Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Formação humana



HOMENS E MULHERES DA ESPERANÇA 

            Por natureza, somos movidos pela esperança. Sem ela, a vida perde seu sentido, seu brilho, sua razão de ser e nos torna pessoas tristes, carrancudas, desanimadas, sem objetivos, como se tudo fosse uma grande perda de tempo. A esperança, pelo contrário, nos mostra que tudo na vida tem o seu encanto, a sua beleza, e nada melhor do que acreditar que é possível mudar, e que para cada problema existem inúmeras saídas.
            A esperança é fundamental, porque ela nos move em busca de algo que ainda não aconteceu, mas poderá tornar-se realidade. No momento que atingimos, alcançamos aquilo que almejamos, já não esperamos mais, pois já é real. Mas isso não nos acomoda, pois cada projeto realizado, nos abre as cortinas para outros sonhos, outros voos, numa busca interminável do ainda não, querendo sempre mais e mais. Isso sim dinamiza a vida, nos torna pessoas inconformadas, olhando sempre em frente. A esperança é exatamente essa virtude daqueles que acreditam num amanhã melhor, e por isso não fazem do passado o melhor espaço da sua vida e nem o pior. O melhor ainda está por vir, e é com essa vida que nos colocamos sempre a caminho, pois o caminho é caminhar.
            A Bíblia nos apresenta uma história de esperança em dias melhores, em um mundo mais humano, justo e fraterno, onde todos vivam com irmãos, e todos tenham o suficiente para viver com dignidade. Meditando a palavra de Deus, encontramos homens e mulheres a caminho, sempre em busca de uma vida melhor, e isso significa, construção do Reino de Deus.
            Os profetas são os homens da esperança, e aparecem exatamente naqueles momentos em que tudo parece perdido, sem saída, sem um possível amanhã, cercado de tantas dores, sofrimentos e tragédias. Ele surge então para animar, confortar, levantar aquele que está decaído pelo peso da derrota e da descrença. Existem passagens que são verdadeiras flechadas de esperança para o desanimado e para o descrente. Para mim, o profeta Isaías é o profeta da esperança por excelência, o homem que sonha um mundo novo, onde lobo e cordeiro pastarão na mesma relva, onde a criança brincará com a serpente e nada lhe acontecerá, onde haverá vinhos finos e carnes suculentas para todos. É maravilhoso ler Isaías, sobretudo nos momentos de crise, quando tudo aparece negro, confuso e sem grandes expectativas de melhora. Ele nos levanta o astral e nos faz acreditar que é possível recomeçar.
            A esperança é a virtude daqueles que tem um coração jovem, que apesar da idade, continua cheia de sonhos e de projetos. D. Helder Câmara, grande cardeal brasileiro, foi um grande profeta da esperança, um sonhador que costumava dizer, ‘quando se sonha sozinho, não passa de um sonho, mas quando começamos sonhar a dois, o sonho começa a se tornar realidade’. Com 80 anos de idade ainda demonstrava uma garra, feita de muita esperança em um novo amanhã.
            Como passageiros no trem da vida, a exemplo de tantos homens e mulheres que encontramos na Bíblia, e de tantos e tantas que passaram por essa vida, somos chamados a sermos conduzidos pela esperança. É maravilhoso encontrar pessoas que tem um olhar para frente, sempre positivo e cheio de vida. É triste ver tantas pessoas que só sabem se lamentar e reclamar do seu passado, com aquele olhar triste e cheio de desânimo.
            Sejamos sinais de esperança, em um mundo de tantas descrenças, de tantas depressões, exatamente porque perdeu o brilho e o encanto com o amanhã. Vibrantes, animados, cheios de esperança, olhemos sempre em frente, na certeza de um novo amanhecer.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...