Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Vocação

Celebração Vocacional
Cenário: O ambiente da celebração estaria composto de: Pegadas, Redes Estola, Bíblia, Pão, Sal, Luz – vela, Espigas de trigo, e barco


INVOCAÇÃO AO ESPIRITO SANTO:

INTRODUÇÃO:

 Bem-vindos a este Celebração  vocacional.
 Vocação significa chamamento. Porque nos amou em primeiro lugar, Deus nos chamou a uma missão concreta, capaz de construir um projecto de felicidade na vida da Igreja e do mundo. Neste momento sintamo-nos chamados a fazermo-nos ao largo.

Canto:  CD  Vou navegar

Tema: Testemunhas vocacionais

Os apostolos foram os primeiros seguidores de Jesus. Muitos deles sofreram o martírio por causa da Boa Nova que anunciavam. Vamos ver cada um deles, numa breve passagem de modelos vocacionais.

1 – Eu sou Pedro – Fui escolhido por Cristo para ser o primeiro Papa da Igreja. Fui eu quem disse: “Vós sois o Cristo, Filho de Deus vivo”. Foi a mim que o Mestre entregou as chaves da Igreja.

2 – Eu sou o Tiago, o Maior – Sou irmão de João. Jesus apelidou-me de Boanerges, por causa do meu carácter impetuoso. Estive no monte Tabor com o Mestre no dia da Transfiguração. Fui mártir e testemunha de Cristo.

3 – Eu sou o Tiago, o Menor – Sou parente bem próximo de Jesus, pelo lado materno. Parente também de Maria, nossa Mãe. Deram-me este nome de “Menor”, provavelmente por causa da minha estatura.

4 – Eu sou João – Paulo de Tarso disse que sou uma das colunas da Igreja. Venho sempre depois do nome de Pedro nas listas dos nomes do Evangelho. Sou irmão de Tiago. Somos filhos de Zebedeu. Sou autor do 4º Evangelho. A minha pregação fundamenta-se no amor. Chamam-me “o discípulo que Jesus amava”.

5 – Eu sou André – Muitos afirmam que eu preguei o Evangelho na Rússia. Sou irmão de Pedro. Fui pescador de profissão e discípulo de João Baptista. Fui um dos primeiros discípulos de Jesus.

6 – Eu sou Filipe – Sou da mesma cidade de André e Pedro, Betsaida. Fui eu que apresentei Natanael a Jesus. Eu disse-lhe: “Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram”. E Natanael respondeu-me: “Pode vir coisa boa de Nazaré?”

7 – Eu sou Bartolomeu – Dizem que sou esse tal Natanael que Filipe apresentou a Jesus. Fui evangelizador das Índias. Fui decapitado e crucificado numa cruz invertida. A minha festa é a 24 de Agosto.

8 – Eu sou Mateus - Chamaram-me de Levi, filho de Alfeu. Estava na Alfândega cobrando impostos, quando Jesus me chamou para ser seu apóstolo e sacerdote. Já ofereci um banquete a Jesus. Escrevi o primeiro Evangelho, leiam-no e ficarão maravilhados com as obras de Cristo.

9 – Eu sou Tomé – Chamaram-me de Dídimo, que significa gémeo. Quando Jesus ressuscitou, eu fui o único que não acreditei na aparição aos outros Apóstolos. Faltou-me bastante fé em Jesus. Afirmei: “Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, não acreditarei”.

10 – Eu sou Tadeu – Sou irmão de Tiago. Tadeu significa: corajoso. Também sou parente de Jesus pelo lado materno. Certo dia Jesus disse-me: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e nele faremos a nossa morada”.

11 – Eu sou Simão – Chamaram-me de Simão, o Cananeu, o Zelote, o Zelador. Os Zelotes eram membros de um partido fanático dentro do judaísmo. Também sou chamado de: “irmão de Jesus”, isto é, parente do Mestre.

12 – Eu sou Judas, o traidor do Mestre – Sempre me identificam como aquele que, através de um beijo, renegou, traiu e vendeu o Mestre por trinta moedas. Nunca esquecem do meu enforcamento. Posso dizer-lhes que se tivesse encontrado apoio, quando estava atormentado pelo remorso, teria continuado no colégio apostólico. Meu pai chamava-se Simão Iscariotes. Estou sempre nas listas dos nomes dos apóstolos, em último lugar. Eu era o tesoureiro do grupo. Guardava o dinheiro. Traí a Cristo, mas arrependi-me, pois fui devolver as moedas ao templo.

Todos – Nós fomos os primeiros sacerdotes e apóstolos de Cristo. Fomos os primeiros a fazermo-nos ao largo como Cristo nos pediu. E vós não querereis fazer o mesmo que nós? Hoje podeis ser vós os novos apóstolos de Cristo. Vós sois mais que doze. Podeis mudar o mundo, e isso só depende de todos vós. Vinde, trazei as redes e os barcos e façamo-nos de novo ao largo.


7– PRECES VOCACIONAIS COM ENTRADAS DE SÍMBOLOS VOCACIONAIS:

Oremos a Deus Pai, Bom Pastor, que atende sempre com bondade a súplica de seus filhos e oremos dizendo:
-         Ajudai-nos, Senhor, a fazermo-nos ao largo.

Redes / barcos – «Faz-te ao largo».
Nós vos pedimos Senhor, para que os jovens tenham a coragem e a ousadia de se fazerem ao largo, lançando as redes para a grande pesca que se revelará milagrosa. Oremos.

 pão – «A seara é grande mas os trabalhadores são poucos».
Para que na grande seara de Jesus haja muitos trabalhadores empenhados e motivados na construção do Vosso Reino. Oremos.

Pegadas – «Como são belos os pés que anunciam a paz».
Senhor, nós vos queremos pedir por todos aqueles missionários que, ontem como hoje, continuam a trabalhar pelo teu Reino. Que os suas vidas sejam novas sementes de mais Vocações Consagradas. Oremos.

Estola – «Sacerdotes por Cristo eleitos».
Para que em todas as comunidades cristãs haja sacerdotes para celebrar os sacramentos da vida e anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo. Que eles sejam exemplo de entrega a Deus nos seus irmãos. Oremos.

Bíblia – «A Palavra de Deus é como semente lançada em cada coração».
Senhor, fazei com que cada um de nós seja portador desta semente para a fazer crescer nas nossas comunidades. Oremos.

Sal – «Vós sois o sal da terra».
Nós vos pedimos, Senhor, por todos aqueles que se sentem chamados e enviados a uma missão concreta, para que com coragem dêem sabor à vida através do seu testemunho de alegria. Oremos.

Luz / vela – «Vós sois a luz do mundo».
Para que todos os cristãos sejam no mundo uma luz que aponta para Jesus que é a fonte desta mesma luz que estamos chamados a seguir                                                                                           
Pai-nosso

Canto: Final : O chamado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...