Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

domingo, 28 de agosto de 2011

Espiritualidade

ESPIRITUALIDADE DO SAGRADO CORAÇAO DE JESUS
ANOTAÇÕES DA CONFERÊNCIA PROFERIDA POR PADRE MARCIAL MAÇANEIRO
Bauru, 19 de setembro de 2009


A Espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus tem sua fonte bíblica e não nasce com Santa Margarida Maria Alacoque ou com o Apostolado da Oração, mas, brota da experiência pascal.

Texto: Jo 19,31-37: João fala de um olhar sacramental e não de um olhar histórico (a morte de Jesus é um fato que se deu por volta dos anos 30), mas, para João o golpe da lança do soldado é um sinal que manifesta a graça de Deus. João escreveu o 4.º Evangelho por volta do ano 90, ou seja, 60 anos depois da morte de Jesus. Revela sua sabedoria lembrando que a comunidade joanina era uma comunidade de discipulado. João viu, percebeu e acreditou... João viu em Jesus o Cordeiro Pascal.
Em Jô - 19,37 João usa o verbo contemplar no imperativo: olhem bem esta cena, fixem nela o olhar, aí - no Lado Aberto de Cristo - está a síntese do Evangelho. Antes, porém, lembramos que no tempo de Jesus, apenas o Sumo Sacerdote da tribo de Levi, poderia entrar, uma vez ao ano no Santo dos Santos - lugar secreto e por ocasião da festa Yon Kipur. Um texto paralelo a este é Ezequiel 34-36: o profeta fala do altar do qual jorra água viva. João vê no Lado Aberto o novo templo. Agora (a Hora - Cruz - glorificação) se cumpriu toda a Escritura (Antigo Testamento). O templo de Deus é o Verbo encarnado: Deus se encarna com um corpo amoroso e sua morte não é vã.

Do século I ao século XIII: não se falava do “CORAÇÃO” (liturgia, Bíblia e misericórdia)

Os primeiros séculos tratam da espiritualidade da procura do mistério: “tesouro escondido” - atrás deste véu havia o coração. O Lado Aberto é a porta de acesso através da qual todos podiam entrar.
Que significa buscar os tesouros do Coração de Jesus? Significa contemplar os seus mistérios: passar da devoção à adoração, da homenagem ao discipulado...
Quais são os mistérios (tesouros) que o Lado Aberto de Cristo nos revela?
Partamos da Ceia: só os discípulos mais próximos de Jesus estavam presentes e ainda mais próximo estava o discípulo amado, JOÃO. Portanto, a espiritualidade do SCJ é uma experiência de discipulado.
Os sinóticos revelam o que Jesus ensinou, mas, João revela-nos a Pessoa de Jesus. Ele possuía uma relação afetiva e por isto escutou os segredos de Jesus:
  1. O Verbo se fez carne Jo 1,14
  2. Afeto de Aliança: Jo 10 - Eu sou o Bom Pastor - Afectus et efectus: o amor cria vínculos e Jesus o faz com suas obras de misericórdia
  3. Espírito: Jo 7,37 - Do seu seio (koilia = coração) brotarão rios de água viva: Espírito Santo. João não narra Pentecostes como os sinóticos - ele diz em Jo 19,30: Entregou o Espírito. Adão recebe o sopro de Deus, no Jardim do Edén e Jesus entrega o seu Espírito, no Jardim de Getsêmani.
  4. A Filiação de Jesus
  5. O Filho amado revela o Pai
  6. Amizade: Chamei-vos amigos - Jo 15,15 - que diferença há entre servo, discípulo e amigo? O servo trabalha de graça, o discípulo pagava para ter lições com o mestre e o amigo... Jesus se fez servo ao lavar os pés - Jo 13 porque os amou até o extremo. O amigo, em sentido bíblico, era aquele que acolhia o peregrino, com generosidade, em sua Tenda. Diante destes gestos, o peregrino chama o Senhor da Tenda de amigo. Jesus nos deixa entrar na tenda (seu Coração Ferido) e ali nos revela seus preciosos segredos/tesouros. Ele é o maior amigo!
  7. Eucaristia: é mistério, é festa, é presença, é ceia, é missão. Jesus sempre se colocava à mesa: em Betânia, no Cenáculo, com os discípulos de Emaús, na praia junto aos discípulos, já ressuscitado ele pede peixe...

CANTO: Chagas abertas, ó Coração Ferido, sangue de Cristo, és nosso eterno amigo.

Portanto: a espiritualidade do Coração de Jesus é cristocêntrica. A encíclica Haurites Acqua trata esta temática da espiritualidade do Coração de Jesus como a síntese de todas as espiritualidades. Amar o S. C. de Jesus é trilhar um caminho de discipulado. Ele deve formar e transformar o coração de pedra num coração de carne. (Ez 36, 25-28)
Eu vos darei um coração novo e infundirei sobre vós o meu Espírito. Jo 19 - o tempo verbal, no futuro, quer lembrar a profecia que se cumpre em Jo 19 e em cada batizado.
Corpo X cadáver         corpo: animado pelo Ruah; é o vivente.
                                   Cadáver: corpo sem espírito
                                    Respiração - fôlego - sopro – ruah

Jo 21 - Eu serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo è aliança / reciprocidade
Os deuses casavam-se com as deusas, mas, o Deus bíblico “esposou-se” com o Povo Eleito, o Povo de Israel, o Povo da Aliança.
Eis o Coração transpassado: é aberto, não fechado em si mesmo

I Jo - o que vimos, ouvimos, tocamos... por isso damos testemunho...

Filipenses - ter os mesmos sentimentos de Cristo

A partir do século XIII: Bernardo de Claraval, Gertrudes de Helfta...

SÉCULO XV - jansenismo: o medo da comunhão afasta o povo da liturgia, rigorismo religioso

São João Eudes
Santa Margarida Maria Alacoque è Cláudio de la Colombiere è retorno à comunhão
(primeira sexta-feira è lembra a Paixão, o Lado Aberto de Cristo: sacramento do amor)

1800 - 1900 : Revolução Francesa: os reis Luis XV e Napoleão eram tiranos, pregava-se o iluminismo... Nasce a dimensão social e política: Movimento Social Cristão è Partido Democrata Cristão
Situação de fome e miséria X os reis querem ser coroados...
Dá-se início a entronização do S. C. Jesus e os ostensórios são envolvidos por raios è em contrapartida à dominação dos reis temporais, é uma reação à toda forma de opressão
Este contexto exige reparação: com o declínio dos princípios da Revolução Francesa, surge uma reforma social. Os cristãos dão um sentido espiritual à reparação: adoração ao Santíssimo nas sextas-feiras e prática da caridade: porque era o dia dos bailes, orgias, pecado.
- Por que comungar e reparar hoje?
ü       Pela essência da eucaristia - comungar com qualidade e sempre
ü       Comunhão è reparação è caridade: restaurar a imagem de Deus ferida no irmão (dimensão prática: gestos de misericórdia)
ü       Reparação: oração: Ato de união: com Cristo, por Cristo... e práticas de amor para restaurar o homem decaído à reparação: recapitulação, restauração, cura do homem ferido, práticas de misericórdia.

Expansão da devoção ao Sagrado Coração de Jesus - na França e no Norte da Itália: Dom Bosco, Leão de Dehon, Vicentinos, Madre Clélia...

REZAR:
Sagrado Coração de Jesus, humilde e manso, fazei o meu coração semelhante ao vosso...
Sagrado Coração de Jesus, (acrescentar o que você deseja alcançar...)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...