Canto:
Dirig.: Estamos reunidas mais uma vez para rezar pelas vocações. Toda celebração é um acontecimento vocacional. Cada uma de nós não pode mos deixar de reconhecer nossa vocação pessoal, não podemos deixar de ouvir a voz do Pai que, no Filho, pela força do Espírito, que nos chama pessoalmente a doar-se igualmente pela salvação do mundo. A oração também se torna caminho para o discernimento vocacional, não só porque Jesus mesmo convidou a rogar ao dono da messe, mas porque é somente na escuta de Deus que podemos chegar a descobrir o projeto que Deus mesmo traçou: no mistério contemplado, descobre-se a própria identidade, «escondida com Cristo em Deus»
Voz 1- Desde a nossa concepção fomos chamadas para conhecer, amar, esperar e crer em Deus. É nesta disponibilidade de amor e de fé que juntas construimos o Reino de Deus no hoje, e em nossa vida.
Voz 2- A história da Salvação é a de homens e mulheres que acolheram a proposta de Jesus e o seguiram. Hoje não é diferente: crianças, jovens, adultos e idosos, guiados pelo Espírito Santo, dão testemunhos da Palavra de Deus e seguem Jesus com amor.
Voz 4- Somente assim seremos capazes de acolher com gratidão o dom espiritual que recebemos de nossas famílias, comprometendo-nos a responder com responsabilidade ao chamado de Deus.
Voz 5- ”Nem todo aquele que diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos Céus. (Mt 7, 21), disse Jesus.
Voz 1 A Pessoa prudente teme o Senhor, é sensível aos sinais dos tempos e leva todos ao seguimento daquele que nos conduz à felicidade plena. Como pessoas alegres, cantemos ao Senhor que nos convida a segui-lo.
Dirig: “A Palavra do Senhor permanece para sempre. Ora, esta Palavra é a que vos foi anunciada no evangelho” (1Pd 1,25). A encíclica Verbum Domini exorta que a “Palavra entrou no tempo” de modo humano: o “Verbo se fez carne!” Devemos comunicar essa Palavra a todos aqueles que, diante das transformações ocorridas ao longo dos séculos, têm Deus como algo supérfluo ou coisa alheia.
Todas. É nosso dever, como discípulos e missionários, reabrir ao ser humano o acesso ao divino.
Dirig: É Deus “que se dá a conhecer, que quer estar conosco”, exprimindo à humanidade, pela encarnação, seu mistério de amor infinito. Na certeza de que Deus nos fala, que é amor e que nos dá a vida plena, com humildade, acolhamos a sua Palavra. Ouvindo o Evangelho de Mt 10,1-16
Reflexão:
Canto:
Voz 3- Jesus chama os que o acompanham mais de perto e compartilham as suas preocupações. É impossível ser amigo de alguém e não participar da vida, planos, ações... Assim, o grupo dos doze deixa-se guiar pelo ensinamento, pelo anúncio e pela cura de tantos irmãos que sofrem com a injustiça e a escravidão.
Voz 4-. À luz do Evangelho, podemos fazer ecoar em nossos corações o desejo, a força e a ousadia de “estarmos enraizados e fundados em Cristo”, formando-nos no seguimento, como um novo grupo que “toma a iniciativa de radicar, fundar e tornar firmes os crentes.
Voz 1. Mateus nos motiva a olhar o chamado como missão universal. Jesus confia toda a sua autoridade aos doze. Hoje, confia tudo a nós, por meio da Igreja, tornando sempre perene o louvor e a missão dentro do mundo.
Voz 2- . O discípulo é escolhido gratuitamente, não por causa dos seus dons ou méritos pessoais, mas porque foi acolhido por Deus em sua imensa bondade.
Voz 3- É preciso saber que quem segue a Cristo terá o mesmo fim: deverá sofrer perseguições e encontrará oposições, mas quem permanecer firme terá sua recompensa, pois, o trabalhador é digno do seu sustento.
Canto:
Dirig: Oremos, elevando a Deus, o Senhor da messe os nossos pedidos, confiando em sua atuação na história. A cada invocação, rezemos.
Todas:Enviai, Senhor, operários e operárias à vossa messe!
Voz 4- Que Deus infunda no interior das famílias, lugar por excelência da formação humana, o desejo de ensinar os valores cristãos do amor, da justiça e da paz, rezemos:
Todas. Enviai, Senhor, operários e operárias à vossa messe!
Voz 5- Por todos os cristãos leigos e leigas, pessoas de vida consagrada, padres, diáconos e bispos, para que vivam segundo a moção do Espírito Santo, rezemos:
Todas: Enviai, Senhor, operários e operárias à vossa messe!
Voz 1- Que possamos, a cada novo dia, descobrir e cultivar nossa vocação, na escuta, no acolhimento e na resposta ao chamado de Deus, com muita coragem e ânimo rezemos:
T. Enviai, Senhor, operários e operárias à vossa messe!
Dirig- O ser humano é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus. Tudo converge para Cristo, centro da História da Salvação. Peçamos a Maria que nos ajude a sermos fieis esposas de seu Filho Jesus cumprindo com fidelidade a missão a nós confiada.
Canto : Ave Maria
Oração pelas vocações.