Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Educação

Mundo de Bondade


Deixemos as crianças serem crianças e acreditarem que o mundo é bom!

Quaisquer que tenham sido as circunstâncias e as contingências humanas que deram origem a uma criança, ela é um “pontinho de luz” vitorioso, que tem sua origem primeira na fonte do Amor e da Vida, no seio de Deus que é Pai e Mãe. Os primeiros olhos que a contemplam são os olhos de Deus, razão pela qual ela deseja estar em sintonia com o Criador.

À semelhança de flores, que surgem ao amanhecer, as crianças são delicadas, receptivas, atentas e encantadas com tudo que as cerca. Acreditam que o mundo é naturalmente bom e crescem mais seguras em ambiente de tranqüilidade, carinho, atenções e bondade.

Os pequeninos acompanham os pais em muitas de suas atividades e passeios, mesmo sem entender tudo o que acontece. Elas observam e arquivam imagens, sons, sentimentos, emoções com os quais vão construindo o conhecimento e delineando o conceito de vida.

Demos a elas oportunidades de participarem também de nossos momentos de espiritualidade em casa e em lugares privilegiados de louvor e adoração com a comunidade cristã. Lembremo-nos que somos todos diferentes e múltiplas são as formas que facilitam nossa sintonia com o divino. É interessante oferecermos também às crianças esses meios através de canções, poesias, orações, contemplação de imagens e objetos religiosos, filmes, presença gestos, ações caritativas, contos e brincadeiras que levem à prática de virtudes e boas ações. Demos às crianças mais oportunidades de vivências da dimensão espiritual.

Que tipos de presentes damos aos pequeninos? Os que são impostos pela propaganda ou aqueles que tenham algum significado especial e valor afetivo? Que qualidade de presença dispõem?

Ofereçamos-lhes momentos, objetos e estampas que conduzam à oração, a um encantamento com o divino.

Crianças acreditam que o mundo é bom. A ternura e a bondade de Deus são mais vivenciadas pelas crianças de todas as idades! Que nossas famílias sejam mais educativas e tenham mais espaço na mente e no coração das crianças do personagens, ídolos e heróis da televisão!

© Ir. Zuleides M. de Andrade, ASCJ
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...