Vaticano se prepara para a canonização de João XXIII e João Paulo II
Serão cunhadas medalhas oficiais para a ocasião de canonização dos Beatos
Atualizada em 29/01/2014 às 11h35
O Departamento Filatélico e Numismático do Vaticano informou que serão cunhadas moedas e medalhas comemorativas oficiais, em bronze e prata, por ocasião da canonização, em 27 de abril dos Beatos João XXIII e João Paulo II.
A solene celebração Eucarística de canonização será presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano. Será um momento de alegria e de oração para os fiéis do mundo inteiro e de glória para a Igreja Católica.
O Beato João XXIII é conhecido como o “Papa Bom”, um nome que reflete não apenas as suas características físicas tão queridas, mas também o caráter de um pastor carinhoso, que nunca deixou, com palavras simples, de dar conforto a todos os que mais precisavam. Sua intuição histórica fundamental foi a convocação do Concílio Vaticano II, fortemente desejado e inaugurado em 11 de outubro de 1962. O Concílio foi um ponto de partida histórico para a Igreja. O Papa João XXIII faleceu em 3 de junho de 1963. Foi naqueles tristes dias que se pôde compreender aquela figura universal tão amada e a importância fundamental do seu Magistério.
Por sua vez, o Beato João Paulo II foi o pastor que liderou a Igreja e a levou a passar os umbrais do novo milênio. Ele representa um dos mais importantes e influentes personagens da história contemporânea, não só da Igreja, mas do mundo inteiro. Seu pontificado, de quase 26 anos, foi extraordinário: numerosas viagens apostólicas, nacionais e internacionais; diálogo com as outras religiões; defesa constante dos valores morais da vida e da família; relação especial com as pessoas e, em particular, com os jovens; promulgação do Catecismo da Igreja Católica; espírito cristão para enfrentar sua própria doença, especialmente nos últimos dias da sua existência.