Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012


G F A S C

GFASC
Grande FAmília do Sagrado Coração
COM CLELIA MERLONI
NA ESCOLA DE JESUS
JESUS, TU ESTÁS VIVO NO MEIO DE NÓS
“Por que te deixas abater pela melancolia, pela tristeza?... Não, não... tem ânimo e pensa que não
quero ver-te triste... Pensa nos méritos infinitos que podes obter dos teus sofrimentos, das tuas
tribulações e verás que sentirás vontade de prosseguir, continuar com entusiasmo o caminho que
estás fazendo”(Cartas da SdD Clélia Merloni, n.4, vol 8).
“Não desprezes a voz e as santas inspirações de Deus. Se Ele te chama, responde, não resistas ao
convite do teu Jesus... Como quereria aliviar teu ânimo abatido! Quereria que levantasses o olhar
confiante e sereno ao Céu e que deste olhar cheio de fé pudesses atingir coragem e conforto”
(Cartas da SdD Clélia Merloni, n.6, vol 14).
“Quão rápidas passaram aquelas horas em tão santa companhia!... Mas não devemos invejar-lhes a
sorte: nós temos a possibilidade de entrarmos na casa de Jesus e entreter- nos com Ele sempre que
quisermos... Se tivéssemos mais fé e sincero desejo de nos aproximar de Jesus e segui-lo, a Igreja,
onde Ele habita, seria o lugar das nossas mais santas delícias e aos pés do Sacrário passaríamos as
mais belas horas de nossa vida!” (Antologia 4.2 – Mg.,I,p.84).
Fica conosco, Senhor, pois a noite vai caindo
Aproximaram-se da aldeia para onde iam e Ele fez como se quisesse passar adiante. Mas eles
forçaram-no a parar: «Fica conosco, já é tarde e já declina o dia». Entrou então com eles. Aconteceu
que, estando sentado conjuntamente à mesa, Ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o, e serviu-lho.
Então se lhes abriram os olhos e o reconheceram... mas Ele desapareceu. Diziam então um para o
outro: «Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as
Escrituras?» (Lc 24, 28-32).
REFLEXÃO
Quando se pensa que Jesus está morto, a alma se enche de tristeza; mas quando se faz a experiência
de Jesus ressuscitado, torna a alegria.
«Fica conosco, Senhor, pois a noite vai caindo». Foi este o insistente convite que os dois discípulos,
na tarde do dia da ressurreição, dirigiram ao Viajante que se juntou a eles no caminho. Carregados
de tristes pensamentos, não imaginavam que aquele desconhecido fosse precisamente o seu Mestre,
já ressuscitado. Mas sentiam «arder» o coração, quando Ele lhes falava, «explicando» as
Escrituras... «Fica conosco» suplicaram. E Ele aceitou. Pouco depois Jesus desapareceu, mas o
Mestre «permaneceria» sob o véu do «pão partido», à vista do qual se lhes abriram os olhos (cfr
MND,1).
Tudo mudou nos dois discípulos. Com coragem retomaram o caminho e retornaram a Jerusalém.
Entenderam que Jesus estava vivo no meio deles.
4
Nesse caminho “Emaús-Jerusalém”, Madre Clélia nos orienta e nos conduz com sabedoria e amor
dizendo-nos: “O abatimento não serve para nada, apenas, enfraquece as forças do espírito”
(Antologia 5.5 – Mg.,I,p.2). Ele caminha conosco: “Se viverdes para o Senhor, será Ele mesmo, em
todas as ocasiões, o vosso apoio, a vossa defesa e o vosso conforto”(Antologia 4.1-Mg.,I, p. 7).
Senhor, estou diante de Ti, enquanto caminho pela estrada: quero ser verdadeiro, quero uma palavra
amiga para entender o que está acontecendo comigo. Senhor, ilumina meus passos. Sinto-me tão
próximo dos dois discípulos que retornavam a Emaús, no entardecer do dia e quem sabe, também,
na noite de suas esperanças. A tua Palavra oriente o meu caminho, a fim de que eu possa
testemunhar aos outros que Tu estás vivo no meio de nós.
VIVÊNCIA
a) Permanecer em silêncio diante da Eucaristia e reconhecer Jesus “Pão de Vida”.
b) Levar aos outros a alegria e o entusiasmo de sermos cristãos, seguidores de Jesus.
Deus só!(MC)
Apostole del Sacro Cuore di Gesù -Via Germano Sommeiller, 38 - 00185-Roma- Italia
Tel: 06-772656 ; e-mail: gfascapostole@gmail.com


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...