Teológico Pastoral

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sábado, 31 de maio de 2014

Homilia dominical - 1o. de junho de 2014

ASCENSÃO: tocar o céu, com os pés na terra

“Ide e fazei discípulos meus todos os povos…”(Mt 28,19)

Devemos entender a Ascensão como parte do Mistério Pascal que é uma única realidade. Não se trata de um “vir e regressar” de Jesus; trata-se de diferentes modos de sua presença e de seu ser. Nem a Ressur-reição, nem a Ascensão, nem o “sentar-se à direita do Pai”, nem a glorificação, nem a vinda do Espírito, são acontecimentos separados. Trata-se de uma realidade única que está acontecendo neste mesmo instante; são, em certo sentido, “perspectivas” diferentes de uma única realidade conhecida como “aconte-cimento pascal”. A “ascensão” não é algo diferente da “ressurreição”, senão outro modo diferente de falar da “exaltação” de Jesus sobre a morte.
Na Ascensão, Deus nos quer acostumar à invisibilidade do seu Filho no humano. Invisibilidade que não é ausência, mas presença de outra maneira (“eu estarei convosco todos os dias”)
Quando na Ascensão se esconde a condição humana de Jesus, ele continua fazendo-se presente e visível na vida e nos rostos de todos. Na Ascensão, Jesus mergulha em Deus “com cheiro de humanidade”; Ele assume toda a humanidade e a entrega ao Pai.

Situar a cena em um monte sem nome, na Galiléia, nos indica que o que nos interessa não é o lugargeo-gráfico, mas o simbolismo. Para a Bíblia, o monte é o ambiente da manifestação de Deus, onde Ele confia ao ser humano uma missão.
O fato de Mateus indicar a Galiléia também tem um significado mundo importante. Jesus, na sua vida pública, inicia suas atividades na Galiléia. Após a Ressurreição e seguindo as indicações das mulheres, os discípulos se reúnem novamente ali onde havia começado sua amizade com Jesus; ali haviam se compro-metido a segui-lo colaborando em seu projeto do reino de Deus. Nas periferias da Galiléia Jesus começou a sua missão; é ali onde Mateus quer localizar o começo da missão da Igreja nascente, como prolonga-mento da mesma missãoe do estilo de vida de Jesus.
Por isso, Galiléiaé o lugar da luta e compromisso pela vida, o lugar dos excluídos e desprezados, o lugar do discípulado, o lugar no qual Jesus realizou os gestos libertadores.
E Jesus foi o ponto de partida de uma profunda mudança na história da humanidade. Ele percorreu vilas e cidades despertando a vida e fazendo renascer a esperança.
Foi na Galiléia Jesus venceu os poderes que atentavam contra a vida; ali é onde venceu a morte; por isso, após a Ressurreição, Ele irá diante dos discípulos, contagiando-os com seu Espírito.
A eles Jesus confere a missão de continuar aquilo que ele tinha feito: continuar a percorrer as vilas e cidades levando a vida, a esperança... Mas não só na Galiléia e sim, em todo o mundo.
É o lugar do testemunho e da ação da comunidade cristã.
“Os onze discípulos caminharam para a Galiléia...” Aparentemente tudo estava normal, uma cena familiar na Galiléia. No entanto, falta um. Os apóstolos são um corpo ferido, não são mais os mesmos de antes. Algo ficou comprometido entre eles e em relação a Jesus. Agora que o viram crucificado, porque um deles o traiu, outro o negou, todos fugiram, os seus corações vacilavam, estavam inseguros.
Mas a autoridade de Jesus não foi minimamente prejudicada pela traição e fuga, nem torna-se ineficaz pela dúvida dos outros apóstolos.

Na verdade, a Ascensão do homem Jesus começou no presépio e vai ter sua máxima expressão na cruz quando exclamou: “tudo está consumado”.Jesus vivia em permanente Ascensão porque sempre vivia para além de si mesmo: todo seu ser e durante todo tempo estava aberto à vontade do Pai, no compromisso com os maissofridos. Ele não se deixou determinar pelos apegos a bens, pela busca do poder e prestígio...
Agora, no monte da Galiléia, chegou à meta, à plenitude total em Deus. Precisamente por viver livre de tudo o que era caduco, transitório, terreno, só permaneceu nele o que havia de Deus, e portanto, se identificou com Deus totalmente.
Essa é também nossa meta: viver em “estado de ascensão”.Esse é o caminho da vida; isso dá sentido e razão ao nosso viver.
A Ascensão de Jesus nos faz superar o medo de ir para além de nós mesmos, nos move a quebrar o medo de nossa própria grandeza, o medo da nossa missão, o medo da vastidão dos nossos sonhos...  Subir, com Jesus, o Monte da Galiléia significa ter horizontes, não se limitar ao nosso modo habitual e fechado de viver, nemacomodar-nos com medo de fazer a travessia;deixar ressoar o apelo de Jesus para fazer as coisas com paixão e com criatividade, para construir, crescer, ousar... em direção ao “mais”...
Sem a perspectiva da Ascensão, nossa vida se atrofia, não multiplicamos nem desenvolvemos nossos talentos, embarcando na realização de projetos minúsculos. Distantes da Ascensão nós nos desumani-zamos porque enterramos nossas aspirações mais profundas, nossos sonhos mais nobres.
Sem experimentar a Ascensão de Jesus, carecemos de injeção de idealismo, de generosidade e serviço. Com isso, frustramos o “sonho” de Deus e frustramos a nós mesmos, já que não temos outra perspectiva a não ser nosso “pequeno e limitado mundo”.

Não podemos permanecer pasmados olhando o céu e esperando a solução para os nossos desafios nesta terra.Porque o céu não é para ser simplesmente contemplado, senão, sobretudo, para ser acolhido, consentido, antecipado.
Nesse sentido, a Ascensão, por ser um vislumbre da plenitude eterna, nos religa mais fortemente à terra; grande parte do céu está feito de humanidade, a de Deus e a nossa... graças a Jesus. Nele o céu se abriu, se deixou tocar e se nos deu a conhecer no essencial.
O céu de “cima” é o céu do caminho da história da humanidade, um caminho iluminado e potenciado por Jesus. O futuro do céu é o presente do Reino que Jesus iniciou com sua vida e com sua entrega, um caminho no qual nós mesmos vamos sendo “céu” (Reino) pela força do Espírito de Cristo.
O trono do céu onde Jesus está “sentado à direita do pai”, é o trono e a mesa onde somos chamados a nos sentar em comunhão de amor, colocando no centro do “banquete” (do pão e da liberdade) os expulsos da história, os pobres, humilhados e excluídos...
Enfim, o céu é a justiça, que é a vida que não acaba. Tudo o que seja caminho de justiça é caminho de céu. Uma justiça feita de transformação social e pessoal. Não há novo céu sem nova terra, sem comunhão com Deus, sem plenitude de mesa.

Texto bíblico:Mt 28,16-20

Na oração: O céu é a profundidade da vida… O céu está dentro, é a
presença de Deus em cada um de nós... Por isso, para alcançar o céu não é preciso subir para além dos astros, nem é preciso caminhar para além dos tempos futuros, mas “descer” ao céu da própria intimidade e da realidade que nos cerca.
- A oração nos permite acessar e alargar o “novo céu” presente no nosso interior, morada do Deus Amor.
- Desça cada vez mais profundamente a esses abismos celestiais de silêncio, onde você entra em comunicação coma própria Trindade.



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