Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

terça-feira, 6 de março de 2012

HORA SANTA

IDE PELO MUNDO E ANUNCIAI
Introdução: Ser missionário é ser anunciador, aquele que leva a mensagem de esperança àqueles que necessitam. Nossa missão é anunciar Jesus Cristo que por amor nos resgatou, mas nos quer próximos de si. Anunciar. Deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo, pois somos colaboradores na construção do reino de Deus, e amparados nos braços de nossa Mãe Imaculada Conceição, anunciemos com alegria a grande mensagem de Salvação. “Alegrai-vos sempre nos Senhor, repito, Alegrai-vos” (Fl 4,4), esta expressão Paulina deverá ser o propósito em nossos corações por sermos missionários, levando a mensagem da salvação. Música: Espírito santo faixa 08

Pedido de perdão
No passado, a missão foi concebida em uma única direção: ir, anunciar e oferecer. Hoje, a missão se realiza em duas direções: dar e receber, escutar e anunciar. A missão hoje é cada vez mais concebida como diálogo, troca. O diálogo é um falar que se abre à escuta; a troca é um doar que se abre ao receber. É preciso ter um coração “novo”, humilde e generoso. Vamos agora olhar para o jeito de viver de Cristo e pedir perdão pelas nossas faltas, particularmente por não termos assumido nossa missão.

Leitor 1: Senhor, tu disseste: ‘‘Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus’’. Por sermos ainda muito ligados aos bens da terra, te pedimos:

Todas: Senhor tende Piedade de nós!

Leitor 2: Senhor, tu disseste: ‘‘Bem-aventurados aqueles que choram, porque serão consolados’’. Por não sermos capazes de entregar-te as nossas preocupações do dia-a-dia, te pedimos:

Leitor 3: Senhor, tu disseste: ‘‘Bem-aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça porque serão saciados’’. Por não sabermos procurar sempre e em todas as coisas o teu Reino, te pedimos:

Todas: Senhor tende Piedade de nós!

Leitor 2 : Senhor, tu disseste: ‘‘Bem-aventurados os perseguidos pela justiça, porque deles é o Reino dos Céus’’. Por não perdoarmos a quem nos ofende e estarmos do lado daqueles que perseguem e ofendem, te pedimos:

Todas: Senhor tende Piedade de nós!

Música: Perdão faixa 03

Dir. A Apóstola, alimentada e fortificada pelo encontro cotidiano com a palavra de Deus e com a Eucaristia, fonte da evangelização, é impulsionada  para além das próprias fronteiras pessoais e culturais e tem a força de buscar unicamente a gloria de Deus e o bem do próximo.

Leitor: Todos os batizados são chamados à missão e a uma busca pessoal de santificação. O verdadeiro missionário, coerente com os ensinamentos do Evangelho, evangeliza, em primeiro lugar, com o testemunho de sua vida, vivida na caridade e na total dedicação à causa do reino. “Ele sabe que o amor, na sua pureza e gratuidade, é o melhor testemunho do Deus em que acreditamos e pelo qual somos impelidos a amar. O cristão sabe quanto é tempo de falar de Deus e quanto é justo não o fazer, deixando falar somente o amor( Diretrizes operacionais para a missão ad extra)

PALAVRA DE DEUS

Com: Não devemos anunciar as nossas verdades, mas o Cristo que é a verdade. Ele é a Palavra, o Verbo Encarnado. Por isso o manual do missionário é a Palavra de Deus. Anunciar sem a Palavra seria como semear sem a semente, regar a planta sem a água e gritar sem ouvir o eco. Nossa missão é anunciar esta Palavra, levá-la em todas as comunidades e casas. Cristo a Palavra do Pai trouxe esperança e certeza para toda a humanidade. Com ela levemos esperança de um mundo melhor. Onde passarmos teremos a certeza de que com a fé e participação na vida de comunidade nossas cruzes se transformarão em vitórias, mesmo diante dos desafios do mundo de hoje.

Meditação pessoal: Missão dos doze LC. 9. 1- 6 – reflexão -  cd Adriana

Dir. Oh, quanto seria feliz, filhas, se vos visse animadas de santo zelo.., um ardente desejo de espalhar-vos por toda a terra, para fazer em toda parte, amar e louvar o senhor dizendo vós também com São Francisco Xavier: Enquanto souber que num ângulo do mundo Deus não é amado, não repousarei um só momento! ( PM)

Todas: Nós Vos louvamos Senhor, e agradecemos pela Vossa Palavra, pela graça do Batismo, pela Missão que de Vós recebemos. Ensinai-nos, nós Vos pedimos, a ser missionários neste tempo e em toda parte. Alimentados pelo Vosso Corpo e Sangue, seja a nossa Missão um serviço à Paz; e, para a humanidade à procura do Caminho, sedenta de Vida e de Verdade, um sinal de amor e de esperança. Amém

Dir.: Oração é uma entrega pessoal a Deus em Cristo. Mesmo que não saibamos o que dizer, podemos estar em oração, quando estamos entregues e abertos a Deus. Façamos as preces

1.       Pela Igreja de Deus e pelos missionários de nessa comunidade, rezemos.

Todas: Senhor, escutai nossas preces

2.       Pelos missionários que se propõem partilhar o evangelho com os povos, rezemos.

Todas: Senhor, escutai nossas preces

3.       Para que vivamos de acordo com a missão recebida no batismo, rezemos.

Todas: Senhor, escutai nossas preces

Dir: Hoje, como ontem, todo batizado está convocado a partir, a anunciar. Só quando todos os cristãos assumirem suas responsabilidades missionárias em sua comunidade, nas regiões mais carentes de seu país e nos países ainda não evangelizados, só então teremos uma Igreja toda Missionária.

Oração final juntas:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...