Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mensagem

Ternura de mãe

 
Coração de mãe é bem parecido com o Coração de Deus. Mãe sempre acolhe, abraça, perdoa e dá o que tem de melhor, para promover a vida das pessoas com as quais se relaciona; em especial, das de sua família. O amor precisa de ternura para se fazer sentir. A ternura no olhar, no falar, no abraçar tornam a vida mais leve e o amor verdadeiramente perceptível. Essa disposição para sentimentos suaves permite enxergar mais longe e perceber o positivo que se esconde em cada realidade. Mães biológicas, mães do coração e mães espirituais sabem que a ternura ensina a esperar, a ter paciência diante de nossa fraqueza e da alheia.

Deus, que é a fonte primeira do amor e da vida, presenteia as mães com qualidades que as tornam capazes de perceber os filhos, além de suas aparências e comportamentos. Nas canções de ninar, nos cuidados e afagos maternos, nos }lhares, no desvelo em alimentar e vestir e na paciente espera, as mães expressam amor e ternura. Família é o primeiro espaço de acolhida, de aconchego, de cuidados e da primeira experiência do amor e da ternura de Deus. Nesse espaço privilegiado para a vida ser gerada, alimentada e desenvolvida física, espiritual e afetivamente a presença da mãe, quer física ou em lembranças, é marcante em todas as suas etapas.

O coração da mãe está sempre em sintonia de amor com Deus e com as pessoas a ela confiadas. Suas preces acompanham os filhos, já crescidos, no mundo afora, em busca de estudo, de trabalho, da constituição de outra família. Mãe é um segundo Anjo da Guarda que Deus nos deu, um Anjo Protetor.

Paciente e amorosamente Deus foi conduzindo a humanidade, até que sua ternura fez-se presença em Maria, a Cheia de Graça, que se deixou amar por Deus. Maria teve o privilégio e a responsabilidade de gerar o seu Filho amado, Jesus. Quantos olhares de ternura e de paciente espera Maria terá dirigido ao seu Filho! Chegado o tempo certo, Jesus escolheu doze Apóstolos e saiu para revelar ao mundo, em palavras e obras que Deus também tem coração. Depois de sua gloriosa ressurreição, ao retornar ao Céu, confiou-nos uma missão, a de irmos por todo o mundo anunciar o Evangelho a toda a criatura e proclamar a misericórdia e ternura de Deus.

A Serva de Deus, Clélia Merloni, fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, recomenda às suas filhas espirituais: “Levai a todos um raio da ternura do Coração de Jesus” E ela é exemplo que permanece até os dias atuais, pois as Irmãs Apóstolas dão continuidade a obras que respondem aos clamores e necessidades dos tempos. Destacando-se no campo da Educação, estão presentes também em obras pastorais e sociais, que promovem vida, acolhendo órfãos, idosos e doentes.



© Ir. Zuleides M. de Andrade, ASCJ
http://www.apostolas-pr.org.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...