Coração, símbolo do Amor
A devoção ao Coração de Jesus nasceu ao pé da Cruz, no Calvário. Tem mais de vinte séculos, tem a idade da própria Igreja.
“Quando chegaram, porém, a Jesus, viram que ele estava morto e não lhe quebraram as pernas, mas um soldado lhe abriu o lado com uma lança, no mesmo instante, saiu sangue e água. Contemplarão aquele que transpassaram” (Jô 19,33-34.35)
Do Coração de Jesus veio para nós o seu amor através da redenção do mundo. É no coração de Jesus que encontramos a esperança e a vontade de amar, a partir da entrega total de Jesus, por nós na Cruz, onde seu coração foi transpassado, formando então uma aliança de amor eterna para conosco.
Vivemos em uma sociedade voltada para o egoísmo que leva ao individualismo e o isolamento das pessoas. Jesus mostra a cada um de nós o caminho de vivermos em comunidade, certos que do seu coração vem para nós o maior exemplo de amor pela humanidade.
Devemos-nos voltar para o bem comum. Os cristãos são chamados a serem agentes transformadores e promotores da paz e da esperança, esperança que brota do Coração de Jesus.
Confiar é depositar no Coração de Jesus toda nossa fé, que leva a cada um a não desistir e nem desanimar de nosso caminhar com Cristo. Ele nos anima cada dia para superarmos todos os obstáculos e sentirmos sua presença consoladora em nós.
A espiritualidade do Coração de Jesus não é periferia, mas centralidade da redenção. Não é apenas mais uma devoção popular, ao lado de tantas outras no Brasil e no mundo. É centralidade do Evangelho, do Cristianismo, na vida de cada um de nós.
Busquemos o amor de Deus através do Coração de Jesus para vivermos plenamente sua Palavra, nos voltando para unidade e aprofundando nossa fé.
SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS,
TEMOS CONFIANÇA EM VÓS!
Pe. Marcos Pavan