Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Retiro do mês de Novembro



Tema: “Perfeição e Santificação, um plano eterno
              de Deus”
Canto: Espírito Santo

Para Madre Clélia, a santidade e a perfeição “consistem em uma obra íntima e escondida” realizada no interior da alma e na profundidade da consciência, na qual só Deus conhece realmente os esforços feitos e que se conquista com humildade e a docilidade à vontade de Deus.

O processo de santidade perfeição nos aproxima de Deus porque nos torna íntimos do Seu Coração na medida em que vamos nos familiarizando com o que está guardada no profundo de Sua mente.
 Santidade retrata relacionamento e intimidade. A pessoa santa é aquela guiada pelo Espírito  segundo a Palavra de Deus, revelada e encarnada por Jesus. O homem natural faz todas as coisas segundo seus propósitos e conveniências pessoais. O Homem santo é amigo de Deus e sabe o que faz porque conhece qual o desígnio de Deus para ele. “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando. Já não vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Antes, tenho vos chamado de amigos, pois tudo o ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.”(Jo 15, 14-15)

Santidade é uma obra progressiva da parte de Deus e do homem que nos torna cada vez mais livres do pecado e semelhantes a Cristo em nossa vida presente. Como diz João Paulo II “A santidade é a essência mais íntima e escondida de Deus, os Santos, em todas as épocas da história fizeram resplandecer no mundo um reflexo da Luz de Deus; são testemunhas visíveis da santidade misteriosa da Igreja. Para conhecer em profundidade a Igreja é para eles que deveis olhar.

“Sede Santos como vosso Pai é Santo...”

Canto: ______________________

Textos para reflexão:

Jo. 6, 37-40- Todos os que o Pai me confia, virão a mim, e,  quando vierem, não os afastarei...
Ro. 5, 5-11-  O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi
                     dado.
Jo 15, 1-15 – Permanecei em mim e eu permanecerei em vós...
Texto 3 Ant. Espiritual pág. 38 “Se invocares o Espírito Santo...”

Bom retiro com Jesus e todos Anjos e Santos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...