SÁBADO SANTO!

A manhã e a tarde de hoje são passadas na expectativa da vitória do Senhor. Ontem presenciamos o duela entre a vida e a morte. Venceu a vida, o amor é mais forte que a morte! Amor é Vida! Deus é a Vida!, Deus é o Amor!

No silêncio deste sábado santo, ao lado de Nossa Senhora, aguardamos a manifestação da Vida, a manifestação de Jesus!

Na noite de hoje, a mais importante da liturgia cristã, celebramos a vitória da Vida.
Por isso a Solene Vigília começa com a bênção do fogo, expressivo sinal do amor, da purificação, e usado para manifestar as teofanias. Em seguida, temos a luz, quando o Círio Pascal é aceso e solenemente entra no templo. Deus é luz! O diácono proclama cantando: “Eis a luz de Cristo!” e o povo responde: “Graças a Deus!” É o ressuscitado iluminando sua Igreja, o coração e a vida de cada fiel.

A água, símbolo da vida, é abençoada e, representando o sangue do Cordeiro, é aspergida sobre a assembléia.

Em seguida, temos a Liturgia da Palavra que começa refletindo sobre a ordem da criação, o poder criador do Pai e a vocação do Homem a ser seu colaborador no ato de acabar com o caos e criar um mundo belo. Em seguida, vem o convite para selar uma aliança e a solicitação de total confiança na Providência. Apesar de inúmeros percalços e demonstração de rebeldia do povo, Deus se mantém fiel e renova a aliança com ele. Finalmente, Deus envia o Salvador e é selada a aliança nova e eterna, com o povo renascido pelo sangue de seu Filho, o autor da aliança definitiva.

No Evangelho, Lucas nos adverte através do questionamento do anjo às mulheres:
“Porque estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou!”
E a liturgia prossegue com a celebração da nova Criação, da nova Páscoa, a celebração eucarística do Senhor Ressuscitado, no meio do Povo da Nova e Eterna Aliança, ou seja, dos batizados, dos lavados com o sangue do cordeiro, dos que em Cristo nasceram novamente para uma Vida Nova, formando a comunidade dos que professam a fé no Ressuscitado. Boa Páscoa a todos!

Unidos na oração,
Irmã Analice Rocha Amorim - ASCJ -
Coordenadora do GFASC/SP