Celebração Pascal - 2012
ü 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Dirigente: Queridas crianças, esta celebração que iremos iniciar expressa nossa alegria pela ressurreição de Jesus. Jesus Ressuscitado é a garantia de que a morte já não mata; a vida prevalece definitivamente sobre qualquer projeto ou forma de morte. Neste ano em que estamos refletindo na Campanha da Fraternidade sobre questões relacionadas à saude, queremos pedir que Jesus que se apresentou a nós como “Caminho, Verdade e Vida” nos abençoe e nos conceda muita vida.
Canto:
Dirigente: Mas vocês já pensaram sobre o que é de fato a Páscoa?
ü Páscoa é passagem...
ü Do botão que transforma em flor. (ilustrar com os objetos)
ü Da fruta verde para a fruta madura e doce.
ü Da escuridão para a Luz
ü Do Pecado para a conversão
ü Da morte para vida
Dirigente: Vamos esclarecer um pouco mais sobre o que é a Festa da Páscoa
Professora: A festa da Páscoa é a festa da ressurreição de Jesus.
Celebrar a Páscoa é celebrar a "Vida".
Celebrar a Páscoa é deixar morrer tudo que há de "menor" em nós (os defeitos, as incompreensões, a falta de amor...) e deixar "ressurgir, ressuscitar" tudo que temos de bom, de grandioso em nós.
É deixar o Cristo viver em nós.
Comecemos agora a cultivar o amor de Cristo e a alegria invadirá nossos corações.
Comecemos agora a aceitar o nosso semelhante, cultivemos a compreensão, a confiança, e nos sentiremos melhor.
Comecemos a crer no outro, e sermos bondosos e pacientes, humildes e diligentes.
Comecemos agora a perdoar de coração e a ter coragem de também, pedir perdão!
Comecemos agora a nos alegrarmos com a verdade, a desculpar (as imperfeições), a crer, a realizar dias melhores, e promover a paz.
Comecemos agora, juntos, a "vivermos" a ressurreição do Cristo que nos faz "família".
É Páscoa, todo dia , quando somos capazes de olharmos para os lados, ver em todos que nos cercam um "irmão", filhos do mesmo Pai.
Canto:
Dirigente: (Dirigindo-se a um recipiente com água) Um dos grandes sinais utilizados para nos ajudar a viver a Páscoa de Jesus é a água. Ela nos recorda a pureza e a vida nova que recebemos de Cristo. Peçamos a Deus que Ele abençoe está água que será aspergida sobre nós.
Oração: Ó Deus, bendito sejas pela água que fecunda a terra e dá a vida a toda criação. Ela não apenas refaz as nossas forças, mas é sinal de que Tu nos renovas interiormente em tua aliança. Por esta água, venha sobre nós o teu Espírito. Amém!
(Colocar um pouco de perfume na água e cada um molha a mão e escolhe um colega para abençoar com a água – dependendo da turma e do tempo poderá só ser aspergida sobre os alunos.) Fundo musical.
Dirigente: Iremos a acolher agora a Palavra de Deus que será dirigida a nós. Escutemos com atenção. (Um professor faz a leitura: Marcos 16, 1-6)
(Explicação da palavra)
Canto:
ü Cada professor irá até o Círio Pascal, acenderá uma vela e levará a luz para junto de seus alunos. O professor permanece com a vela acesa até que o dirigente proclame a seguinte oração.
Oração: Bendito sejais Senhor, pelo fogo. Com seu calor ele aquece a nossa vida e com sua luz clareia e torna alegre a nossa noite. Que ele ilumine os nossos caminhos e coloque em nós o vigor da sua força. Amém!
Dirigente: Apaguem as velas. Agora vamos compor uma mesa com o pão e o vinho.
(enquanto prepara-se esse momento assiste-se ao vídeo:_________________)
Oração e partilha do alimento: Todos fazem a oração do Pai Nosso. Logo após partilha-se o pão e vinho/suco de uva.