Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Reflexão

 Ano 2
GFASC  - Segunda Reflexão

Reevangelizar a vida familiar e comunitária para ser “ícone” credível da beleza de Deus.

O Olhar de Jesus Sobre Mim

No Evangelho ouvimos falar do olhar de Jesus. Mas como era seu olhar? A partir da forma contada pelos evangelistas, Jesus tinha um olhar como dizemos hoje, um olhar perspicaz. Quantas vezes se falam dos olhos de Jesus que olha com amor seus irmãos: de Pedro ao jovem rico. Era um olhar, aquele de Jesus, ao qual ninguém e nada podia responder não. Cheio de amor e compaixão, compassivo para com as desgraças e os defeitos humanos. Sem mau juízo. Eis, olhar de Jesus que precisamos ver ainda hoje sobre nós. O olhar do irmão que nos ensina a amar a Deus e ao próximo. Sem medo de ser maltratado, mas com afeto, confiante em Deus e em seu caminho. É verdade, às vezes nos sentimos frágeis e temos medo do seu olhar. Mas Jesus nos compreende e nos perdoa sempre. A sua infinita misericórdia é para todos. A sua misericórdia é eterna e dura para sempre. Não nos abandona seja no momento da provação ou depois que pecamos. O Senhor é grande e extraordinária é a sua misericórdia. Voltemos a Ele para repará-Lo e para amá-Lo todos os dias da nossa vida. Ele será o bastão do nosso caminho e não teremos mais medo.

Papa Bento  XVI
Ainda hoje o olhar de Cristo não cessa de contemplar o homem singular e os povos. Ele os olha sabendo que o plano Divino os chama a salvação. Jesus conhece as incidias que se opõem ao projeto Divino e se comove: decide defender o homem a qualquer preço, mesmo que seja oferecendo a sua própria vida. Com seu olhar Jesus contempla a pessoa e as multidões e a todos consagra ao Pai, oferecendo-se em espírito de expiação.

Lucas:  22, 56-62 -  O olhar de Jesus sobre Pedro
Ora, uma criada viu-o sentado perto do fogo e, encarando-o, disse: “Este também estava em companhia dele!” Ele, porém, negou: “Mulher, eu não o conheço”. Pouco depois, outro, tendo-o visto, afirmou: “Tu também és um deles!” Mas Pedro declarou: “Homem, não sou.” Decorrido mais um menos uma hora, outro insistia: “Certamente, este também estava com ele, pois é Galileu.” Pedro disse: “Homem, não sei o que dizes.” Imediatamente, enquanto ele ainda falava, o galo cantou. E Jesus, voltando-se, fixou seu olhar em Pedro. Pedro então se lembrou da Palavra que Jesus lhe dissera: “Antes que o galo cante hoje, tu me terás negado três vezes.” E saindo, chorou amargamente.

Lucas: 19, 1-5 - Zaqueu
Entrando em Jericó, ele atravessava a cidade. Havia lá um homem chamado Zaqueu, que era rico e chefe dos publicanos. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia por cauda da multidão, pois era de baixa estatura. Correu então à frente e subiu num sicômoro para ver Jesus que ia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, levantou os olhos e disse-lhe: “Zaqueu desce depressa, pois hoje devo ficar em tua casa.”.

Marcos: 10, 17-23 – o Jovem Rico
Naquele tempo, quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe”. Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” Mas, quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

Madre Clélia
“Procura agir sempre com retidão, sob o olhar de Deus, esquecendo-te de ti mesma,para socorrer quem sofre, tem paciência com as pessoas molestas, suportando em silêncio todos os sofrimentos que possam atingir o teu coração, o espírito e o corpo”. (PM 141)

“Aprenda de Jesus a amar tuas queridas coirmãs. Por seu amor, tu deves estar disposta a suportar qualquer erro e injúria, perdoando sempre, e estando sempre disposta a qualquer sacrifício, para o bem de cada uma. Se entre vós houver gelo e frieza, derrete-o com amor e santa caridade”. (Antologia 3.2,  Mg.,I, p.9).

“Empenhai-vos... de todo coração, a fazer tudo com a máxima perfeição, vendo a imagem de Deus no próximo, seja ele quem for: nos pobres e nos doentes; mesmo nas pessoas cheias de defeitos, que por este motivo, se tornarão aos vossos olhos objetos de terna simpatia, até sentirdes alegria de pagar... o mal com o bem, de suportar tudo, de tudo perdoar, de amar sempre, mesmo quando fordes odiadas pelos outros”.                                                            (Antologia  3.2, Mg., I, pp. 34-35)

PARTILHA: (Uma pequena reflexão e partilha no grupo).

Jesus fixa seu olhar sobre mim. Como respondo a este olhar de Jesus?

Jesus dá o primeiro passo, vem em minha direção, quer se comunicar comigo... sou capaz de acolher seu olhar sobre minha vida?

♥ Sobre a minha família, os meus familiares, os outros, como é meu olhar?





VIVÊNCIA

Escrevo a frase que mais me chamou a atenção.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Como deve ser o meu olhar para as pessoas?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Peço a Jesus a graça: 
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Envie sua reflexão. Com certeza sua partilha ajudará outros a descobrirem a Beleza de Deus.

Grande Família do Sagrado Coração –Av. Visconde de Guarapuava,4747 80.240-010 Curitiba PR
Tel: (41) 8418-2548: e-mail: gfascpr@gmail.com ; http://gfascpr.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...