Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Maria Santíissima

MARIA – MÃE DA ESPERANÇA
- O ser humano é o ser da esperança. Perder esperança é perder a própria vida, acredito que seria dificílimo, ou até impossível, viver sem esperança. Maria professa com a vida sua crença no Deus da Esperança, no Deus da Vida.
“ e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. Rm 5,5.

- Na tradição iconográfica as três estrelas em Maria ( cabeça e ombros ) significa sua santificação pela Trindade, foi virgem antes, durante e depois do parto. Compreendo aqui sua virgindade como Dom de Deus, graça acolhida, que vai muito além de sua sexualidade. Poderíamos compreender estas três estrelas também como a fidelidade assídua de Maria ao Projeto de Deus ( Pai, Filho e Espírito Santo). “Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela”.Lc 1,38.

- A veste branca de Jesus expressa sua filiação divina,”Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi” Mt 17,5., sua comunhão com o Projeto do Pai, mas os detalhes em tons de verde de sua veste revelam sua humanidade, é filho de Maria e de José, Jesus encarnado em sua cultura, em sua região, na realidade de seu povo.

- As mãos de Maria seguram o filho Jesus, gesto que simboliza toda a aceitação, a acolhida de Maria a missão que Deus lhe confia: “ Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela” .Lc 1,38.

- Jesus de braços abertos para acolher toda a humanidade. Seu Projeto de Vida é para todos, sem distinção, mas também traça assim a cruz, está pronto para enfrentar todas as conseqüências de seu agir. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.Jo 15,13

- As velas acesas, como também a veste branca de Jesus, simbolizam a luz de Jesus ao mundo.” Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens”. Jo 1,4

- Os traços indígenas das pessoas( cabelo, cor morena da pele, auréola de Maria) dizem da presença de Deus em todas as culturas, querem dizer a necessidade da inculturação em todo caminho de evangelização. “Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo”.Jo 1,9.

- A janela aberta revela o processo de abertura da vida de Jesus. A salvação acontece nesta família de Nazaré e se estende a toda a humanidade. “Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Jo 8,12.

Renato,SJ
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...