Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Retiro de fevereiro de 2017


RETIRO MENSAL – FEVEREIRO 2017
Tema: A mulher Consagrada é o rosto de Maria e da Mãe Igreja
                                                                         (Papa Francisco)
Sugestão para ambientação do retiro: Colocar em evidência a imagem de Maria
Invocação ao Espírito Santo
Dirigente: Motivadas pela graça de iniciarmos um ano jubilar sob a proteção e na companhia da Mãe de Deus e nossa, pela ocasião dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba, queremos, neste dia de retiro, celebrar, fazer memória e agradecer. Agradecer, sobretudo, ao Pai por ter “oferecido ao Brasil a sua própria Mãe”, como disse o Papa Francisco. E neste sentido, somos também convidadas a olhar para nossa Consagração e nos espelhar em Maria, mulher que “acreditou” nos planos do Senhor. Possamos, do mesmo modo, aderir ao plano de amor que Deus traçou para nós desde toda a eternidade. Que possamos nos colocar em sua presença com o coração desejoso de experimentar a alegria que brota do Evangelho, a fim de meditarmos, guardando no coração este grande tesouro, e comunicá-lo com nossa vida.
Maria, a mãe intercessora seja nossa companheira, nos auxilie, nos anime a contemplarmos Jesus, afim de que, colocando nossa confiança Nele, acreditemos que sua graça nos acompanha, assim como acompanhou sua Mãe e nossa amada fundadora Madre Clélia, em toda a sua trajetória terrena.
Canto: Companheira Maria...
Voz 1: A bem-aventurada Virgem Maria pelo dom da maternidade divina, que a une com o seu Filho Jesus Cristo, e pelas suas graças e funções singulares, está também intimamente unida à vida e à missão da Igreja. A Mãe de Deus é a figura da Igreja, o seu modelo exemplar, na ordem da fé, da caridade e da perfeita união com Jesus Cristo.
Todas: Sendo a Virgem de Nazaré aquela que é “feliz porque acreditou”, ela está sempre presente no meio da Igreja, “de geração em geração”, sendo para ela modelo da esperança que não decepciona.
Voz 2“Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe”. Tendo acolhido o sinal que Deus lhes tinha dado, os pescadores tornam-se missionários, partilhando com os vizinhos a graça recebida. Trata-se de uma lição sobre a missão da Igreja no mundo: “O resultado do trabalho pastoral não se assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor” (Papa Francisco).
Todas:A companhia e a proteção maternal de Nossa Senhora Aparecida nos ajude a progredir como discípulas e discípulos, missionárias e missionários de Cristo!
Voz 3- Como a Virgem de Nazaré, que foi a primeira a acreditar, acolher a Palavra de Deus que lhe foi revelada na Anunciação e permanece fiel a ela em todas as provações, até à Cruz, da mesma forma, a Igreja também se torna mãe quando acolhe com fidelidade a Palavra de Deus e, pela pregação e pelo Batismo, gera para uma vida nova e imortal os filhos, concebidos por obra do Espírito Santo e nascidos de Deus.
Todas: A Igreja guarda a fé recebida de Cristo, a exemplo de Maria, que guardava e meditava no seu coração tudo o que se dizia respeito ao seu divino Filho.
Dirigente: No início deste retiro, elevemos ao Pai a nossa oração, rezando com as Palavras de Madre Clélia que viveu uma profunda devoção Mariana e nos ensina, com seu exemplo, a unir o nosso coração ao Coração da Virgem Maria.
 
 





A MARIA SANTÍSSIMA
Ó Maria, sede minha ADVOGADA. Falai por mim e por minhas pobres Filhas de Religião.
Ó Maria, sede minha poderosa BENFEITORA. Enriquecei-me de graças especiais.
Ó Maria, sede minha CONSOLADORA, consolai-me.
Ó Maria, sede minha ESTRELA, guiai-me em toda parte.
Ó Maria sede minha FORÇA, sustentai-me.
Ó Maria sede minha GUARDIÃ, protegei-me.
Ó Maria sede a minha LUZ, iluminai-me.
Ó Maria, sede minha MÃE, amai-me muito.
Ó Maria, sede minha PROTETORA, defendei-me.
Ó Maria sede meu REFÚGIO, escondei-me.
Ó Maria, sede o meu SOCORRO, vinde a mim!

Sugestões de textos para oração:
Lc 1, 26-38 (A anunciação)
Lc 1, 39-45 (A visitação)
Lc 1, 46-55 (O cântico de Maria)
Jo 2,1-12 (As Bodas de Caná)
Jo 19, 25-27 (Jesus e sua mãe)
Atos 1,12-14 (Presença de Maria no Pentecostes)
Mt 12, 46-50 (Os verdadeiros parentes de Jesus)
Antologia: 4.3 (A Maria Santíssima)

 ---------------------------



 





MENSAGEM À IGREJA CATÓLICA NO BRASIL
ANO NACIONAL MARIANO
Na imagem de Nossa Senhora Aparecida “há algo de perene para se aprender”. “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe”
(Papa Francisco)
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, instituiu o Ano Nacional Mariano, a iniciar-se aos 12 de outubro de 2016, concluindo-se aos 11 de outubro de 2017, para celebrar, fazer memória e agradecer.
Como no episódio da pesca milagrosa narrada pelos Evangelhos, também os nossos pescadores passaram pela experiência do insucesso. Mas, também eles, perseverando em seu trabalho, receberam um dom muito maior do que poderiam esperar: “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe”. Tendo acolhido o sinal que Deus lhes tinha dado, os pescadores tornam-se missionários, partilhando com os vizinhos a graça recebida. Trata-se de uma lição sobre a missão da Igreja no mundo: “O resultado do trabalho pastoral não se assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor” (Papa Francisco).
A celebração dos 300 anos é uma grande ação de graças. Todas as dioceses do Brasil, desde 2014, se preparam, recebendo a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que percorre cidades e periferias, lembrando aos pobres e abandonados que eles são os prediletos do coração misericordioso de Deus. 
O Ano Mariano vai, certamente, fazer crescer ainda mais o fervor desta devoção e da alegria em fazer tudo o que Ele disser (cf. Jo 2,5).
Todas as famílias e comunidades são convidadas a participar intensamente desse Ano Mariano.
A companhia e a proteção maternal de Nossa Senhora Aparecida nos ajude a progredir como discípulas e discípulos, missionárias e missionários de Cristo!
Brasília (DF), 1º de agosto de 2016
Dom Sérgio da Rocha


Bom retiro!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...