quinta-feira, 4 de outubro de 2012

TERÇO MISSIONÁRIO

Anim.: Rezemos o terço unidos à grande família cristã, espalhada por todo o mundo. Vamos pensar também nos continentes onde o Evangelho ainda não penetrou ou está sendo esquecido.
L1: O terço missionário que é de cinco cores diferentes, simboliza os cinco continentes, onde os missionários trabalham, sofrem e lutam para que a mensagem de Jesus seja conhecida por todos.
L2: Rezar o terço missionário é dar à oração um sentido católico, é se preocupar e rezar por todos, sem distinção.
Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Anim.: Senhor Jesus, reunidos em teu nome, oferecemos este terço missionário para que, por intercessão de Nossa Senhora, abençoes e protejas a todos os que trabalham nas missões. Pedimos ainda, pelos que não conhecem a Jesus, pelos doentes e necessitados, pela nossa Diocese e pelas intenções do Santo Padre, o Papa.

1a DEZENA (COR VERDE)
Anim.: Neste primeiro mistério luminoso contemplamos o Batismo de Jesus. Vamos rezar pela África, terra das verdes florestas. É a terra mãe dos negros, inclusive dos antepassados da metade dos brasileiros. O povo da África está sofrendo muito pela miséria, fome, guerras e lutas entre tribos. O Islamismo é a maior religião na África. Neste continente a população católica é de 90 milhões e lá estão trabalhando quase quatrocentos missionários brasileiros.
L1: “A exortação Apostólica Ecclesia in Africa constata: “Uma situação comum é, sem dúvida, o fato de a África estar saturada de problemas: em quase todas as nações existem situações de miséria espantosa, má administração dos poucos recursos disponíveis, instabilidade política e desorientação social. O resultado está à vista: desolação, guerras e desespero. Num mundo controlado pelas nações ricas e poderosas, a África tornou-se, praticamente, um apêndice sem importância, muitas vezes esquecida e abandonada por todos”(n. 40).
L2: A mesma Exortação presta uma homenagem aos missionários: “O crescimento esplendoroso e as realizações da Igreja em África devem-se, em grande parte, à dedicação heróica e desinteressada de gerações de missionários. Isto todos o reconhecem. A terra abençoada da África está literalmente semeada de sepulturas de valorosos arautos do Evangelho” (n. 35 ).
(Reza-se a dezena)

2ª DEZENA: (COR VERMELHA)
Anim.: Neste segundo mistério luminoso contemplamos as Núpcias de Caná. Vamos rezar pelas Américas. É a terra-mãe dos índios; terra vermelha de sangue de muitos genocídios e de muita opressão. Mais de 200 missionários brasileiros trabalham em outros países da América Latina. Nesse continente moram 45 % dos católicos do mundo.
L1: A Exortação Apostólica Ecclesia in America no seu n. 14 diz: “O maior dom que a América recebeu do Senhor é a fé que forjou sua identidade cristã. Já são mais de 500 anos que o nome de Cristo foi anunciado no continente”.
L2: A Exortação exalta ainda a piedade popular, a presença da Igreja no campo da educação e da ação social, o crescente respeito pelos direitos humanos. Chama a atenção para o fenômeno da globalização, o peso da dívida externa, a corrupção, o comércio e o consumo de drogas”.
(Reza-se a 2ª dezena)

3ª DEZENA (COR BRANCA)
Anim.: Neste terceiro mistério luminoso contemplamos o Anúncio do reino de Deus. Vamos rezar pela Europa. Deste Continente veio a maioria dos nossos antepassados. Quase 200 missionários brasileiros atuam na Europa. Lá está Roma, o centro do Cristianismo.
L1: Rezemos pela Europa, pelo Papa e para que os católicos desse continente assumam novamente suas responsabilidades na grande obra da evangelização.
L2: A Exortação Apostólica Ecclesia in Europa fala dos desafios e sinais de esperança para a Igreja na Europa: “Numerosos são os sinais preocupantes que inquietam, no início do terceiro milênio, o horizonte do continente europeu, o qual, apesar de estar na posse plena de imensos sinais de fé e testemunho, sente todo o desgaste que a história antiga e recente produziu nas fibras mais profundas dos seus povos, dando origem, muitas vezes, à desilusão”(n. 7).
(Reza-se a 3a dezena)

4ª DEZENA (COR: AZUL)
Anim.: Neste quarto mistério luminoso contemplamos a Transfiguração de Jesus. Vamos rezar pela Oceania. Lá moram 27 milhões de pessoas, espalhadas em 10.000 ilhas. O azul representa a cor dos mares. Uma dezena de missionários brasileiros trabalham na Oceania. As Igrejas Evangélicas são maioria na Oceania.
L1: A Exortação Apostólica Ecclesia in Oceania no seu número 17 descreve a situação atual do continente: “ Nos tempos recentes, a Igreja tem fomentado vigorosamente a inculturação da fé cristã. A tal respeito, o Papa Paulo VI, quando visitou a Oceania, reafirmou que “o Catolicismo não só não sufoca tudo o que existe de bom e de original em cada uma das formas da cultura humana, mas acolhe, respeita e valoriza as características de cada povo, revestindo assim de variedade e de beleza a única veste inconsútil da Igreja de Cristo”.
L2: E o Papa João Paulo continuou o pensamento de Paulo VI: “O Evangelho de Jesus Cristo fala todas as línguas. Estima e abraça todas as culturas. Apóia-as em tudo o que é humano e, quando necessário, purifica-as”.
(Reza-se a 4a dezena)

5ª DEZENA (AMARELO)
Anim.: Neste quinto mistério luminoso contemplamos a Instituição da Eucaristia.Vamos rezar pela Ásia, berço de grandes culturas e religiões, entre elas: o Hinduísmo, o Budismo e o Confucionismo. Lá ficam a China, o Japão, a Índia e também o Blangadesh. Mais da metade da população do planeta encontra-se na Ásia, mas somente 3% são católicos. 45 missionários brasileiros trabalham na Ásia.
L1: Rezemos pelos missionários que partem em missão para anunciar a Boa-Nova do Evangelho aos não cristãos.
Anim.: SALVE RAINHA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...