Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

SACRAMENTO

SACRAMENTO DA EUCARISTIA
Eucaristia: Para nosso corpo físico temos o alimento material. O que acontece se não comer? Para alimentar a nossa fé temos a Eucaristia que é a celebração da morte e ressurreição de JESUS que se faz alimento da vida Cristã. Eucaristia é o sacramento em que, sob as espécies de pão e do vinho, JESUS Cristo está verdadeiramente, real e substancialmente presente, com o seu corpo, sangue, alma e a sua divindade para o nosso alimento espiritual. O Sacramento da Eucaristia é o centro da nossa salvação. Começamos a nossa vida Cristã no batismo, fortalecemos na Crisma e, na Eucaristia, encontramos o momento que é o maior de toda a vida Cristã. Eucaristia é o nosso maior Sacramento. É o sacramento dos sacramentos. É o Santíssimo Sacramento.
O modo de presença de Cristo sob as espécies eucarísticas é único. Ele eleva a Eucaristia acima de todos os sacramentos e faz com que da seja "como que o coroamento da vida espiritual e o fim ao qual tendem todos os sacramentos". No santíssimo sacramento da Eucaristia estão "contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor JESUS Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo" . "Esta presença chama-se 'real' não por exclusão, como se as outras não fossem 'reais', mas por antonomásia, porque é substancial e porque por ela Cristo, DEUS e homem, se toma presente completo." CIC 1374

Tão Sublime Sacramento! JESUS Sacramento do Amor de DEUS!
Frutos do Sacramento da Eucaristia
 A Sagrada Eucaristia nos mantém na graça e nos faz participantes da vida eterna com DEUS.
 Aumenta a Graça Santificante, isto é, a filiação divina – ficamos em contato com o próprio DEUS.
 Aumenta em nós a capacidade de amar.
 Une a Cristo e aos irmãos.
 Purifica das faltas leves, nos preserva dos pecados graves, curando assim as fraquezas da alma.
 É o penhor da vida eterna Jo6,54.

O que é viático? É a Eucaristia dada ao doente em estado grave (a última viagem) como alimento e força para o caminho em preparação à morte. Devemos ter o cuidado de chamar o Sacerdote em tempo hábil, isto é, que o doente esteja em condições de receber a Sagrada Eucaristia consciente. Somente uma vida de fé poderá dar sentido à morte.

OBS.: Temos várias maneiras de expressar ou dizer da Sagrada Eucaristia: Eucaristia, Ceia do Senhor, Fração do Pão, Assembléia Eucarística, Memorial da Paixão e da Ressurreição do Senhor, Santo Sacrifício do Senhor, Santa e Divina liturgia, Comunhão e o mais conhecido é o da Santa Missa.
Na Eucaristia JESUS vem ao meu encontro e eu vou ao encontro de JESUS.
Eucaristia é o Sacramento do Amor de DEUS.

Fonte: vihttp://wwwcatequese-ivani.blogspot.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...