Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

quarta-feira, 28 de março de 2012

Celebração Pascal com crianças


Celebração Pascal 2012-

Introdução – Queridas crianças, estamos nos aproximando de um momento muito especial para nossas vidas, iremos daqui a alguns dias recordar de tudo que Jesus fez por amor a cada um de nós. Esse momento tão especial nós o chamamos de Páscoa. O que vocês sabem sobre ela? O que significa esta grande festa? (Deixar as crianças se expressarem).

Cenário do calvário de ontem e de hoje (ambiente que lembre hospital) – Cruz grande, figuras de sinais de morte - tudo o que nos lembra agressão à vida.

Fundo musical – Observação do cenário.
Dir.: O que podemos perceber ao olhar este cenário?

Dir.: Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer com a intenção de prejudicar e maltratar qualquer pessoa ou criatura entristece o coração de Deus. Jesus mora no nosso coração e estas situações que estamos vendo a nossa frente fazem com que aquilo que Ele sonhou para nós torne-se uma realidade distante. Da mesma forma, quanto mais nos esforçamos para sermos felizes, cuidar do nosso corpo, termos uma vida saudável e que isso seja possível também para o nosso próximo, nossa família, nossos amigos, temos a certeza de estar realizando a vontade do nosso Pai do Céu.

Vídeo: Bom samaritano

Dir: Somos capazes de ajudar as pessoas como fez o Bom Samaritano na história que assistimos? Ele se interessou em ajudar a pessoa que encontrou caída no caminho até o fim? Somos assim também? Tenho que pedir desculpas para alguém por às vezes não agir com a bondade que Jesus colocou no meu coração? Quais seriam os motivos pelos quais eu teria que pedir desculpas para Jesus, à minha família, aos meus colegas e também ao mundo? (Pausa – fundo musical)
Conforme cada grupo, as crianças poderão expressar em voz alta seu pedido de perdão.

Dir.: (Convidar os alunos para passarem para dentro da tenda – sentido de mudança, de expectativa...)
           
Vídeo: Ressurreição de Jesus.

Cenário: Círio Pascal, Bíblia, flores...
(Explicar a simbologia pascal - todos sentados em semi-círculo)

Enquanto a professora acende uma vela no círio e se coloca próxima de seus alunos todos cantam:
Música: CD Lá na terra do contrário - Dentro de mim existe uma luz – faixa 14
(Após a música pedir para todos apagarem as velas)

(Pedir para todos se aproximarem da mesa da ceia)
VozJESUS: Venham, crianças! Eu preparei para vocês uma festa. Eu passei por muitos sofrimentos, porém o Pai do céu me deu uma vida nova e eu ressuscitei. Agora quero celebrar com vocês a festa da Páscoa que é a festa da minha ressurreição.

Dir: Vamos lembrar-nos do que Jesus fez na última refeição que Ele realizou com seus amigos. Nela Jesus prometeu que ficaria sempre conosco.
Estava Ele à mesa com os doze Apóstolos quando tomou o pão em suas mãos, ergueu os olhos para o céu, abençoou e disse:

VozJESUS: Tomai e comei, isto é meu corpo .
(Partilhar o pão.)
Dir.: Tomou o cálice e disse-lhes:

VozJESUS: Tomai e bebei dele todos, isto é o meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança, derramado por todos, para o perdão dos pecados. Fazei isto em memória de mim.
(Partilhar o suco.)
(Conforme o grupo Jesus dará uma breve mensagem...)
Oração do Pai-Nosso – todos de mãos dadas.

Dir.: Pensemos em nosso coração: Como posso ser a presença de Jesus para minha família, na escola e em todos os lugares nos quais eu vou? Expressemos este nosso desejo dando um abraço no amigo desejando que a Paz de Jesus esteja sempre em nossos corações.

Música: CD A bonita arte de Deus – A páscoa chegou alegre – faixa 12

      Todos se dão o abraço da Paz!

Música: CD Emanuel – Amanhecer – faixa 12
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...