Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Retiro

RETIRO DE SETEMBRO

PERMANECEI EM MIM

Dir.: A vida cristã é uma profunda união com Deus. Jesus disse de maneira enfática “Permanecei em Mim e eu permanecerei em vós, porque sem Mim nada podeis fazer...”

Voz 1: O ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Assim também vós não podeis tão pouco dar fruto, se não permanecerdes em Mim” (Jo 15,4)

Voz 2: A insistência dessa recomendação de Jesus faz nos ver que quando a vida não vai bem, quando não produzimos os “frutos” da fé, é porque nossa comunhão com Ele não vai bem. Ele é a videira e nós somos os ramos, e Ele afirma:

Todas: “Quem permanecer em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto”

Voz 3: O poder de Deus se manifesta naqueles que estão cientes da própria fraqueza. O maior risco que corremos no trabalho do Reino de Deus, é o de esquecermos dessa Palavra de Jesus, tentando realizar as obras de fé apenas com os nossos pobres recursos humanos. Jesus sabe que somos fracos e incapazes de fazer a vontade de Deus, então Ele mesmo deseja ser a força e a vida de cada um de nós.

Voz 3: Foi para isso que Ele instituiu a Eucaristia: para poder fazer comunhão íntima com cada um daqueles que salvou, vertendo o seu sangue preciosíssimo na Cruz.

Dir.: Jesus deseja vir a nós e permanecer em nós. Ele é o Bom Pastor que deseja estar com cada ovelha e não quer perder nenhuma delas. Ele foi buscar Zaqueu, Maria Madalena, Mateus, Marta, Lázaro, Tiago, Tomé... e hoje quer buscar também cada uma de nós... eu... você... aqueles que fazem parte de nossa caminhada

Textos para oração
  • Jo 15, 1-11 – Eu sou a videira autêntica e meu Pai é o agricultor e vós sois os ramos
  • Jo 10, 1-11 – Eu vim para que todos tenham vida em abundância...
  • Lc 19 1-10  - Hoje a salvação entrou nesta casa... a casa do coração... a casa do amor...
  • Lc 6,43-49 -  Para quem tem fé, a casa da vida só pode ser construída sobre a rocha que é Jesus Cristo
  • 1 Pd 5,5-11- Perseverança da Fé

Silenciar é criar um espaço interior onde todas as
coisas nos falam de Deus...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...