Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Coração de Jesus



Devoção


A devoção ao Coração de Jesus sofreu modificações, foi se atualizando através dos séculos, fruto de uma renovação bíblica e litúrgica. Atualmente, fala-se de uma espiritualidade do Coração de Jesus, da qual vivem muitas famílias religiosas e movimentos leigos.
A espiritualidade do Coração de Jesus tem seu fundamento no mistério, na Pessoa e no lado aberto de Cristo, que contemplamos sobretudo no alto da Cruz.
No curso da história, o culto ao Sagrado Coração de Jesus conheceu formulações devocionais muito diversas.
As experiências místicas de Santa Margarida Maria Alacoque contribuíram, para a difusão do culto, enfatizando as 12 promessas feitas por Cristo àqueles que honrassem o Seu Sagrado Coração. Em tais promessas estava implícito um ritual de práticas simples e de fácil compreensão que, em poucos anos, se difundiu em muitos países.
A autêntica espiritualidade ao Sagrado Coração de Jesus, hoje, pode ser vista como: a coragem do testemunho, a humildade do serviço, a alegria da gratuidade e o compromisso para a missão. "O Deus da esperança vos encha de toda a alegria e de toda a paz na vossa fé, para que, pela virtude do Espírito Santo, transbordeis de esperança!" (Rom 15,13).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...