Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

quarta-feira, 12 de março de 2014

QUARESMA, UM CAMINHO DE FÉ

Quaresma é um tempo especial porque nos coloca em contato com o centro, o coração, a essência da fé cristã. “Deus amou tanto o mundo a ponto de dar o seu Filho Unigênito” (Jo 3, 15). Na quaresma somos convidados a percorrer o caminho da paixão do Senhor e realizar uma romaria para dentro de nós mesmos. É uma via-sacra, uma procissão, uma peregrinação da fé e de conhecimento interno do amor de Deus. Trata-se de um retiro espiritual.
São muitas as maneiras de vivermos espiritualmente a quaresma. A primeira delas está em ter olhos fixos em Jesus, através dos santos evangelhos da paixão do Senhor. Eles mexem com o nosso pensar, sentir e agir. São uma catequese que nos faz perceber mais profundamente quem somos nós, quem é Deus, o que é o pecado e a liberdade, o que é fé e salvação. Tudo isso está consignado na confissão de fé do centurião romano: “Este homem era realmente o Filho de Deus.” (Mc 15,39).
Outra maneira de vivermos cristãmente a quaresma consiste na prática da oração, do jejum, da esmola, que nos levam a confessar e reparar nossos pecados e a amarmos Deus de todo coração e a nossos irmãos como Cristo nos amou. A quaresma nos atrai para o alto, para o bem, para a graça, para a mudança de vida, para uma  nova mentalidade e novo jeito de viver. Quaresma não significa tristeza, sisudez, culpa, mas, descoberta, encantamento e seguimento do caminho de Jesus. Acertar nossos passos com os seus passos, nossos pensamentos e sentimentos com os seu.
Este tempo quaresmal nos conceda a chance de entrarmos em contato mais consciente com a “paixão do mundo”, o sofrimento humano, diante do qual não podemos nos omitir e nem somente protestar. A paixão de Jesus continua na história da humanidade e isso suscita em nós sentimento de compaixão pelo mundo. Somos tocados, afetados e envolvidos pela dor humana. Tornamo-nos solidários dos irmãos e nos propomos a ser seus Cirineus, carregadores de seus fardos.
A espiritualidade quaresmal é um remédio que cura, uma luz que transforma, aquece e ilumina, uma fonte inesgotável e transbordante de misericórdia e esperança e esperança, um verdadeiro útero regenerador. Colacamo-nos frente a frente conosco mesmos, com os outros, com Deus. Quaresma é um caminho que leva a estes encontros. O coração transpassado do Senhor simboliza o oceano do amor de Deus, a fonte, o rio, a cascata que testemunham a ternura, o carinho, a bondade de Deus e sua compaixão. Nossos corações também se dilatam, nossos olhos se abrem, nossos braços se erguem tocados por tanto amor.
Como seria bom se a quaresma aumentasse em nós o amor do discípulo amado, as lágrimas de arrependimento de Pedro, a sensibilidade de Verônica, a conversão do centurião, a solidariedade das filhas de Jerusalém, o desejo do bom ladrão, a compaixão de Cirineu, a fé de Maria, a nobreza de José de Arimatéia. Todavia a maior graça da quaresma é a fascinação por Jesus Cristo. Como não sentir arrebatamento diante de sua atitude filial na paixão, sua delicadeza com as pessoas, seu conselhos e palavras consoladoras, seu humanismo e seu jeito tão humano de expressar os sentimentos e emoções ao Pai e às pessoas.
Estamos no Ano da fé. Toda a vida de Jesus foi uma confissão de fé no amor do Pai, uma obediência filiar, um cumprimento das Escrituras, uma realização da vontade de Deus. Jesus é o caminho que encontramos através da porta da fé. Uma quaresma vivida na fé é um caminho que nos leva longe, muda rotas, abre horizontes, recria vidas.

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina
folha de Londrina, 1º de março de 2014
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...