Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Novena de Pentecostes - 2016

INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
VICE-PROVÍNCIA CENTRO NORTE DO BRASIL
                                   
                                  NOVENA DE PENTECOSTES /2016

O Espírito Santo e a Misericórdia de Deus

1º dia - Dom da SABEDORIA - Fruto: AMOR Misericordioso de Deus

Canto: Espirito Santo
Todas - Divino Espírito Santo quero hoje rezar, com toda a Igreja, pedindo que nos envieis os vossos dons: o dom da Sabedoria, do Entendimento, da Ciência, do Conselho, da Fortaleza, da Piedade e do Temor de Deus. Isto vos pedimos em nome de Jesus Cristo que nos prometeu: "Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei..." (Jo. 14,13). Santificai-nos pelo vosso Espírito, para que possamos dedicar toda nossa vida a vós, como fez Jesus Cristo, vosso Filho e Nosso Senhor. Amém.
Dirigente - O Tempo Pascal dura 50 dias, até a festa de Pentecostes, festa dos dons do Espírito Santo. É tradição da Igreja Católica unir-se em oração, durante os nove dias que a antecedem, para implorar a graça de acolhê-los. Cada dom tem um fruto, isto é, uma virtude correspondente.

Voz 1 - “Esteja preparada para a solenidade de Pentecostes, onde Deus lhe infundirá com plenitude os dons do Espírito Santo. Maria por ter acolhido a boa notícia que lhe fora dada pelo arcanjo Gabriel canta profeticamente no Magnificat, a misericórdia com que Deus a predestinou.

Voz 2 -  A Virgem de Nazaré torna-se o ícone perfeito da Igreja que evangeliza porque foi e continua a ser evangelizada por obra do Espírito Santo.
Palavra de Deus (At. 2,1-5): Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho se fosse uma forte ventania, e encheu a casa onde eles se encontravam. Apareceram então umas como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. / Reflexão.
Voz 2: O rei Salomão ao iniciar o seu reinado, em Israel, pediu a Deus o Dom da Sabedoria para bem dirigir o povo, e Deus lhe concedeu este Dom. Pelo dom da Sabedoria buscamos não a sabedoria do mundo, mas aquela Verdade que se identifica com o Sumo Bem e que nos torna felizes, porque enche de alegria o nosso coração, como disse Jesus: “Quando fordes presos não vos preocupeis nem com a maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer. Naquele momento vos será inspirado o que haveis de dizer. Porque não sereis vós quem falareis, mas é o Espírito do vosso Pai que falará em vós” (MT. 10, 19-20).

Todas - Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho! Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar, aquilo que devo dizer, como eu devo dizê-lo, aquilo que devo calar, aquilo que devo escrever, como eu devo agir, aquilo que devo fazer, para procurar a Vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação. Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós. Ó Maria, Templo do Espírito Santo e Mãe da misericórdia, ensina-nos a sermos fiéis Àquele que habita em nosso coração. Amém.

Canto /   Oração Final:
Todas - Espírito Santo, dai-nos uma consciência sensível aos vossos apelos. Ajudai-nos a reconhecer e respeitar a imagem de Deus em cada rosto humano. Purificai-nos e transformai os nossos corações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que com o Pai vive e reina, na unidade do vosso Amor. Amém



2º. DIA – Dom do ENTENDIMENTO – Fruto: ALEGRIA e a Misericórdia Infinita

               Canto: Espirito Santo de Deus


Dirig: Os discípulos têm dificuldades de entender até algumas coisas que vivenciaram com Jesus; não entendem os anúncios da Paixão. A Ressurreição e a luz do Espírito é que mostrarão aos discípulos quem era mesmo esse Jesus com quem conviveram tão de perto. Jesus disse: “Estas coisas vos tenho dito estando entre vós, mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu disse”.

Voz 1 - Por este dom aceitamos as verdades reveladas por Deus; mesmo não compreendendo todo o mistério, entendemos que ali está a certeza de nossa salvação, porque a Verdade procede de Deus infalível. Disse Deus pelo Profeta; “Eu vos darei um coração capaz de conhecer-me e de saber que sou eu o Senhor. Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus, porque de todo coração se voltarão para mim” (Jr. 24,70).


Voz 2 - Com Jesus continua a Misericórdia de Deus: “Este drama de amor alcança o seu ápice no Filho feito homem. N´Ele, Deus derrama a sua misericórdia sem limites até ao ponto de fazer d`Ele a Misericórdia encarnada.


Dirig.: Este modo de ser de Deus no Antigo Testamento, Jesus o continua no Novo Testamento. Continua no anúncio que a Igreja faz através de seus membros. É o coração do povo de Deus que deve ser curado pela misericórdia. Ouçamos o que nos diz o texto do Evangelho de João.


Jo 14, 24-26 – O Espírito Santo ensinará a vocês todas as coisas.


Reflexão

Canto:

Todas: Espírito Santo, dai-nos uma consciência sensível aos vossos apelos. Ajudai-nos a reconhecer e respeitar a imagem de Deus em cada rosto humano. Purificai-nos e transformai os nossos corações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que com o Pai vive e reina, na unidade do vosso Amor. Amém.





  



3º. DIA - Dom da CIÊNCIA - Fruto: TEMPERANÇA - Misericórdia divina

                          Canto:

Dirigente – O Dom da Ciência não é a ciência do mundo, mas a ciência de Deus, a Verdade que é Vida. Por ele, o Espírito Santo nos indica o caminho a seguir na realização de nossa vocação. O dom da Ciência torna possível discernir e julgar retamente sobre as coisas criadas, permitindo-nos penetrar-lhes o sentido à luz de Deus. Assim as ciências não afastam as pessoas de Deus, mas ao contrário, elas lhes falam Dele. Aqui a ciência se coloca a serviço da fé. Com este dom, o Espírito nos abre para o novo mundo científico, que não abala nossa fé, mas a reforça. Ouçamos.


1 Cor 12, 1-11 – Existem dons diferentes, mas o espírito é o mesmo

Reflexão


Dirig.:  Vem, Espírito Santo, e renova em mim a chama do Teu amor. Enche-me de fé, Senhor, e revela com a Tua luz sobre e em todas as situações da vida. Liberta-me, Espírito Santo, e faz de mim uma nova criatura.


Voz 1 - Santifica o meu espírito e alma, renovando também todo o meu ser, emoções, mente, ouvidos, olhos, lábios e atos. Capacita-me a viver a Palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo em toda a sua profundidade usando de misericórdia para com todos.


Voz 2 - A misericórdia de Deus que transforma o coração dos homens e o faz experimentar um amor fiel, capacitando-os através da misericórdia.


Voz 3 – Que a misericórdia divina possa irradiar-se na vida de cada uma de nós, estimulando-nos ao amor ao próximo e animando aquilo que a Igreja chama das obras de misericórdia corporal e espiritual.


Dirig.: E agora, Santo Espírito, dá-me os Teus dons para que possa melhor servir o Reino de Deus, amando indistintamente, todos os meus irmãos. Mas, acima de tudo, derrama o dom do louvor e da misericórdia, para que, em tudo e por tudo, eu glorifique o Senhor Nosso Deus.


Canto: ­­­­­­­­­­­­­Nova criatura (CD: Palavras de Paulo)

Oração:
Todas - Espírito Santo, dai-nos uma consciência sensível aos vossos apelos. Ajudai-nos a reconhecer e respeitar a imagem de Deus em cada rosto humano. Purificai-nos e transformai os nossos corações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que com o Pai vive e reina, na unidade do vosso Amor. Amém




4º. DIA - Dom do CONSELHO
Fruto: PAZ e a misericórdia de Deus no coração dos homens


                           Canto: Um Novo Pentecostes
Dirigente - O dom do Conselho é a luz que o Espírito Santo nos dá para distinguirmos o certo do errado, o verdadeiro do falso, e assim, orientarmos nossa vida e a de quem nos pede uma orientação. Como nos faz bem quando estamos num impasse e alguém, cheio do Espírito Santo, fala-nos aquilo que Deus quer que ouçamos.

Texto Bíblico: Jo. 14,15-17 “O Espírito Santo continua a obra de Jesus”

Reflexão

Dirig: Ó Espírito Santo dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja!


Voz 1- A misericórdia de Deus suscita no coração dos homens o desejo de ser misericordioso como o Pai, trata-se de ajudar o próximo em suas necessidades espirituais e corporais. É do Cristo sofredor presente nos necessitados que cuidamos.


Voz 2 - Senhor que tenhamos um coração grande, desejoso de tornar-se semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos!


Voz 3 - Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o Coração misericordioso de Cristo e cumprir humilde, fiel a vontade do Pai.

Canto: Quero ter um coração = ao teu (Fábio de Melo)

 Oração:
Todas - Espírito Santo, dai-nos uma consciência sensível aos vossos apelos. Ajudai-nos a reconhecer e respeitar a imagem de Deus em cada rosto humano. Purificai-nos e transformai os nossos corações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que com o Pai vive e reina, na unidade do vosso Amor. Amém




  

5º. Dia - Dom da FORTALEZA - Fruto: PACIÊNCIA Misericórdia é o que eu quero

                           Canto- Sê Bem Vindo Espírito Santo

Dirigente - O dom da Fortaleza que é dado ao fiel, para que não esmoreça nas tantas lutas da vida. Em nossa existência, quantos combates devemos enfrentar! Mas, quando a força de Deus está em nós, o inimigo é vencido, porque Deus combate em nosso favor. Esse dom dá coragem para se viver a fé até diante do martírio. Viver bem o cotidiano e alcançar a meta final, apesar de todas as dificuldades e obstáculos que encontramos no caminho, eis o fruto principal deste dom.


Ef. 6, 10-20 – 17 “ Revesti-vos da armadura de Deus

Reflexão

Voz 1- Deus sempre tem propostas novas para nossa vida, sua misericórdia e paciência são eternas por isso não podemos repetir a história do povo que recebeu muito de Deus e não correspondeu. É necessária a conversão.


Voz 2 - Deus é paciente e misericordioso. A paciência de Deus é sem limites somos chamadas a ser misericordiosas como o Pai o foi lembremos portanto dos benefícios de Deus com as luzes do Espírito Santo.


Dirigente: Vem, Espírito Santo, e envia do alto do céu um raio da Tua luz. Vem, Pai dos pobres, doador da divina graça, e luz dos corações. És consolo e defensor, amável hóspede dos corações, e alívio incomparável.


Voz 3: Vem livrar-nos do pecado, abrandar a nossa aridez e curar as nossas feridas. Concede-nos que possamos superar a nossos medos, vencer a nossa apatia, e nos guardar no bom caminho.


Voz 4: Aqueles que creem em Ti e em Ti confiam, concede os Teus sete dons sagrados. Como prêmio da virtude, dá-lhes a felicidade e a alegria eterna. Amém.

Canto:

Oração:

Todas - Espírito Santo, dai-nos uma consciência sensível aos vossos apelos. Ajudai-nos a reconhecer e respeitar a imagem de Deus em cada rosto humano. Purificai-nos e transformai os nossos corações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que com o Pai vive e reina, na unidade do vosso Amor. Amém





  
6º. Dia - Dom da PIEDADE - Fruto: BENIGNIDADE e misericórdia, caminho que une Deus e o homem

                           Canto: Vinde Espírito Santo
Dirig: Pelo Dom da Piedade o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. A Piedade é uma virtude muito nobre, que exprime serviço e respeito aos pais, aos parentes e irmãos. O dom da Piedade conduz-nos à experiência da filiação divina em Cristo Jesus. O homem piedoso tem relações de fraternidade com o mundo que o rodeia e o Espírito Santo lhes dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria.


Voz 1- A misericórdia designa sentimentos de compaixão ou de benevolência suscitado pela miséria alheia, entendemos a misericórdia de Deus, não tanto a partir dos sentimentos, mas a partir da fidelidade à aliança.


Voz 2 - A força impulsionadora da misericórdia é o amor compassivo e afetuoso de Deus conforme a aliança que Ele por bondade estabeleceu com o seu povo. Através de Jesus a misericórdia de Deus voltou-se para os homens. Ouçamos o que nos diz o texto bíblico.

Voz 3 - 1Cor 2, 10-12.  “Pois o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundidades de Deus. Quem conhece a fundo a vida íntima da pessoa é o espírito da pessoa que está dentro dela. Da mesma forma, só o Espírito de Deus conhece o que está em Deus. Quanto a nós, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para conhecermos os dons da graça de Deus”.
Reflexão

Dirigente - Espírito do Pai, vivifica-nos! Espírito do Filho, salva-nos! Amor eterno, abrasa-nos com Teu fogo, inflama-nos com Tua luz e ilumina-nos. Fonte viva, dessedenta-nos, de nossos pecados, purifica-nos.

Voz 1 - Por Tua unção, robustece-nos, com Teu consolo, recreia-nos, com Tua graça, guia-nos e protege-nos com Teus anjos. Não consintas jamais separarmo-nos de Ti e ouve nossa oração, Deus Espírito Santo.

Voz 2 - Toca-nos com Teu dedo e infunde-nos a torrente de virtudes. Fortalece-nos com Teus dons, deleita-nos com Teus frutos. Guarda-nos do inimigo mau, unge-nos para o combate derradeiro, ampara-nos na hora da morte.

Voz 3 - Chama-nos, então, para junto de Ti, para louvar, por toda a eternidade, o Pai, o Filho e a Ti, com todos os santos, ó nosso Consolador. Amém.

Canto:

Oração:

Todas: Espírito Santo, dai-nos uma consciência sensível aos vossos apelos. Ajudai-nos a reconhecer e respeitar a imagem de Deus em cada rosto humano. Purificai-nos e transformai os nossos corações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que com o Pai vive e reina, na unidade do vosso Amor. Amém







7º. Dia - Dom do TEMOR DE DEUS – Fruto: BONDADE e Misericórdia, mistério
da fé cristã

                          Canto: Vem Espírito de Deus
Dirigente: Temer a Deus não é ter medo dele, mas sim amor reverencial. Esse dom nos ajuda a termos para com Deus uma relação filial, amorosa e respeitosa; uma confiança reverencial, temor filial; implica docilidade ao Espírito que nos move a reverenciar Deus Pai e a Ele nos submetermos. O temor filial dá-nos certeza da fidelidade de Deus, como o revelou no Antigo e no Novo Testamento.


Voz 1- Cristo revela Deus rico em misericórdia. Tornar presente o Pai como amor e misericórdia constitui na consciência do próprio Cristo ponto fundamental do exercício da sua missão.

Voz 2 - A cada manhã, conhecer o nosso Deus, e saber que a sua misericórdia se renovam. Ele demonstra o seu amor para conosco, dia após dia, não nos consumindo, mas pela graça que é renovada em nós, em nossos atos e na alegria de sermos suas filhas.


Bíblico: Rom. 14, 17-19 – O Reino de Deus é paz, alegria no Espírito Santo.

Reflexão

Canto:


Dirig.: Ó Divino Amor, laço sagrado unido ao Pai e ao Filho, Espírito todo-poderoso, fiel consolador dos aflitos, penetrai nos abismos do meu coração, e nele fazei brilhar a vossa luz esplendorosa.


Voz 1 - Nele espalhai o vosso doce orvalho, para que cesse a sua grande aridez.
Enviai os raios celestiais do vosso amor até ao mais profundo da minha alma, para que, penetrando nela, eliminem todas as minhas debilidades e negligências. Amém.

Oração:
Todas: Espírito Santo, dai-nos uma consciência sensível aos vossos apelos. Ajudai-nos a reconhecer e respeitar a imagem de Deus em cada rosto humano. Purificai-nos e transformai os nossos corações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que com o Pai vive e reina, na unidade do vosso Amor. Amém



   



8º.  Dia - O Espírito Santo autor da Santidade –
Fruto: MANSIDÃO – A Misericórdia mora no coração do homem

                              Canto:
Dirigente - No crescimento espiritual é Cristo que cresce em nós. O Espírito se manifesta em nós levando-nos a um compromisso com tudo o que é nobre, justo, verdadeiro e puro, instaurando o Reino de Deus entre os homens e sendo um fator de paz, perdão e esperança no mundo. Não existe outra receita para tornar eficaz nossa vida apostólica a não ser a santidade e o testemunho.
Todas: Divino Espírito Santo, quero, hoje, rezar, com toda a Igreja, pedindo que nos envieis os vossos dons: o dom da Sabedoria, do Entendimento, da Ciência, do Conselho, da Fortaleza, da Piedade e do Temor de Deus. Isto vos pedimos em nome de Jesus Cristo que nos prometeu: "Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei..." Santificai-nos pelo vosso Espírito, para que possamos dedicar toda nossa vida a vós, como fez Jesus Cristo.
Dirig.: "Glorifiquemos a Deus Pai e ao Filho que ressuscitou, e ao Santo Espírito de Deus, por infinitos séculos. Amém!" O último verso do "Veni Creator" nos convida a reafirmar nossa fé na Santíssima Trindade, a louvar e a agradecer a ação do Deus Uno e Trino em nossa vida. A Santíssima Trindade é a fonte de toda comunhão e de toda alegria.
Voz 1 - A Igreja unida a Cristo, encarnação viva de Deus Misericordioso, é chamada a viver a misericórdia como traço característico de todo o seu ser e agir. Aquilo que dizemos, e o modo como o dizemos, cada palavra e cada gesto, deveria poder expressar a compaixão, a ternura e o perdão de Deus para todos.
Voz 2 - Só palavras pronunciadas com amor e acompanhadas por mansidão e misericórdia, tocam os nossos corações. Mansidão e humildade passam pelos relacionamentos e devem ser usadas em relação às nossas próprias fraquezas, ao conhecimento de nossas fragilidades, e nos levarem a agir com misericórdia.
Palavra de Deus:  At 2, 1-5 - Todos ficaram repletos do Espírito Santo
Reflexão
Canto:
Dirig.: Devido às nossas fraquezas humanas, em vez de louvar e agradecer a Deus, muitas vezes só lembramos de pedir. Façamos deste oitavo dia da Novena de Pentecostes um dia de louvor e gratidão por todas as alegrias e benefícios que a Trindade Santa nos concede.

Oração Final: Espírito Santo, dai-nos uma consciência sensível aos vossos apelos. Ajudai-nos a reconhecer e respeitar a imagem de Deus em cada rosto humano. Purificai-nos e transformai os nossos corações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que com o Pai vive e reina, na unidade do vosso Amor. Amém!





9º Dia:- Dom - Maria, a mulher acolhedora do Espírito Santo –
Fruto: HUMILDADE, Maria Mãe da Misericórdia

Canto:
Dirig.: Olhando a vida de Maria, de que maneira vou permitir que o Espírito Santo atue em mim, todos os dias da minha vida? Ó Deus Pai, derramastes os dons do vosso Espírito sobre a bem-aventurada Virgem Maria que orava com os apóstolos, fazei que perseveremos unânimes na oração com Maria, nossa Mãe para levarmos ao mundo, com a força do Espírito, o alegre anúncio da salvação.
Voz 1 - Encerrando nossa novena, queremos celebrar Maria, a Imaculada Esposa do Espírito Santo. Por sua docilidade ao Espírito de Deus, ela gerou em seu seio o Verbo da vida: Jesus.

Voz 2 - A ela nos unimos no louvor e na ação de graças ao Deus Uno e Trino. Peçamos, por intercessão de Maria, que o Espírito Santo nos transforme em sinal de esperança para todos aqueles que não conhecem o Caminho, Jesus Cristo, do qual recebemos a plenitude da vida, a salvação.

Voz 3 - Existe uma íntima relação entre Maria Santíssima  o mistério da misericórdia divina e a prática da misericórdia. Maria está desde a sua concepção envolta na misericórdia infinita do Pai pelo Filho e no Espírito Santo.

Dirig.: Maria é a mulher que experimentou de modo único a misericórdia de Deus que a envolveu de modo particular desde a sua Imaculada Conceição, passando pela Anunciação, como discípula fiel do seu Filho até o grande momento da sua Páscoa (paixão, morte, ressurreição, glorificação e Pentecostes), Ela gerou a misericórdia divina encarnada.

Palavra de Deus: Is. 61,1-3.10-11 - O Espírito do Senhor Javé está sobre mim ou Lc.1, 34-35; 39-41
 Reflexão
Canto:
Oração Final: Espírito Santo, dai-nos uma consciência sensível aos vossos apelos. Ajudai-nos a reconhecer e respeitar a imagem de Deus em cada rosto humano. Purificai-nos e transformai os nossos corações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que com o Pai vive e reina, na unidade do vosso Amor. Amém


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...