Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Retiro

RETIRO MENSAL
Onde está o semeador? 

Canto: Brisa suave
  
Reflexão:- Somos convidadas a acolher a Palavra de Deus e vivenciá-la com nosso testemunho no ambiente em que vivemos. Quando a Palavra é testemunha, torna-se visível a presença de Cristo em nossas atitudes, pois as sementes do Reino foram lançadas em nós. Percebendo claramente nossas reações no cotidiano, criamos condições para que a Palavra produza frutos em nossos corações.

Para produzir bons frutos preciso encontrar um coração que seja bom, que acolha a Palavra como uma semente. A semente porém pode cair num coração que não seja bom sufocando-a ou impedindo que ela cresça.

...O Evangelista Marcos nos conduz à descoberta da Palavra de Deus como “semente” que produz frutos e nos torna maduros na fé, capazes de confiar não obstante os insucessos. Jesus como o “Bom Semeador” sai a semear a sua Palavra e pede escuta: “Ouvi! Um semeador saiu a semear...”  A Igreja através de cada uma de nós, segundo o exemplo do Mestre, é chamada a dar fruto ao gesto generoso do Semeador, para que a Palavra possa atingir todos, Independentemente das atitudes de interesse ou desinteresse, de indiferença e de superficialidade dos destinatários.
A Parábola nos ensina que a Palavra de Deus tem um caráter gratuito e excedente, porque a graça da semeadura precede a disponibilidade ou indisponibilidade dos terrenos, isto nos mostra, mais uma vez, que o Reino de Deus é para todos e é sempre um DOM....(Circular –Ir. Miriam)

Canto: O Semeador- Junior)

Para Refletir:
1-    Qual a Palavra que Jesus semeou no terreno da minha Vida? E que percebo que está produzindo frutos?
2-    Quais sementes eu preciso que o Espírito Santo semeie em meu coração para que eu possa cultivá-la para a minha reevangelização pessoal?

Textos para reflexão:
Mc. 4, 3-20- Um Semeador saiu a semear
Is. 55, 8- 13 – Os meus caminhos estão acima dos caminhos de vocês...
Mc. 1,29-39- De madrugada ainda quando estava escuro Jesus levantou-se e foi rezar num lugar  deserto
1 Cor 9, 16–23 – Tudo isso eu faço por causa do Evangelho para me tornar particularmente  dEle

Bom Retiro!
Enviado por: Ir.Eurides Alves ASCJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...