Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

domingo, 28 de agosto de 2011

Hora Santa da Família

 “Família, formadora de valores humanos e cristãos

DIR: Sejam bem vindos para este momento de oração,  o Senhor nos convida a  a rezarmos pelas nossas famílias,, coloquemos diante de Nosso amado Jesus Eucarístico as famílias do mundo inteiro e em especial cada família que se faz presente nesta celebração. Iniciemos cantando a Santíssima Trindade

Canto para Exposição do Santíssimo.

MIN: Graças e louvores sejam dados a todo o momento.
T. Ao Santíssimo e Divinissimo Sacramento.
MIN: Gloria ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo.
T. Como era no principio agora e sempre. Amém

Momento de Silêncio e Adoração

 DIR: Estamos aqui  reunidos como família para celebrar a vida, bendizer ao Nosso Pai que nos ama e nos alva através de Jesus Cristo, e nos conduz por meio do Espírito santo.

Lado 1. Rendemos graças e louvores À Deus Trindade que é modelo de perfeita comunidade e também modelo de família. Por isso queremos pedir que todas famílias sejam testemunhas de unidade e amor para o mundo.

Lado 2. Olhai Senhor  por nós para que sejamos pais e pastores, que o amor seja o laço  a nos unir, o respeito seja a maneira com que nos relacionamos, e que Tua palavra e os teus preceitos sejam os principais ensinamentos em nossos lares.

Todos:. Que saibamos ser filhos também. Que a humildade torne possível nosso aprendizado, a obediencia seja amor a escuta da tua voz, e que a cada oração e adoração nossa fé amadureça a ponto de sermos capazes que nos configurar a Jesus Amor –doação.

Lado 1 :. Senhor Jesus nosso irmão mais velho na fé, ajude nos a vivermos como verdadeiros irmãos e irmãs na fé, que a cada dia fortaleça em nós este laço de fraternidade e que juntos busquemos viver teus ensinamentos e realizar a tua vontade. Que nossas famílias busque inspiração na Sagrada Família de Nazaré para serem sempre mais expressão do amor “que tudo desculpa tudo crê, tudo espera, tudo suporta”(1cor 13)

Canto Louvor

DIR: A família, primeira educadora da fé

Leitor 1: A família cristã, Igreja doméstica, participa desta missão. Além disso, a família tem como primeiros e principais destinatários deste anúncio missionário os seus filhos e familiares
Leitor 2: O principal apostolado missionário dos pais deve realizar-se em sua própria família, pois seria uma desordem e um anti-testemunho pretender evangelizar a outros, descuidando a evangelização dos nossos. Os pais transmitem a fé aos seus filhos com o testemunho de sua vida cristã e com sua palavra.

DIR: A família, educadora da verdade do homem: o matrimônio e a família

Leitor 3 : A família tem hoje a inevitável tarefa de transmitir aos seus filhos a verdade sobre o homem

DIR: A família, educadora da dignidade e respeito de toda pessoa.

Leitor 4: Por ter sido feito à imagem de Deus, o ser humano tem a dignidade de pessoa: não é só alguma coisa, mas alguém. É capaz de conhecer-se, de dar-se livremente e de entrar em comunhão com outras pessoas

Todos: O homem e a mulher têm a mesma dignidade porque ambos são imagem de Deus e porque, além disso, se realizam profundamente reencontrando-se como pessoas através do dom sincero de si mesmos.

Leitor 5: É a “unidade dos dois” a que permite a cada um experimentar a relação inter-pessoal e recíproca. Alem disso, é só a esta “unidade dos dois” que Deus confia a obra da procriação e a vida humana

Leitor 6: A dignidade da pessoa humana – de toda pessoa humana – não depende de nenhuma
instância humana, mas de seu mesmo ser, criado à imagem e semelhança de Deus.

Silêncio
DIR: A família, transmissora dos valores e virtudes humanas

Lado 1: A família, nascida da íntima comunhão de vida e de amor conjugal fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher, é o lugar primário das relações interpessoais, o fundamento da vida das pessoas e o protótipo de toda organização social.

Lado 2: A família ajuda a que as pessoas desenvolvam alguns valores fundamentais que são imprescindíveis para formar cidadãos livres, honestos e responsáveis, por exemplo, a verdade, a justiça, a solidariedade, a ajuda ao débil, o amor aos outros por si mesmos, a tolerância, etc.

Todos: A família é a melhor escola para criar relações comunitárias e fraternas, frente às atuais tendências individualistas.

DIR: A família, aberta a Deus e ao próximo

Lado 1: Esta educação na centralidade do amor a Deus é realizada pelos pais sobretudo através das realidades da vida diária: rezando em família nas refeições, estimulando nos filhos a gratidão a Deus pelos dons recebidos, recorrendo a Ele nos momentos de dor em qualquer uma das suas formas, participando na missa dominical com eles, acompanhando-os para receber o sacramento da Reconciliação, etc.

DIR: A família, formadora da reta consciência moral

Lado 2: A família cristã tem o grandíssimo desafio de formar na verdade e na retidão a consciência moral dos seus filhos, respeitando escrupulosamente sua dignidade e liberdade, de modo que lhes ajude a formar uma consciência reta sobre as grandes questões da vida humana: a adoração e respeito a Deus Criador e Salvador, o amor aos pais, o respeito à vida, ao próprio corpo e ao dos outros, o respeito aos bens materiais e a honra do próximo, a fraternidade entre todos os homens, o destino universal dos bens da criação, a não discriminação por motivos religiosos, sociais ou econômicos, etc

DIR: A família, primeira experiência de Igreja.:  Uma experiência particularmente intensa de Igreja em família acontece quando pais e filhos participam na Missa do domingo. Nela, ao reunir-se com outras famílias e outros irmãos na fé, escutam a Palavra de Deus, rezam pelas necessidades de todos os necessitados e se alimentam de Cristo imolado por nós. A fé cresce e se desenvolve com estas experiências tão bonitas que dão sentido à vida ordinária, infundem paz no coração.
DIR: Acolhamos a palavra, cantando

ESCUTA DA PALAVRA. Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos (At 2, 36-47)

Breve silêncio - Partilha - reflexão
DIR: Colaboradores da família: a paróquia e a escola.

Leitor 1: Família, escola e paróquia são três realidades que ficam integradas e unidas pela educação que devem receber os filhos. Quanto maior seja a mútua colaboração e intercâmbio, e mais afetuosas sejam as relações, mais eficaz será a educação dos filhos.

DIR: A família e o modelo de Nazaré.

Leitor 2: A família de Nazaré viveu como uma família a mais desse povo. Quer dizer, de uma maneira singela, humilde, pobre, trabalhadora, amante das tradições culturais e religiosas da sua nação, profundamente religiosa e afastada dos centros de poder religioso e civil.

Leitor 3: O segredo é viver «essa» vida com o mesmo amor e perseverança que a sagrada Família.

DIR: A família, destinatária e agente da nova evangelização.

Leitor 4: A tarefa evangelizadora da família cristã se faz especialmente necessária e urgente nos lugares onde uma legislação anti-religiosa pretende inclusive impedir a educação na fé, ou onde cresceu a incredulidade ou penetrou o secularismo até o ponto de fazer virtualmente impossível uma verdadeira crença religiosa.

Leitor 5: A família tem um modo específico de evangelizar, feito não de grandes discursos ou lições teóricas, mas mediante o amor cotidiano, a simplicidade, a concreção e o testemunho diário. Com esta pedagogia transmite os valores mais importantes do Evangelho.



Oração pelas famílias

Ó Deus, de Quem provém toda paternidade,
nos céus como na terra, Tu, Pai, que és amor e vida,
pelo teu Filho Jesus Cristo, "nascido de uma mulher",
faz que na terra inteira cada família humana
se torne verdadeiro santuário de vida e amor,
para as gerações que incessantemente se renovam.

Faz que a tua graça oriente sempre
os pensamentos e as ações dos esposos
para o maior bem das suas famílias,
de todas as famílias do mundo.
Faz que as novas gerações
encontrem na família um apoio sólido,
e as faça crescer na verdade e no amor.

Faz que o amor, consolidado pela graça
do sacramento do matrimônio,
seja sempre mais forte
do que todas as fraquezas,
mais forte do que todas as crises,
que, por vezes, se verificam nas nossas famílias.

Faz, enfim, nós te pedimos por intercessão
da Sagrada Família de Nazaré
que em todas as nações da terra
a Igreja possa realizar com fruto
a sua missão, na família e pela família.

Tu, ó Pai, que és a vida, a verdade e o amor,
na unidade do Filho e do Espírito Santo.
Amém.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...