segunda-feira, 28 de maio de 2012

                    PENTECOSTES

Pentecostes celebra e renova a vinda do Espírito Santo
O mundo cristão prepara-se, com orações, súplicas e canções, para a Festa de Pentecostes, que se renova a cada ano.
Na celebração de Pentecostes realiza-se a plenitude do mistério Pascal, o nascimento da Igreja e a confirmação de nossa fé cristã. Com a chegada do Espírito Santo, inicia-se o tempo da Igreja e a missão de Cristo continua se realizando na ação dos Apóstolos, segundo vem narrado nos Atos dos Apóstolos (2, 1-14).
O Espírito Santo vem purificar e reavivar nossa fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus! 
O Espírito Santo vem suprir e corrigir nossas fragilidades humanas, reacender o nosso amor e a nossa esperança.
O Espírito Santo vem tirar-nos da indiferença e infidelidade aos preceitos de Deus e confirmar nossa adesão a Cristo.
 Rezemos:  Vem, Espírito de Luz Restauradora! Ilumina, esclarece e ajuda-me a viver Teus Dons:

Sabedoria: Inspira-me sempre o que devo pensar, como devo agir, o que devo dizer e como o devo dizer!

Entendimento: Ilumina-me a mente para discernir a Verdade que conduz a Ti!

Conselho: Torna-me sinal profético, capaz de orientar e ajudar a quem precisa com a oração e o anúncio

Fortaleza: Encoraja-me a interromper minhas atividades, para trazê-las a Ti, na oração. Torna-me forte para enfrentar as dificuldades da vida

Ciência: Ajuda-me a fazer o bem, procurando, a qualquer custo, fazer conhecer a todos a Tua grandeza

Piedade: Ensina-me a viver, silenciosamente, a intimidade contigo no profundo do meu ser

Temor de Deus: Abre meu coração à contemplação, para que eu possa comungar os apelos de Deus no serviço aos irmãos!
DONS DO ESPÍRITO SANTO
MEDITAÇÃO

DOM DA SABEDORIA
O Dom da Sabedoria nos ensina a ser sensatos diante da vida. Sabedoria é ver a história e os acontecimentos com os olhos de deus. Ela desperta o gosto pelas coisas de Deus e ilumina nosso caminho. A sabedoria nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e à busca dos valores da vida. Sábia é a pessoa que pratica a justiça, tem coração misericordioso e ama intensamente a vida, porque esta é dom de Deus.

DOM DA INTELIGÊNCIA
Inteligente é a pessoa que está com os pés no chão e sabe discernir o que acontece à sua volta. O dom da inteligência nos ajuda a perceber o que é a favor da vida ou contra a vida. Este dom nos leva a entender e compreender as verdades da salvação, reveladas na Bíblia e nos ensinamentos da Igreja. Leva-nos a ver, sentir e conhecer os sentimentos e as atitudes do coração das outras pessoas.

DOM DO CONSELHO
Este dom nos ensina a estar abertos à graça e à ação de Deus, que nos orienta no caminho da vida. À medida que nos abrimos à graça divina, mais sábios nos tornamos e melhores conselheiros somos. É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele nos ensina a dialogar fraternalmente, em família e em comunidade, acolhendo o diferente que vive ao nosso lado. Capacita-nos a animar os desanimados e fazer sorrir os que sofrem.

DOM DA FORTALEZA
Com este dom, o Espírito Santo nos conforta para superarmos as dificuldades e as propostas enganadoras. Fortaleza nos lembra resistência e luta. Devemos ser fortes para resistir ao mal, e tornar as pessoas fortes e corajosas para enfrentar as dificuldades da vida. Animar os jovens e ter esperança no futuro, os pais a assumir com otimismo os próprios deveres e todos a buscar uma sociedade mais fraterna.

DOM DA CIÊNCIA
O do, da Ciência ou do Conhecimento nos ajuda a aplicar, em favor da vida e do bem-estar dos menos favorecidos, as luzes obtidas por meio do estudo e da experiência. A Ciência nos leva a buscar justiça e igualdade para todos. Capacita-nos a descobrir, inventar e recriar alternativas para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participação, de empenho e de ousadia perante a cultura da morte.

DOM DO RESPEITO A DEUS
Este Dom também chamado de TEMOR DE DEUS nos ajuda a dar a Deus o devido valor e lugar na nossa vida. O respeito deve estar baseado no amor e na gratuidade do relacionamento. Como fruto do amor, ele gera vida. O respeito a Deus nos leva a respeitar a pessoa em sua individualidade. Este dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama, antes de tudo e acima de tudo. Por isso, precisamos corresponder a esse amor.  

DOM DA PIEDADE
O dom da Piedade produz em nós uma afeição filial para com Deus, adorando-o com amor sobrenatural e santo ardor, e uma terna afeição para com as pessoas e coisas divinas. Aprimora em nós a virtude da justiça, sob todas as suas formas, a da religião, a da piedade e a da gratidão. Pela virtude da justiça, damos ao outro (a Deus ou ao próximo) aquilo que lhe pertence. Pelo dom da piedade, damos ao outro tudo o que podemos dar, sem medidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...