Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

RETIRO DO MÊS DE OUTUBRO

Retiro:Tema: A Caridade de Cristo nos Impele a testemunhar

MOTIVAÇÃO: Atenta ao apelo de Cristo, toda Igreja é missionária, ou seja, tem o encargo de levar todos os povos ao conhecimento da vida e dos ensinamentos do Mestre Jesus. O maior anúncio, porém, é o de uma vida inteiramente dedicada à Ele aos irmãos assim como Cristo doou-se totalmente por amor aos homens.
A vida religiosa, enquanto tal, tem o dever de, por força da consagração, ser sinal da ação providente de Deus na história. Dessa missão, surge a necessidade uma profunda experiência de Deus para ver discernir os sinais dos tempos.



GRAÇA A PEDIR: Peça a graça de ser testemunha alegre diante dos homens no seguimento de Cristo.


Reflexão:  Madre Clélia desejou que, como os Apóstolos, suas filhas não tivessem outro objetivo a não ser “tornar Jesus conhecido e amado” (XIII Cap. Geral 19). Antes, porém, ressalta que “a comunidade é o primeiro lugar de missão” da Apóstola e que, nela, encontra forças e energias para realizar o apostolado (XIII Cap. Geral 87).

Segundo João Paulo II (VC 72), a vida religiosa será tanto mais apostólica quanto mais íntima for a sua dedicação ao Senhor Jesus, quanto mais fraterna for a sua forma comunitária de existência, quanto mais ardoroso for o seu empenho na missão específica do Instituto.” Desta forma, antes de realizar grandes obras, a comunidade é chamada a testemunhar a bondade e o amor de Deus refletida na comunhão entre irmãos que se reúnem para, em nome de Cristo, amar e servir. É chamada , também, a ser conteúdo de vida eterna para os irmãos.


REFLEXÃO PESSOAL


TEXTOS: Jo 20,19-23; Mc 16,12-20; PM 70, 348

COMPROMISSO: Testemunhar o Cristo vivo na comunidade e na missão que lhe foi confiada.
Preparado por Ir. Maria Rodrigues



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...