Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

domingo, 30 de outubro de 2011

Hora Santa


SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Introdução: O Sagrado Coração de Jesus é um sinal humano do Coração do Filho de Deus feito homem. Deus, o Primogênito, vos amou e em vós fez morada, nesta maravilhosa relação. Sim, Deus vos amou primeiro, gratuitamente, sem nenhum mérito de vossa parte. Deus ama a cada homem com um amor pessoal e único. Se Deus não vos dirigisse a palavra primeiro o Seu amor não existiria. O seu Amor, porém, não é o amor de um Deus distante, mas o amor de um Deus que tomou a cane da vossa carne, que se fez homem, e é assim o Amor de um Deus, conforme a natureza humana que assumiu.

Exposição do Santíssimo – canto de Adoração

Voz 1 -  O amor de Deus é revelado através de um Coração, e este Coração é do Cristo. Deus nos ama divinamente, mas também humanamente. O Sagrado coração de Jesus é a recordação do Amor Divino que nos revela o caráter humano deste amor e isso na sua infinita doçura e humildade. Sim, Jesus nos devota toda a doçura e a humildade do Seu Coração, nos convida a entregarmos a Ele, de modo que se descarreguemos os problemas e de tudo que nos atormenta, de modo, que haja, em nós o descanso

Voz 2 – Como ponto máximo da Encarnação em Jesus, Deus faz-se nosso irmão, faz-se um de nós porque em Jesus, Deus, nos amou com um coração de homem. Um coração de homem, mas um coração inteiramente tomado pelo Amor Divino, na pessoa de Jesus, e é por esta razão que Ele é capaz de aliviar e curar todos os corações humanos cansados, feridos e esgotados..

Canto:

Voz 3 – O nosso pobre amor de criatura pode alcançar a caridade, como a de Deus, pelo encontro num mesmo Coração deste Amor divino e ao mesmo tempo humano. A única maneira de amar, tal como a única maneira de crer é “morar em Deus e Deus em nós”. É unicamente a divina presença que torna possível crer e amar.

Todos – Diante do Sagrado Coração de Jesus nós somos chamados a uma radical conversão do coração, a desligarmos dos bens terrenos, a perdoarmos as ofensas, a amarmos até aos nossos inimigos, e mesmo a sacrificarmos a nossa vida por amor ao próximo, e tudo isso para nosso próprio bem.

Dir. – A sociedade de consumo não nos traz alegria ao coração, pois tudo isso se vive momentaneamente. Para realizar-se o homem deve saber aceitar as exigências que decorrerem da sua dignidade porque esta é a imagem e a semelhança de Deus em que ele foi criado.

Voz 4 -  Esta revelação final de Jesus, sobre Ele mesmo, os cristãos nem sempre a viveram, nem sempre a alimentaram. Quando o fervor declina, quando o amor se entedia, quando as concepções enganosas em relação a Deus se espalham, os homens se  afastam, negligenciam-se e finalmente, esquecem desta fonte viva e ardente que Jesus se propõe.

Voz 1-  Mais do que nunca, o nosso mundo tem necessidade de entender Jesus! Que Ele veio, que Ele vem até nós com  Seu coração de homem, para amar a cada um, sim a cada um de nós de um modo único, a fim de nos descarregar dos jugos que nos atormentam. Jugo das doenças, preocupações, com as feridas da carne e da alma, com as desgraças da mentira e as trevas, pois o homem foi criado para a verdade e a luz.

Dir. – E, hoje, no mais oculto do Seu coração, por esta mensagem, Jesus vos repete: “Vinde a mim os sem condição, venham ao meu coração depositar ali vossa carga, e dar-lhe-ei o descanso porque o meu coração é apaixonado de amor para com todos os homens, e por você em especial”.

Canto:

Voz 2 – “ Vinde a Mim vós todos que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jogo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de Coração, e encontrareis descanso para vós. Porque meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11, 28-30)

Voz 3 – O Senhor Todo Poderoso manso e humilde de Coração, é Ele quem nos convida para nos abandonamos por completo em seu amor misericordioso. Pois, é dando a nós mesmo em sua sincera entrega, que o Espírito do Senhor usará de nossa vidas, para propagar a sua divina misericórdia, à todas as pessoas.

Voz 4 – Nada se compara em ser revestido da armadura da graça e viver um dia após o outro, mergulhado no infinito amor acolhedor que emana do Coração de Jesus! É confortável carregar o leve fardo que Deus nos coloca, pois é o fardo da vida. Saber sofrer e aceitar às provações com fé, se faz necessário para aquele que se propõe a AMAR!

Todos:  ¨Vem Senhor e fica comigo! Dá-me profunda e constante devoção ao teu Sacratíssimo Coração! Dá-me, ó Mestre, o dom da misericórdia, da humildade, paciência e também  o amor!
Renova em mim a sua graça e poder! Perdoa os meus pecados e afoga minha miséria em sua infinita bondade! Ó Pai! Que somente a Vós seja dada toda glória e louvor. Que em mim seja transparecida a tua mansa compaixão
Faça-me um dócil instrumento do teu amor em todos os lugares em que eu estiver. Que lá Senhor, tu também estejas e que a Tua Palavra sejas anunciada a todas as criaturas até o fim dos tempos, pelos confins da Terra! Amém.

Canto:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...