Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Coração de Jesus

Promessas do Sagrado Coração de Jesus
    As doze Promessas do Sagrado Coração de Jesus estão ligadas a Santa Margarida Maria Alacoque, que viveu de 1647 a 1690 e teve papel importante na propagação da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A Igreja foi levada a refletir sobre esta devoção e aprovou as seguintes práticas confiadas a Santa Margarida pelo Sagrado Coração de Jesus:
a Reparação;
a Hora Santa;
a primeira Sexta-feira do mês;
o culto público ao Coração de Cristo;
a imagem do Sagrado Coração (entronização nas famílias);
a Festa universal do Sagrado Coração de Jesus.
    Os teólogos e a Igreja reconhecem o fato e afirmam: “A devoção ao Sagrado Coração de Jesus significava para Santa Margarida uma nova vida, em união com o Coração amoroso e ferido de Cristo; significava sentir o que Ele sentiu, querer o que Ele quis, amar o que Ele amou. Experimentar o seu amor e amá-Lo também”.

 Primeira Promessa - “Eu lhes darei as graças necessárias para cumprirem os deveres de seu estado”. “Sem mim, disse Jesus, nada podeis fazer”. (João 15, 5).
 Segunda Promessa “Eu darei paz às suas almas”.
“Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz.” (Jo 14, 27)

 Terceira Promessa “Eu os consolarei em todas as suas aflições”. “Vinde a mim vós que estais atribulados e cansados e Eu vos aliviarei”. (Mt 11, 28)
 Quarta Promessa “Serei refúgio seguro durante a vida e sobretudo na hora da morte.” “Tomar-vos-ei comigo, para que onde eu estou vós estejais também.” (João 14, 3)
 Quinta Promessa “Derramarei abundantes bênçãos sobre seus empreendimentos”. a pesca milagrosa (Lucas 5, 10-7).
 Sexta Promessa
“Os pecadores acharão em meu coração a Fonte e o Oceano infinito de misericórdia”. Parábola do Pai Misericordioso (Lc. 15, 11-32)

 Sétima Promessa “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas”. “Eu vim para que todos tenham a vida, e a tenham em abundância” (João 10,10) Oitava Promessa
Oitava Promessa“As almas fervorosas elevar-se-ão a uma grande perfeição. Sede perfeitos como é perfeito vosso Pai do céu” (Mateus 5, 48).
 Nona Promessa “Abençoarei a casa em que a Imagem do meu Coração se achar exposta e honrada”.
 Décima primeira Promessa “As pessoas que propagarem esta devoção terão seu nome escrito para sempre no meu Coração, e dele jamais será apagado.”
“Eu não apagarei o seu nome do livro da vida, e o confessarei diante de meu Pai e dos seus Anjos”.
(Ap. 3,5).

 Décima segunda Promessa “Eu prometo, na excessiva misericórdia do meu Coração, que meu amor onipotente concederá a todos os que comungarem durante nove primeiras-sextas feiras do mês seguidas, a graça da penitência final; não hão de morrer em pecado e sem receber os sacramentos, servindo-lhes meu Coração de asilo seguro naquele último momento.”
 Décima segunda Promessa
“Eu prometo, na excessiva misericórdia do meu Coração, que meu amor onipotente concederá a todos os que comungarem durante nove primeiras-sextas feiras do mês seguidas, a graça da penitência final; não hão de morrer em pecado e sem receber os sacramentos, servindo-lhes meu Coração de asilo seguro naquele último momento.”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...