Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Natal

Celebração de Natal em família - 2011
Preparação do ambiente: Uma vela, a imagem do Menino Jesus,
flores ou enfeite de Natal.

Dirigente: Estamos reunidos para celebrarmos a grande festa do Natal. A festa do amor, da luz, do carinho, da solidariedade.
Criança: E o que celebramos, neste dia?
Dirigente: Tudo começou assim: no começo do mundo, não havia luz, não havia vida, tudo era inerte, parado. Era o Nada. Mas, o amor quis fazer sua morada por isso Deus disse:
Voz 1: Façam-se a luz, as estrelas, o sol, a lua, as plantas, os animais, o céu, o mar, e Deus viu que tudo era bom.
Voz 2: Criou a terra e nela colocou o rei da criação: o homem. Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”. Assim, o homem tornou-se a obra mais importante do Criador, o reflexo de seu mistério de Amor.
Dirigente: E o mundo era tão bonito! Mas, a ganância dos homens, a inveja, a rebeldia, estragou toda esta beleza e a obra de Deus foi ofuscada, danificada. O pecado entrou no mundo e estragou a imagem de Deus impressa no homem, desfez a criação. O mundo não era mais o mesmo.
Voz 1: E, como Deus ama seu povo, ofereceu seu Filho, Jesus, para resgatar a pessoa humana do pecado.
Voz 2: O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam na região tenebrosa resplandeceu uma luz (Eclo,16-2).
Dirigente: Para mandar seu filho ao mundo, Deus escolheu uma moça virgem da cidade de Nazaré, chamada Maria. Enviou um anjo para anunciar à Maria esta grande novidade.
Voz 1: José era da descendência de Davi. Foi por isso que veio até a cidade de Davi, chamada Belém, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.  Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias de Maria dar à luz e foram procurar uma hospedagem, mas ninguém abriu as portas, e Jesus teve que nascer numa gruta que abrigava os animais.
Dirigente: Hoje, Jesus quer nascer também em nosso coração. Ele quer ser Luz que ilumina nosso caminho. Por isso vamos acender a vela, (uma pessoa da família acende a vela) para que ela ilumine simbolizando o desejo que temos que Jesus ilumine nossa vida e a vida daqueles que estão próximos de nós.
Todos: Vem, Jesus e ilumina nossa vida!
Voz 1: Vem. Jesus nos ensinar como viver a fraternidade e o amor! 
Todos: Vem, Jesus e ilumina nossa vida!
Voz 2: Vem, Jesus trazer paz e harmonia para nossa família e às famílias do mundo inteiro!
Todos: Vem, Jesus e ilumina nossa vida!
Voz 1: Vem Jesus, cuidar de todas as crianças desamparadas, que passam fome e que ficam órfãs por causa das guerras e dos terremotos!
Todos: Vem, Jesus e ilumina nossa vida!
Dirigente: Senhor, nesta noite santa, depositamos diante da tua manjedoura todos os sonhos, todas as lágrimas a e esperanças contidos em nossos corações. Pedimos por aqueles que choram sem ter quem lhes enxugue uma lágrima. Por aqueles que gemem sem ter quem escute seu clamor. Suplicamos por aqueles te buscam sem saber ao certo, onde te encontrar. Para tantos que gritam paz, quando nada mais podem gritar.
Voz 2:  Abençoa, Jesus Menino, cada pessoa do planeta Terra, colocando em seu coração um pouco da luz eterna que vieste acender na noite escura de nossa fé.
Voz 1: Vamos agora lembrar as pessoas que nós queremos que Jesus abençoe,  neste Natal. (Dar espaço para que os participantes digam em voz alta o nome das pessoas)
Dirigente: Natal é ternura, saudade, alegria, fé, esperança, paz e amor. Um Deus feito criança, reclinado no presépio. Natal é Deus dizendo ao homem: “Eu te amo, abraço-te, beijo-te e ficarei contigo”.
Criança: Como é bom celebrar o Natal em família!
Dirigente: Sim, pois acreditamos que é Jesus que nos une; vamos nos dar um abraço, desejando-nos um Feliz Natal cheio de Paz, de alegria, de perdão e de esperança. E que este abraço se estenda a todas as pessoas que amamos.
(Enquanto as pessoas se abraçam coloca-se uma música de Natal.
Sugestão: “Noite Feliz”)
O Sagrado – Rede de Educação deseja a toda Comunidade Educativa um abençoado Natal 2011 e um ano 2012 pleno de bênçãos!

                                                   
(Celebração elaborada por Ir. Marinês Tusset, ASCJ)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...