Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Grande FAmília do Sagrado Coração
COM CLÉLIA MERLONI
NA ESCOLA DE JESUS
MARIA, MÃE E MODELO
“Recorre à tua querida mãe Maria; dize-lhe que queres amar o seu Jesus e que o queres amar muito:
que te empreste seu materno coração, a fim de que com ele possas amá-lo sinceramente” (PM 5;
Antologia, 4.3; Mp.,pp.61-62).
“Somente em Deus está a verdadeira alegria, que não deixa atrás de si remorsos, a alegria que
satisfaz completamente o coração e é por isso uma antecipação do paraíso... Aprendamos de Maria
e colocar todas as nossas alegrias no Senhor e não desejar outras” (PM 253; Antologia 4.3;
Mg.,I,p.164).
“Imploro sobre vós, a materna bênção de Maria Santíssima, a fim que vossos corações, abençoados
por ela, se tornem fecundos de flores e frutos de verdadeira santidade” (PM 327; Antologia 4.3;
Mp.,p.41).
Deus te salve, o Maria, cheia de graça!
“O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem
desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
Entrando o anjo, disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Perturbou-se ela com estas
palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: “Não temas,
Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás
o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo e o Senhor Deus lhe dará o trono
de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó; e o seu reino não terá fim” (Lc 1, 26-33).
REFLEXÃO
Com os olhos do espírito e a contemplação do coração, Madre Clélia nos ajuda a viver esta
experiência de Maria na casa de Nazaré.
“...O Arcanjo Gabriel dirige-se a uma pequena aldeia da Galiléia, Nazaré, e aí entra em uma pobre
casa, onde nada há do que o mundo aprecia. Naquela casa, porém, está recolhido o maior tesouro de
Deus: ali habita Maria, que, longe das conversações mundanas, acha-se retirada em sua morada
conversando com Deus. Justamente a Ela o Anjo se apresenta, e num gesto de profundo obséquio,
como vassalo a sua rainha, saúda-a dizendo: “Deus te salve, ó Maria, cheia de graça, o Senhor é
contigo, tu és bendita entre as mulheres. Unamo-nos ao celeste mensageiro, e congratulemo-nos de
coração com nossa Mãe Santíssima pelos grandes tesouros espirituais, dos quais ficou repleta” (PM
94; Antologia, Mg.,I,pp.169-171).
Maria torna-se para nós, Mãe e Modelo. Aprendamos dela o modo de rezar, de ouvir o Senhor, e a
fazer a sua vontade em todos os momentos e de não ter medo de ouvir o chamado do Senhor.
Aprendamos dela a sermos perseverantes, dóceis e caridosos e a revelar Jesus aos outros. Maria é
modelo vivo, luminoso e eloqüente. Maria, é a primeira testemunha, é modelo excelente de
5
santidade.
Maria, “Cheia de Graça”, é o nome novo dado por Deus para significar a sua santidade e a sua
missão específica de ser Mãe de Jesus e Mãe de todos nós. A Palavra de Deus que se fez carne em
Maria a impulsionou a sair de si mesma para proclamar as maravilhas que o mistério de Deus tinha
realizado em sua pessoa. Maria se dispõe a ser a “nova Arca da Aliança” e por esta sua missão ela
não hesita a mudar seus hábitos, suas exigências, o seu modo de pensar, o seu ponto de vista
pessoal, o seu caminho. Ela é toda de Deus; é disponível ao seu plano de salvação.
Maria é para nós Mãe e modelo, onde podemos nos inspirar constantemente, modelo sempre
presente. E ela sabe falar no silêncio, sabe dar resposta às nossas angústias, às nossas incertezas, às
nossas dúvidas, desencorajamentos, ao nosso cansaço.
Maria, ensina-nos a rezar e amar!
VIVÊNCIA
- Olhar para Maria, espelhar-se Nela para imitá-la
- Alimentar a devoção Mariana com a oração do Rosário
- Ir a Jesus através de Maria, implorando a sua intercessão
Santa Maria, rogai por nós!
Apostole del Sacro Cuore di Gesù -Via Germano Sommeiller, 38 - 00185-Roma- Italia
Tel: 06-772656 ; e-mail: gfascapostole@gmail.com

G F A S C
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...