Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Dez Mandamentos da Saúde
                                                  

Cuidarás da saúde antes, que a doença apareça. É o mandamento da saúde preventiva, dos cuidados pela saúde. Este mandamento tem a sabedoria dos nos livrar dos hospitais e vivermos de modo saudável vida afora.

Farás da doença uma oportunidade de avaliação da tua vida e de amadurecimento pessoal. Assim, o mal se transformará em bem. Nossa doença é chances para grandes e necessárias mudanças, pessoais e sociais.

Considerará a doença como algo que envolve o corpo, o espírito, o afeto. Normalmente as doenças têm sua origem na alma, na mente, nos sentimentos. Saúde é o bem estar físico, mental, espiritual, social.

Cultivarás a arte de não adoecer, a saber: falar os sentimentos, tomar decisões, buscar soluções, aceitar-se; confiar em si, nos outros, em Deus; valorizar o bom humor, o riso, a alegria; abandonar as aparências e aceitar a realidade; ser honesto.

Evitarás cair na culpabilização de si, no dolorismo, no vitimismo, na revolta. Portanto, buscarás as soluções, os remédios fomentando a esperança da cura através da competência dos médicos, da positividade mental e da fé em Deus.

Respeitarás os estágios pelas quais passa a pessoa no processo da doença: negação, revolta, negociação, depressão e aceitação da realidade. A experiência da doença é caminho para a reflexão, a consciência, a transformação.

Defenderás o direito à saúde para todos, protestando contra os desvios de verbas para a saúde. Farás todo empenho para que os recursos financeiros para a saúde aumentem e tenham prioridade e os direitos dos doentes sejam respeitados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...