida ser bela, nova, grande e digna. Ele é a vida. Tira o complexo de culpa e enche-nos de alegria, gratidão e paz. Ele vê tudo sob a ótica do amor e da misericórdia. Seu reino é o reino do amor.
         Tenhamos olhos fixos em Jesus. Nós somos a pupila de seus olhos. Ele nos fita com amor e está mais ocupado conosco do que nós mesmos. Somos amados por Ele antes, por primeiro, a cada momento, em todas as circunstâncias: “Estarei convosco todos os dias”. Não há outra felicidade, outra prioridade, outro tesouro que Jesus de Nazaré que olha em nossos olhos para que tenhamos olhos fixos Nele, e o vejamos nos irmãos, especialmente os pobres e aflitos. Ele é o rei das nações.

Dom Orlando BrandesArcebispo de Londrina
Folha de Londrina, 24 de novembro de 2012
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...