Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

sexta-feira, 21 de junho de 2013

UM NOVO BRASIL


O QUE MESMO ESTÁ EM CRISE NO BRASIL?
O QUE MESMO PRECISA SER MUDADO PARA
TERMOS UM NOVO BRASIL?
Adroaldo Lamaison*
Os 4 pilares que sustentam o Brasil estão em crise e ai se entende todos os problemas que estamos vivendo. São eles: a família, a educação, a religião e a política.

A FAMÍLIA é a primeira grande escola da vida. Ali aprendemos o gosto pela leitura, o respeito pelos mais idosos. Aprendemos a ser honesto, a amar o país, a tratar bem todas as pessoas, a cuidar da natureza. Na família aprendemos a auto estima, recebemos amor, carinho e atenção para SERMOS PESSOAS HARMONIZADAS. Os filhos aprendem a ter limites, a cumprir regras, a respeitar, as noções de certo e errado, a poupar e a ser feliz. Eles aprendem que a felicidade não está nas coisas, mas no amor. Como a maioria só tem coisas e falta amor, muitos jovens são alvos fáceis para as drogas, para o álcool e a violência. Os pais são os primeiros professores das nossas vidas. ISSO ESTÁ FUNCIONANDO BEM? Os pais realmente estão assumindo a educação e formação dos filhos? Uma criança assiste em média 3 horas de televisão por dia. São 21 horas por semana e no mês são 100 horas. Quantas horas os pais ficam juntos com os filhos conversando e ensinando alguma coisa? Sem essa escola a solução fica mais complicada.

A EDUCAÇÃO - Muitas crianças já vão para escola desajustadas, sem limites, sem respeito, sem vontade. Os pais entregam as crianças na escola para QUE A ESCOLA EDUQUE SEUS FILHOS. Alguns chegam a dizer: “dá um jeito neles que eu não consigo”. O MÉTODO DA ESCOLA NÃO FUNCIONA. Uma criança entra na escola com 7 anos (sem falar da escolinha). Até lá ela já assistiu 5 mil horas de televisão. Ela é visual, dificuldade de pensar e se concentrar. O método da escola é abstrato. A forma de dar aula é chata e não atrai o interesse. Professores mal pagos, escolas sucateadas, falta de material não estimulam uma aula diferente. Vários professores são heróis, pois apesar de tudo fazem o melhor que podem. A criança domina muito mais as novas tecnologias que os professores. A criança descobre que a coisa mais importante é a nota. Aluno quer nota. Para isso ele decora a matéria para fazer a prova e poder passar. Decorar não desenvolve a inteligência. A função da escola é desenvolver a inteligência, fazer pensar. E os pais? Os pais não participam da escola, não acompanham seus filhos, não olham o material escolar. E na faculdade é pior. Estamos formando SÓ mão de obra para o mercado de trabalho e não cidadão para construir um novo país. Quantos alunos se formam em universidades públicas e depois NÃO FAZEM NADA DE GRAÇA, não devolvem nada para a sociedade. Saem de uma universidade SEM CONCIÊNCIA SOCIAL nenhuma.

AS RELIGIÕES - O que ensinam as religiões? O que querem as religiões? Algumas só querem dinheiro, ganhar dinheiro com o sofrimento e a desilusão das pessoas. A cada esquina se abre uma nova Igreja. Outras se acham AS ÚNICAS DONAS DA VERDADE. Outras são apenas ritualistas, cheias de regras e normas. A maioria das religiões não está cumprindo o seu papel de ajudar as pessoas a se encontrarem CONSIGO MESMAS, COM DEUS E COM AS PESSOAS. A religião deveria formar homens novos, acolhedores, amáveis, fraternos, solidários e que ajudem a construir um novo país. Isso está acontecendo? Algumas Igrejas estão formando fundamentalistas, pessoas fechadas, rígidas e nada ecumênicas. O Brasil é o maior país católico do mundo. As Igrejas evangélicas crescem a cada dia. Em cada esquina há uma Igreja. A Cruz está em toda parte. Deus está na cabeça, nos pescoços, nas paredes, MAS NÃO ESTÁ NO CORAÇÃO DAS PESSOAS. O que fazem as religiões?

POLÍTICA - A CRISE É DE LIDERANÇA, DE BOA VONTADE E DE UNIÃO. Falta isso para a maioria dos nossos políticos. Eles sabem o que precisa ser feito. Não são burros. Para termos um novo Brasil no futuro, temos que ter um NOVO POLÍTICO. Partidos temos de sobra? Qual é o melhor? Qual a diferença entre um e outro? Eles cobram dos seus políticos? Querem de fato um novo Brasil? Com raríssimas exceções são todos iguais. O PT era uma grande esperança, pois era um partido que nasceu do povo, de baixo. Grandes cabeças e intelectuais estavam juntos. Virou uma grande decepção. Esses que estão aí deixaram o Brasil chegar onde está. Falta tudo, desde a vergonha, educação, saúde, transporte, segurança etc. A corrupção corre solta. Em qualquer obra, alguém deles tem que levar uma parte. São desunidos, cada um só olha para o seu partido, só apóiam um projeto se ganharem um cargo ou uma vantagem. Quanto custa para o país um deputado? E um senador? Diárias, ajuda de custo, apartamentos, carros, empregos É UMA VERGONHA. O que os partido dizem disso? Por que os partidos não espulsam os membros corruptos ou acusados de corrupção? Qual o resultado disso tudo? Resolvem as coisas? O País precisa urgente de grandes reformas: a reforma política, reforma trabalhista, reforma tributária, reforma do judiciário. Todos concordam com isso? Então por que não saí? POR QUE ELES NÃO QUEREM Vai mexer com eles mesmos.
Só mudar os políticos vai ajudar, mas não vai resolver. Vamos repensar a sociedade como um todo. Vamos repensar nossas famílias, nossas escolas e nossas Igrejas. Pense o que precisa ser mudado primeiro em você, na sua família, na sua escola e na sua Igreja. Se todo mundo acha que já está certo e só quer mudar os outros, não vai funcionar. VAMOS TODOS MUDAR JUNTOS. Por enquanto as passeatas estão pacíficas na sua maioria, mas um dia o dragão pode cuspir fogo.

Adroaldo Lamaison
Conferencista e humanista.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...