Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Oração


 Cheirar a Deus

Um jovem perguntou ao mestre: “O que é rezar?’ e o mestre respondeu: “Rezar é experimentar Deus!”
Ficou do mesmo jeito, na cabeça do jovem... e aí ele perguntou: “E o que é experimentar Deus?” E o mestre explicou: “Experimentar Deus é cheirar a Deus!”
Piorou! O nó se apertou na cabeça do jovem... e ele ousou ainda perguntar: “Mas.... o que é cheirar a Deus?
E, foi então que o mestre contou uma parábola:
“Um dia, Deus se aproximou de uma pessoa e deu para ela um pequeno vidro, contendo a sua divindade, a sua Graça. A pessoa ficou encantada! Naquele vidro, em suas mãos, ela tinha a divindade, a Graça de Deus, o próprio Deus! Ela quase não podia acreditar... e suas mãos quase não conseguiam tocar aquela preciosidade! Correu para casa, arrumou um fio de ouro, pendurou nele o vidro sagrado e o colocou religiosamente no pescoço, como um adorno poderoso que poderia ostentar por onde andasse.
Aconteceu depois que Deus ofereceu outro vidro igual a uma outra pessoa. Também ela ficou extasiada e seu coração não podia conter a sensação profunda de estar tocando a essência de Deus em suas mãos! Correu para casa e preparou um altar de rara beleza, ornou-o de pedras preciosas e quadros valiosos, acendeu velas e incenso, para que aquele vidro que continha o próprio Deus pudesse ser adorado.
O mesmo vidro foi oferecido por Deus a outra pessoa. O fascínio foi tão grande, que esta terceira pessoa não agüentou de curiosidade e a sua ansiedade a fez correr para o laboratório e aí ficou analisando aquele vidro, refletindo, tirando conclusões e elaborando discursos a respeito da natureza do vidro que continha o próprio Deus.
Uma quarta pessoa foi presenteada por Deus com um vidro igual. Também esta pessoa ficou seduzida e fascinada pelo mistério que estava tocando... mas logo, esta quarta pessoa abriu o vidro, derramou-o na sua cabeça, respirou fundo sentindo o perfume que se derramava sobre ela... e saiu por aí, espalhando aquele perfume por onde passava”.
Cheirar Deus e cheirar a Deus. Respirar o mistério de Deus, saborear sua presença... e sair por aí espalhando o cheiro de Deus, na vida das pessoas e no mundo...
É isso a oração: Cheirar Deus! E é para isso a oração: para que, inebriados pelo cheiro de Deus que sua presença experimentada em nós derramou, possamos andar por aí cheirando a Deus!
Quem reza, cheira Deus e cheira a Deus. Buscamos a experiência de Deus não apenas para nos deliciarmos bebendo seu perfume, mas para que depois possamos espalhar seu perfume pelo mundo aonde vamos. Não cheiramos Deus para ficar com seu perfume. Cheiramos Deus para cheirar a Deus!
Mas, sabemos que nunca poderemos cheirar a Deus, se não cheiramos Deus!
(Do Livro: Meditação Cristã - Domingos Cunha, CSh )


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...