Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

domingo, 28 de agosto de 2011

Primeira Reflexão

Reevangelizar a vida pessoal para ser “ícone” credível da beleza de Deus.
Somos a imagem e semelhança de Deus. O amor que transforma.


Gen 1, 26-27,31
(26) Então Deus disse:”Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele domine os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que srastejam sobre a terra”. (27) E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele os criou; e os criou homem e mulher.(...). (31) E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: foi o sexto dia.

1 Cor. 13, 1-8
(1) Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse o amor, seria como sino ruidoso ou como címbaslo estridente.(2) Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciencia; ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse o amor, eu não seria nada. (3) Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo as chamas, se não tivesse o amor, nada disso me adiantaria. (4) O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. (5) Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. (6) Não se alegra coma injustiça, mas se regozija com a verdade. (7) Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (8) O amor jamais passará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência também desaparecerá.


Madre Clelia
“... Não demos jamais usar palavras duras, nem ter um semblante severo ou brusco, mas, ao contrário, devemos ter para com todos os um sorriso aberto, sorridente e benévolo, com modos cordiais e amáveis”.
(Antologia 3.2 Mg., p.23)

“ Meu bom Jesus me faz perceber que a humildade é a mãe da caridade.
Ele quer que eu trate a todos com atenção e bondade, e... ponha minha felicidade nas atenções delicadas, na amável cortesia, que a verdadeira caridade de Cristo inspira e a humildade executa.
Ele quer que eu sofra qualqer afronta, injúria, grosseria, indelicadeza, dos outros, sem queixas e sem afzer sofrer a ninguém.”
(PLM 491; D., p. 153).

“ Ele quer absolutamente que faças todo esforço para aplainar... o monte de orgulho, que predomina em ti. Como poderá amare Jesus um coração arrogante e orgulhoso? Como poderá deliciar-se e fazer nele sua habitação, difundir nele os tesouros de suas bênçãos?”
(PLM 448; D., p. 47)

“ Lembrai-vos, minhaa sboas filhas, que de vós depende ... alcançar a santidade; os meios não vos faltam, as ocasiões de adquirir mereciemntos são muitas, diariamente ...; portanto, coragem, generosidade, compreensão recíproca, e, acima de tudo, minhas boas filhas, caridade.
Sublinhei esta palavra para que cada uma de vós se examine cuidadosamente.
Esta, minhas filhas, é a virtude por excelência; ela sozinha basta para fazer da vossa casa um paraíso”.
(Antologia 3.2 Mg.,App.,pp.36-37)

“ Eia, avante! Exercitai-vos na virtude da santa caridade! Gravai bem na mente e no espírito esta palavra. Mas não somente com a spessoas seculares, com as quais tendes contato: insisto com mais força sobre a caridade que usareis entre vós. O demônio é esperto, sugerir-vos-á que é necessária a caridade que se pratica fora de casa.
Digo-vos e recordo-vos que esta deve basear-se sobre a caridade que nasce entre as paredes da casa, no recinto da vossa família.
(PLM 105; Mg.,II, pp. 115-116)

PARTILHA: (Uma pequena reflexão e partilha no grupo).
VIVÊNCIA:

Para ser “icone” credível da beleza de Deus, me empenho em viver:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Peço a Jesus a graça:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...