Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Hora Santa Vocacional

O Senhor te chama para Proclamar a todos o Amor de Deus

Canto:

Dirig.: Estamos reunidas mais uma vez  para  rezar pelas vocações. Toda celebração é um acontecimento vocacional. Cada uma de nós não pode mos deixar de reconhecer nossa vocação pessoal, não podemos deixar de ouvir a voz do Pai que, no Filho, pela força do Espírito, que nos chama pessoalmente a doar-se igualmente pela salvação do mundo. A oração também se torna caminho para o discernimento vocacional, não só porque Jesus mesmo convidou a rogar ao dono da messe, mas porque é somente na escuta de Deus que podemos chegar a descobrir o projeto que Deus mesmo traçou: no mistério contemplado, descobre-se a própria identidade, «escondida com Cristo em Deus»

    Voz 1- Desde a nossa concepção fomos chamadas para conhecer, amar, esperar e crer em Deus. É nesta disponibilidade de amor e de fé que  juntas construimos o Reino de Deus no hoje, e em nossa vida.

    Voz 2-  A história da Salvação é a de homens e mulheres que acolheram a proposta de Jesus e o seguiram. Hoje não é diferente: crianças, jovens, adultos e idosos, guiados pelo Espírito Santo, dão testemunhos da Palavra de Deus e seguem Jesus com amor.

    Voz 4- Somente assim seremos capazes de acolher com gratidão o dom espiritual que recebemos de nossas famílias, comprometendo-nos a responder com responsabilidade ao chamado de Deus.

    Voz 5-   ”Nem todo aquele que diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos Céus. (Mt 7, 21), disse Jesus.

    Voz 1 A Pessoa prudente teme o Senhor, é sensível aos sinais dos tempos e leva todos ao seguimento daquele que nos conduz à felicidade plena. Como pessoas alegres, cantemos ao Senhor que nos convida a segui-lo.
       

  Dirig: “A Palavra do Senhor permanece para sempre. Ora, esta Palavra é a que vos foi anunciada no evangelho” (1Pd 1,25). A encíclica Verbum Domini exorta que a “Palavra entrou no tempo” de modo humano: o “Verbo se fez carne!” Devemos comunicar essa Palavra a todos aqueles que, diante das transformações ocorridas ao longo dos séculos, têm Deus como algo supérfluo ou coisa alheia.

Todas.    É nosso dever, como discípulos e missionários, reabrir ao ser humano o acesso ao divino.

Dirig:    É Deus “que se dá a conhecer, que quer estar conosco”, exprimindo à humanidade, pela encarnação, seu mistério de amor infinito. Na certeza de que Deus nos fala, que é amor e que nos dá a vida plena, com humildade, acolhamos a sua Palavra.   Ouvindo o  Evangelho de Mt 10,1-16
     
Reflexão:     

Canto:

Voz 3-    Jesus chama os que o acompanham mais de perto e compartilham as suas preocupações. É impossível ser amigo de alguém e não participar da vida, planos, ações... Assim, o grupo dos doze deixa-se guiar pelo ensinamento, pelo anúncio e pela cura de tantos irmãos que sofrem com a injustiça e a escravidão.

Voz 4-.  À luz do Evangelho, podemos fazer ecoar em nossos corações o desejo, a força e a ousadia de “estarmos enraizados e fundados em Cristo”, formando-nos no seguimento, como um novo grupo que “toma a iniciativa de radicar, fundar e tornar firmes os crentes.

Voz 1.  Mateus nos motiva a olhar o chamado como missão universal. Jesus confia toda a sua autoridade aos doze. Hoje, confia tudo a nós, por meio da Igreja, tornando sempre perene o louvor e a missão dentro do mundo.

Voz 2- . O discípulo é escolhido gratuitamente, não por causa dos seus dons ou méritos pessoais, mas porque foi acolhido por Deus em sua imensa bondade.

Voz 3- É preciso saber que quem segue a Cristo terá o mesmo fim: deverá sofrer perseguições e encontrará oposições, mas quem permanecer firme terá sua recompensa, pois, o trabalhador é digno do seu sustento.

Canto:

Dirig:    Oremos, elevando a Deus, o Senhor da messe os nossos pedidos, confiando em sua atuação na história. A cada invocação, rezemos.

Todas:Enviai, Senhor, operários e operárias à vossa messe!

Voz 4- Que Deus infunda no interior das famílias, lugar por excelência da formação humana, o desejo de ensinar os valores cristãos do amor, da justiça e da paz, rezemos:

Todas.    Enviai, Senhor, operários e operárias à vossa messe!

Voz 5- Por todos os cristãos leigos e leigas, pessoas de vida consagrada, padres, diáconos e bispos, para que vivam segundo a moção do Espírito Santo, rezemos:

Todas:    Enviai, Senhor, operários e operárias à vossa messe!

Voz 1- Que possamos, a cada novo dia, descobrir e cultivar nossa vocação, na escuta, no acolhimento e na resposta ao chamado de Deus, com muita coragem e ânimo rezemos:

T.    Enviai, Senhor, operários e operárias à vossa messe!

Dirig- O ser humano é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus. Tudo converge para Cristo, centro da História da Salvação. Peçamos a Maria que nos ajude a sermos fieis esposas de seu Filho Jesus cumprindo com fidelidade a missão a nós confiada.

     Canto : Ave Maria

     Oração pelas vocações.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...