Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Algumas comunidades celebram, neste sábado, Nsa. Senhora como Rainha dos Apóstolos. Sendo sábado, reza-se os Mistérios Gososos. Vão esses mistérios aplicados ao tema do Pentecostes, e uma ladainha de nossa Senhora, Esposa do Divino Espírito Santo.  -   Irmão João

TERÇO DO PENTECOSTES     -    MISTÉRIOS GOSOSOS
1 - ANUNCIAÇÃO DO ANJO
:  Ao refletirmos nas palavras “O Espírito Santo descerá sobre Ti…” contemplemos Maria, sempre disposta a aceitar as manifestações da Vontade de Deus.
Maria acolheu em Si a Luz, murmurando interiormente a palavra SIM. Nesse momento uma nova luz, muito mais clara que a da primeira criação, iluminou a Terra e “o Verbo fez-Se Carne”. É que o SIM de Maria encontrou-se com o Espírito Santo. A luz do Espírito envolveu esse Sim, que determinou a nossa Redenção, e estabeleceu uma comunhão real da criatura com o seu Criador, desejoso de a salvar. Depois de Maria ter dito a Deus, livremente, o Seu SIM, o Verbo assumiu a natureza humana. Ainda hoje é assim que se efetua em nós e na Igreja uma nova e continuada encarnação do Verbo: concebe-se primeiro no espírito, pela fé, e em seguida o Senhor estabelece em nós a Sua morada. É obra do Espírito Santo fomentar e desenvolver a vida de Jesus em cada um de nós. Só quem está disposto,como Maria,a”perder a sua vida por Deus” pode deixar Jesus crescer em si até à plenitude,de modo a poder dizer como S.Paulo: "Já não sou eu que vivo,é Cristo que vive em mim”.

2) VISITAÇÃO:  O mesmo Espírito que veio sobre Maria e A cobriu com a Sua sombra, encheu o Coração de Maria e santificou o Menino que ia dEla nascer. A Encarnação de Jesus em nós é graça do Espírito Santo. A saudação de Maria a Santa Isabel foi sem dúvida uma saudação no “Espírito Santo” e foi também acolhida por Santa Isabel no “Espírito Santo”, porque havia nela muita humildade. Foi um hino recíproco de louvor a Deus no Espírito Santo. Santa Isabel reconheceu em nossa Senhora os dons de Deus e deu glória ao Altíssimo, dizendo: “Feliz de Ti, que acreditaste…” “E de onde me vem esta graça, que a Mãe do meu Senhor venha ter comigo?”
Santa Isabel soube reconhecer e proclamar em nossa Senhora os dons de Deus e foi capaz de ver numa jovem a Mãe do seu Senhor. O encontro da humildade de nossa Senhora com a humildade da Sua prima foi uma manifestação sensível da presença do Espírito Santo.

3) NASCIMENTO DE JESUS:  O primeiro e mais maravilhoso fruto do Espírito Santo é Jesus. Nossa Senhora acolheu em Si a Palavra e deixou-Se invadir e trabalhar pelo Espírito Santo. E assim, nEla, a Palavra fez-Se Carne. Também Nossa Senhora foi um maravilhoso fruto do Espírito Santo e por isso os Seus frutos assemelham-se aos de Jesus: alegria, mansidão, humildade, paciência, piedade, silêncio, serviço atento aos outros, abertura a Deus. É preciso que nos deixemos também invadir pelo Espírito Santo para sermos fecundos. Faremos de novo nascer Jesus em nós, na medida em que a Sua Palavra se torna vida da nossa vida.

4) APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO:  Ao fazermos uma leitura atenta da narração deste mistério que nos faz S. Lucas, ficamos impressionados pela repetida menção que se faz do Divino Espírito Santo. Nada menos que três vezes. O Divino Espírito Santo:
a) Estava com Simeão  /  Revelou-lhe que não morreria sem ver a Cristo Senhor /  Impeliu-o a ir ao templo.  Estamos, portanto, diante de uma vida orientada pelo Divino Espírito Santo. E quando o Espírito de Deus ilumina domina uma vida, tudo se torna diferente: S. Paulo recomendava aos Gálatas que se deixassem guiar pelo Espírito e exortava assim os Efésios: enchei-vos do Espírito Santo. Simeão é exemplo de uma pessoa que se deixou guiar pelo Divino Espírito Santo. Ao meditar o mistério da Apresentação, cada um de nós pode perguntar: de que está cheia e quem domina a minha vida: o Divino Espírito ou o egoísmo e o espírito do mundo?

5) PERDA E ENCONTRO DE JESUS NO TEMPLO: Jesus amava Maria e José como só pode amar um filho que é Deus. No entanto, sem que previamente os avisasse, ficou em Jerusalém quando eles voltaram para Nazaré. Previu toda a aflição porque passariam naqueles três dias separados dEle. Em paz, Jesus voltara ao templo, onde O esperava a Vontade de Deus.
Em cada instante do dia precisamos de coragem para cumprir a Vontade de Deus, seja o que for que os outros pensem de nós. É um dom do Divino Espírito Santo, que habita na nossa alma. Rezando constantemente com Ele, teremos força para cumprir a Vontade de Deus. Nossa Senhora meditava tudo no Seu Coração. E tinha muito que meditar. Era através destas provações que o Divino Espírito Santo Lhe fazia descobrir Jesus cada vez melhor.

LADAINHA da IMACULADA ESPOSA do ESPÍRITO SANTO
Senhor, tende piedade de nós
Jesus Cristo, tende piedade de nós
Senhor, tende piedade de nós
Jesus Cristo, ouvi-nos
Jesus Cristo, atendei-nos
Pai do Céu, que sois Deus, tende piedade de nós
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós

A PARTIR DAQUI RESPONDE-SE: Rogai por nós!
Santa Maria,
Imaculada Esposa do Espírito Santo,
Puríssima Esposa do Espírito Santo,
Devotíssima Esposa do Espírito Santo,
Piedosíssima Esposa do Espírito Santo,
Benigníssima Esposa do Espírito Santo,
Amabilíssima Esposa do Espírito Santo,
Amadíssima Esposa do Espírito Santo,
Esposa eleita do Espírito Santo,
Esposa formosíssima do Espírito Santo,
Esposa graciosíssima do Espírito Santo,
Esposa santíssima do Espírito Santo,
Esposa ilibada do Espírito Santo,
Esposa admirabilíssima do Espírito Santo,
Esposa humilíssima do Espírito Santo,
Verdadeiro Templo do Espírito Santo,
Modelo da alma agradável a Deus,
Exemplo maravilhoso de vida piedosa,
Bendita entre todos os descendentes de Eva,
Mãe cheia de graça,
Virgem coberta com a sombra do Espírito Santo,
Virgem repleta do Espírito Santo,

A PARTIR DAQUI RESPONDE-SE: Nós vo-lo pedimos, ouvi-nos, Maria!
Que nos esforcemos por conservar a veste da inocência batismal,
Que também possamos ser e permanecer templos do Espírito Santo,
Que sempre Vos veneremos com coração puro,
Que nos impetreis os sete dons do Espírito Santo,
Que nos ajudeis a alcançar perfeito amor de Deus e do próximo,
Que a exemplo dos Apóstolos permaneçamos sempre unidos por este duplo amor,
Que a exemplo dos Apóstolos nos suportemos mutuamente com toda a mansidão,
Que a exemplo dos Apóstolos conservemos em paz a união do Espírito,
Que convosco e com os apóstolos perseveremos unânimes em oração,
Que Vos digneis impetrar-nos o Espírito Santo, como a Vós e aos Apóstolos,
Que nós, como Vós e os Apóstolos, sejamos cheios do Espírito Santo,
Que nós, como Vós e os Apóstolos, sejamos cheios do Espírito Santo,
Que nós, como Vós e os Apóstolos, suportemos com paciência o opróbrio e a perseguição,
Que mortifiquemos as obras da carne pelo espírito,
Que também nós contribuamos para a expansão do Reino de Deus segundo as nossas posses,
Que nos seja dado também promover em nós e nos outros a devoção do Espírito Santo,
Virgem e Mãe cheia do Espírito Santo,

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós Senhor

V. Rogai por nós, Esposa do Espírito Santo,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

OREMOS – Deus Todo Poderoso, que enviastes o Espírito Santo sobre os Apóstolos, reunidos em oração com Maria, Mãe de Jesus, concedei, por intercessão da Virgem Santíssima, que nos consagremos fielmente ao Vosso serviço e proclamemos a glória do Vosso Nome em palavras e obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus conVosco na unidade do Espírito Santo. Amem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...