Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ano 2
GFASC  - Quarta Reflexão =
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           
Reevangelizar a vida familiar e comunitária para ser “ícone”
credível da beleza de Deus.

A força da bênção

 

Disse o Senhor: “Em verdade, em verdade eu vos digo: qualquer coisa que pedirem ao Pai em meu nome, Ele vos concederá" (Jo 16,23). Por conseguinte, onde está o nome do Senhor, ali está a sua bênção. Onde há o símbolo da Santa Cruz, ai Ele está para ajudar-te.
É sempre Deus quem abençoa. Mesmo quando a bênção é pronunciada por um homem, é preciso ter presente que se trata sempre de bênção divina. Deus se serve do homem para conceder a sua bênção; por este motivo, o homem pode ser fonte de bênção para os outros. Assim, Melquisedec abençoou Abraão (Gênesis 14, 18-19), Josué abençoou Caleb (Josué 14, 13), “todas as nações são abençoadas em Abraão” (Gênesis 18, 18) e “E todas as nações da terra serão abençoadas por meio de você e da sua descendência.” (Gênesis 28, 14). Deus abençoou a casa do egípcio em consideração a José (Gênesis 39, 5). Enfim, neste contexto afirmamos que é Deus quem abençoa sempre, como destaca a firmação de Zacarias, “sereis uma bênção”. (Zacarias 8, 13).
A bênção é um dos temas centrais da Bíblia. Desde o momento da criação do homem Deus tem abençoado, a saber Adão e Eva: ”Sejam fecundos, multipliquem-se.” (Gênesis 1, 28). A bênção aqui está ligada a procriação, a multiplicação e ao cuidado com a vida. A criação inteira é uma bênção de Deus de alto a baixo. Deus cobre de dons o ser humano e faz com que a sua existência produza fruto. É nisto que consiste o destino principal do ser humano em fazer com que sua existência não seja estéril e inútil. Quando transmite aos filhos o valor da própria existência o homem consegue ver sentido na própria vida. A bênção e a promessa de Deus são cumpridas no ser humano que percebe em sua própria existência a proteção de Deus e se põe a servi-Lo de forma criativa.

Depoimento: "Oh, quantas, e quantas pessoas que eu abençoei”, disse a mulher de um tenente-coronel, Maria Teresa. "Fui a primeira que se levantou em minha casa. Eu abençoei com água benta meu marido, que ainda estava dormindo e rezei muitas vezes por ele. Então eu entrei no quarto das crianças, acordei os pequenos, e com eles recitei as orações da manhã com as mãos postas e em voz alta. Então eu lhes fiz um sinal da cruz na testa, e disse algo sobre o anjo da guarda. Quando todos tinham ido embora, eu comecei a abençoar. Fui para toda parte, em todos os quartos, pedir proteção e bênçãos. Eu também disse: 'Meu Deus, protege todos aqueles que me confiaste. Mantenha-os sob vossa proteção paternal, com tudo o que possuo e devo cuidar, pois tudo vos pertence. Vós me destes muitas coisas. Preservai e fazei que vos sirva, mas que as coisas nunca sejam para mim uma ocasião de pecado. Quando há convidados em minha casa, eu rogo por eles e antes de entrar em minha casa eu os abençoo. Muitas vezes me dizem que há algo de especial em mim, por sentirem uma grande paz. Sinto em mim mesma e nos outros que as bênçãos são uma grande força de vida".

1 Pedro 3,9 - “… abençoem, porque para isso vocês foram chamados, isto é, para serem herdeiros da bênção.”

Números 6,22-27 -  “…O Senhor te abençoe e te guarde! Javé lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você! Javé lhe mostre o seu rosto e lhe conceda a paz!…

Tiago 3, 9-12 - “…Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca sai bênção e maldição. Meus irmãos, isso não pode acontecer! Por acaso, a fonte pode fazer jorrar da mesma mina água doce e água salobra? Meus irmãos, por acaso uma figueira pode dar azeitonas, e uma videira dar figos? Assim também uma fonte salgada não pode produzir água doce.”

Catecismo da Igreja Católica
2626 A bênção exprime o movimento do fundo do coração; é o encontro de Deus e do homem. Nela o Dom de Deus e a acolhida do homem se chamam e se unem. A oração de bênção é a resposta do homem aos dons de Deus: uma vez que Deus abençoa, o coração do homem pode bendizer Aquele que é a fonte de toda bênção.

2627 Duas formas fundamentais exprimem o movimento da bênção: ora ela sobe, levada no Espírito Santo por Cristo ao Pai (nós o bendizemos por nos ter abençoado), ora ela implora a graça do Espírito Santo que, por Cristo, desce de junto do Pai (é ele que nos abençoa).


Madre Clélia
“...O Sagrado Coração de Jesus vos abençoe e vos faça imergir no abismo das suas divinas graças e consolações, para reparar a amargura sofrida por vós”. (PM 3)

“Agora te deixo, e encerrando-te no amorosíssimo Coração de Jesus, abençoo-te com toda a expansão de que é capaz meu coração”. (PM 14).

“ …Eu te abençoo com cem corações”. (PM 17)

“ Abençoo-te de todo coração, afirmando que em espírito estarei sempre a teu lado e não te esquecerei jamais na oração”. (PM 26)

“ Deus a abençoe e a conforte… Também eu a abençoo, fechando-a no Sagrado Coração de Jesus”. (PM 28).

“ Jesus vos abençoe e vos faça santas, como vo-lo deseja de todo coração, vossa afeiçoadíssima Madre”. (PM 50).

“E agora vos abençoo de todo coração, enquanto, abraçando-vos carinhosamente, vos encerro no Coração Sacratíssimo de Jesus, onde encontrareis sempre vossa afeiçoadíssima Madre”. (PM 60).

PARTILHA

♥ Tenho o costume de abençoar as pessoas? O meu marido a minha esposa, os meus filhos?

Tenho alguma experiência para partilhar com o grupo?

Empenho pessoal
Escrevo a frase que mais me chamou a atenção:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________


Peço a Jesus a graça:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________­­­­­________________________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...