Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Formação humana

A Vida é uma Missão

Todo ser humano veio a esse mundo para cumprir uma missão. Ninguém veio ao mundo por acaso, mas enviado por Deus para semear a paz, o amor, o bem, a justiça e tudo aquilo que ajuda o ser humano a ser melhor. Cada um é diferente, com dons especiais é chamado a colocar a serviço dos outros o que recebeu gratuitamente de Deus. A realização da pessoa está em servir, fazer o bem, deixando marcas por onde passar. Cada vida é uma missão a ser cumprida ao longo da existência. Caso alguém não cumpra aquilo para o qual foi chamado, com certeza ficará um vazio, porque cada vocação é única, especial e irrepetível.
Ao longo da sua passagem por esse mundo, cada um vai descobrindo os seus dotes e aprimorando-os, a fim de ser um servidor qualificado. Não podemos nos contentar com o que somos, conhecemos e vivemos. A vida é sempre um desafio para sermos melhores em nosso trabalho, em nossas ações e assim podermos ajudar a melhorar a vida dos outros.
A missão é sempre um sair de si mesmo, do seu pequeno mundo, das suas preocupações particulares e pensar o outro, com suas necessidades. Para vencer a depressão que tanto assola o mundo de hoje, derrubando e destruindo muitas pessoas, um dos grandes remédios é o voluntariado. Quando saio do meu mundo e vou ao encontro de quem precisa, deixo de lado as minhas carências e me realizo fazendo o bem. Ajudar quem está carente preenche-nos por dentro e elimina uma série de neuroses e dores provocadas pelo nosso vazio existencial.
São Paulo vai nos dizer que existe muito mais alegria em dar do que receber. Quando nos doamos, o bem volta para nós em dobro. Lemos tantas frases sábias nos caminhões que nos fazem pensar. Uma delas diz o seguinte: ‘desejo para você o dobro daquilo que você me deseja’. Claro, essa é uma frase meio faca de dois gumes, porque eu acabo desejando em dobro o mal, e o cristianismo pede que perdoemos quem nos faz o mal. Mas na verdade o mal que fazemos também vem em dobro para nós, porque ele acaba nos afetando e destruindo. Nunca vi alguém se realizar fazendo o mal, desejando o mal, ou sendo possuído pelo mal. Eu vi, sim, pessoas se realizando com o bem feito, com dor e sofrimento.
Dessa vida nós vamos levar o bem que tivermos praticado, porque no céu não existe lugar para a maldade, para a destruição, para a vingança, muito pelo contrário. Seremos julgados pelos frutos que tivermos dado, pelo bem construído, pela bondade semeada, pela esperança, mas sobretudo pela caridade.
Nunca se canse de fazer o bem, pois o bem semeado será também colhido por você, assim como o mal se voltará contra você. Essa é a dinâmica da nossa existência, e é isso que nos faz viver e seguir em frente. Somos chamados a sermos construtores da paz, através de nossas palavras, gestos e ações.
Sair de si mesmo e colocar-se a serviço do outro, é a grande missão de cada um de nós. Não precisam ser coisas extraordinárias, mas fazermos bem mesmo nas coisas simples, do dia a dia. Quantos santos foram maravilhosos porque viveram profundamente na simplicidade, sem grandes alarmes e estardalhaços. A mãe, por exemplo, que com tanto amor e carinho cozinhou a vida toda pensando no bem dos filhos, com certeza viveu plenamente a sua missão. Ou aquele pai que trabalhou sempre pensando no futuro dos filhos, deixando de lado uma série de gostos pessoais, viveu muito bem a sua missão nessa terra.
Viver plenamente a vida é entender que ela é uma missão, sempre em prol do outro, fazendo tudo com amor e alegria. Seja qual for a sua missão, viva-a plenamente, colocando tudo o que você é a serviço do próximo.
Dr. Pe. André Marmilicz
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...