Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

domingo, 28 de agosto de 2011

Segunda Reflexão

Reevangelizar a vida pessoal para ser “ícone” credível da beleza de Deus.

Reevangelizar o coração, a oração e a escuta.

Mc 7, 21-23
[21] “Pois é de dentro do coração das pessoas que saem as más intenções, como a imoralidade, roubos, crimes, adultérios, ambições sem limite, maldades, malícias, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todasessas coisas más saem de dentro da pessoa, e são elas que a tornam impura.”

Lc 6, 44-45
44 “Porque toda árvore é conhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem se apanham uvas de plntas espinhosas. 45 O homem bom tira coisas boas do bom tesouro de seu coração, mas o homem mau tira do seu coração coisas más, porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio.”

Mt 6,5-13
5 “Quando vocês rezarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos homens. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa. 6 Ao contrário, quando você rezar, entre no seu quarto, feche a porta, e reze ao seu Pai ocultamente; e o seu Pai que vê o escondido, recompensará você. 7 Qunado vocês rezarem, não usem muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por causa do seu palavreado. 8 Não sejam como eles, pois o Pai de vocês sabe do que é que vocês precisam, ainda antes que vocês façam o pedido. 9 Vocês devem rezar assim:"Pai nosso, que estas no céu, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. 11 Dá-nos hoje o pão de cada dia. 12 Perdoa as nossas culpas como nós perdoamos aos nossos devedores; 13 e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal."

Jo17,6-9
6 “Eu manifestei o teu nome aos homens que me deste do meio do mundo. Eles eram teus e tu os deste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7 Agora eles conhecem que tudo o que me deste provém de ti, 8 e que as palavras que lhes dei são aquelas que tu me deste. Eles as receberam, e conheceram verdadeiramente que eu saí de junto de ti, e acreditaram que tu me enviaste. 9 Eu peço por eles. Não peço pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus”.

Jo 4, 23-26
23 Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e verdade. Porque são estes adoradores que o Pai procura. 24 Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-Lo em espírito e verdade. 25 A mulher disse a Jesus: “Eu sei que vai chegar um Messias(aqueçe que se chama Cristo); e quando chegar, ele vai nos mostrar todas as coisas”. 26 Jesus disse: “Esse Messias sou eu, que está falando com você”.

Deuteronomio 5, 1-9
1 Moisés convocou todo o Israel e disse: “Ouça, Israel, os estatutos e normas que hoje eu proclamo aos seus ouvidos, para que os aprendam e cuidem de praticar. 2 Javé nosso Deus fez uma aliança conosco no Horeb. 3 Javé não fez essa aliança com nossos antepassados, mas consoco, que hoje aqui estamos, todos vivos. 4 Javé falou com vocês, face a face, sobre a montanha, do meio do fogo. 5 Eu estava entre Javé e vocês, para lhes anunciar a palavra de Javé, pois vocês ficaram com medo do fogo enão subiram à montanha. Javé então me falou: 6 Eu sou Javé seu Deus, que o tirou da terra do Egito, da casa da servidão. 7 Não tenha outros deuses diante de mim. 8 Não faça ídolos para você, nenhuma representação do que existe no céu, na terra ou nas águas que estão debaixo da terra. 9 Não se prostre diante desses deuses, nem os sirva, porque eu, javé seu deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, eu castigo a culpa dos pais em seus filhos, netos e bisnetos.”

Jo 2
“ Façam tudo o que ele vos disser”.

Madre Clelia
“Além do templo material, no qual o Senhor quere receber a homenagem das nossas orações, Jesus tem ainda outro templo espiritual, no qual quer ser honrado, e é o nosso coração ... Ele deve ser o santuário do Senhor. Nele devem ressoar seus louvores... e subir ao céu, como incenso perfumado, afetos fervorosos e contínuas orações.” (PM, n. 79).

“Doravante afasta de teu coração a tristeza, e serve o Sagrado Coração de Jesus com alegria...” (PM n. 14)

“Temos necessidade só de Deus, somente Ele conhece o segredo para confortar nosso coração abatido, e Nele somente encontraremos sempre o verdadeiro alívio para nossos males!” (PM n. 30).

“Tem cuidado de conservar a paz e a tranquilidade de teu coração. Deixa bramir e murmurar as ondas em torno de tua barca e não tenhas medo; pois ali está Deus e, por conseguinte, a salvação e a santidade” (PM n. 89).

“A voz de Deus requer de ti simplicidade, confiança e submissão. Recomenda-te ao espírito Santo; roga-lhe que encha teu pobre coração com sua divina graça. Jesus deseja que tu te humilhes e te tornes pequena, porque é aos humildes que Ele concede suas graças.” (PM n. 323).

“O abatimento não serve senão para enfraquecer as forças do espírito. A hera deixada por si só, não faz senão arrstar-se por terra; mas, unida a uma grande árvore, ergue-se aos mais altos cumes: imagem fiel da alma que caminha unida a Deus.” (PM n. 398).


PARTILHA: (Uma pequena reflexão e partilha no grupo).



VIVÊNCIA:

Para ser “icone” credível da beleza de Deus, me empenho em viver:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Peço a Jesus a graça:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...