Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Hora Santa Vocacional

Anunciar
a Palavra que gera vida
“Eu vim para que todos tenham vida”
(Jo 10, 10)

Hora Santa Vocacional

Canto: Em nome do Pai do Filho do Espírito Santo. Amém
DIR: Queridos em Cristo Jesus, sejam bem vindos para este momento de adoração. Estamos celebrando neste mês as vocações. Peçamos ao Senhor da messe que envie operários: cantado:
Enviai, Senhor, muitos operários, para a vossa messe, pois a messe é grande Senhor e os operários são poucos!
Dir: Ó Senhor, nosso Deus! Que tudo vê e tudo sabe; conhece nossas qualidades e nossas fraquezas e também nossas alegrias e nossas tristezas. Foste tu quem disse Senhor: “Onde dois ou mais se reunirem em meu nome, aí eu estou no meio deles (Mt 18,2).
Canto: A nós descei divina Luz (2x) em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus (2x)
Todos: Senhor nós estamos reunidos em Vosso nome e diante de Vós, estás aqui em nosso meio. Queremos que sejais nosso condutor. Pedimos Senhor que acolha nossas orações em favor das famílias para que “sejam firmes na fé, escola da fé que professam, lugar de comunhão, fonte de valores cristãos, humanos e cívicos”. Lugar onde as novas gerações possam receber pontos firmes para fazer opções e construir a vida seguindo a Ti Jesus. Que sejam geradora de uma nova sociedade.
Canto para Exposição do Santíssimo
MIN: Graças e louvores sejam dados a todo o momento.
T. Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
MIN: Gloria ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo.
T. Como era no principio agora e sempre. Amém.
- Momento de Silêncio e Adoração

- Silêncio
DIR: Peçamos perdão a Deus por todas as vezes que distanciamos de nossa fé, dos ensinamentos de Cristo e rompemos com o plano divino. Pelas vezes que não anunciamos a Palavra que gera vida.
Canto penitencial
Silêncio
ESCUTA DA PALAVRA

DIR: Que a Palavra do Senhor fortaleça a nossa missão de cuidar das vocações.
1º Passo: Leitura do Evangelho de João10, 1-10
a) Breve momento de silêncio
b) Repetir versículos ou palavras que mais tocaram.
2º Passo: Meditação Tentar descobrir sua novidade para o momento presente. Trata-se de se perguntar: a que Deus me interpela nesta passagem das Escrituras? O que o texto diz? O que o texto diz para nossa comunidade, nossa vida...
3º Passo: Contemplação
Como passo a ver o mundo, as pessoas, a criação inteira? As Escrituras geraram em mim o olhar de Deus? Consegui perceber sua presença salvadora nos acontecimentos da vida?
- Atitude silenciosa de acolhida
4º Passo: Oração:
Leitor 1: Ó Deus, que desejais a salvação de todos os homens e que cheguem ao conhecimento da verdade, vede a extensão da vossa messe e enviai operários, para que o Evangelho seja anunciado a toda criatura. Fazei que vosso povo, reunido pela Palavra de vida e sustentado pela força do Espírito Santo, possa caminhar com alegria na estrada da salvação e do amor, rezemos:
Todos: Escuta-nos, Senhor da glória
Leitor 2: Ó Deus, que pela vossa lei deste à família um fundamento inabalável, concedei-nos hoje e sempre seguir o exemplo de uma família cristã, vivenciando nossa vocação e praticando as virtudes domésticas e o amor para com todos. Ajudai a todos as famílias, sobretudo aquelas que enfrentam dificuldades, a superarem todas as tribulações e chegarem a paz e o amor fraterno. rezemos:
Leitor 3: Oh Maria, Mãe da Igreja, confiamos a ti toda a vida consagrada, para que tu concedas a plenitude da luz divina: viva na escuta da Palavra de Deus, na humildade para seguir Jesus teu Filho e nosso Senhor, no acolhimento da visita do Espírito Santo, na alegria cotidiana do magnificat, para que a Igreja seja edificada pela santidade de vida desses seus filhos e filhas, no mandamento do Amor, rezemos:
Dirigente: Confiando em Deus as nossas preces e orações, silenciemos o nosso coração e rezemos para o despertar de uma cultura vocacional em nossa família
Silencio
Refrão: Eu confio em nosso Senhor, com fé, esperança e amor... (2x)
Dirigente: Rezemos com amor e confiança.
Todos: Pai Nosso...
Refrão: Ó Vem conosco vem caminhar, Santa Maria vem! (2x)
Todos: Ave Maria...
Canto Louvor
Silêncio
Bento XVI escreveu aos Jovens na ocasião da Jornada Mundial da Juventude em Madri. Sua mensagem é rica de ensinamentos para todos nós em qualquer estágio da vida. Ouçamos alguns trechos da mensagem:
Silêncio
Leitor 1: “Em todas as épocas, também nos nossos dias, numerosos jovens sentem o desejo profundo de que as relações entre as pessoas sejam vividas na verdade e na solidariedade. Muitos manifestam a aspiração por construir relacionamentos de amizade autêntica, por conhecer o verdadeiro amor, por fundar uma família unida, por alcançar uma estabilidade pessoal e uma segurança real, que possam garantir um futuro sereno e feliz.”
Silêncio
Leitor 2: “Gostaria de me deter sobre cada uma das três palavras que São Paulo usa nesta sua expressão: «Enraizados e Edificados em Cristo... firmes na fé» (cf. Cl 2, 7). Nela podemos ver três imagens: «enraizado» recorda a árvore e as raízes que a alimentam; «edificado» refere-se à construção de uma casa; «firme» evoca o crescimento da força física e moral.”
Silêncio
Leitor 1: “A primeira imagem é a da árvore, firmemente plantada no solo através das raízes, que a tornam estável e a alimentam. Sem raízes, seria arrastada pelo vento e morreria. Quais são as nossas raízes? Naturalmente, os pais, a família e a cultura do nosso país, que são uma componente muito importante da nossa identidade.”
Silêncio
Leitor 2: “Tal como as raízes da árvore a mantêm firmemente plantada na terra, também os fundamentos dão à casa uma estabilidade duradoura. Mediante a fé, nós somos fundados em  Cristo (cf. Cl 2, 7), como uma casa é construída sobre os fundamentos. Na história sagrada temos numerosos exemplos de santos que edificaram a sua vida sobre a Palavra de Deus.”
Silêncio
Leitor 1: “Queridos amigos, construí a vossa casa sobre a rocha, como o homem que «cavou muito profundamente». Procurai também vós, todos os dias, seguir a Palavra de Cristo. Senti-O como o verdadeiro Amigo com o qual partilhar o caminho da vossa vida. Com Ele ao vosso lado sereis capazes de enfrentar com coragem e esperança as dificuldades, os problemas, também as
desilusões e as derrotas.”
Silêncio
Lado 2: “Vós jovens tendes direito de receber das gerações que vos precedem pontos firmes para fazer as vossas opções e construir a vossa vida, do mesmo modo como uma jovem planta precisa de um sólido apoio para que as raízes cresçam, para se tornar depois uma árvore robusta, capaz de dar fruto.”

Oração Vocacional

Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: "Vem e segue-me". Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa. Senhor, que a messe não se perca por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, consagrados e leigos. Dá perseverança aos nossos seminaristas e vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, mãe da Igreja, modelo dos seguidores do Evangelho, ajuda-nos a responder sim. Amém.
Fonte: CNBB


BENÇÃO DO SANTÍSSIMO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...