Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vinde Espírito Santo

PENTECOSTES
Os pensamentos, as criatividades, as potencialidades, as descobertas, as soluções são fatos e acontecimentos iluminados pelo Espírito Santo. Senhor da vida, o Espírito divino conduz a grande história do mundo e da Igreja e ao mesmo tempo ilumina e aquece os corações.
É o Espírito que nos aproxima de Deus como filhos e inflama nossa filiação e relacionamento com o Pai. “Deus nos abraça com seus dois braços: Jesus e o Espírito Santo” (Santo Irineu). O Espírito é o laço, o beijo, o abraço, o elo que unifica. Sem o Consolador, Jesus é apenas um personagem histórico, a Igreja nada mais é que uma empresa, os mandamentos são vistos como uma escravidão. Quem nos revela e encanta por Jesus, pelo evangelho e pela Igreja é o Espírito Santo. Ele é o autor principal das Escrituras, é o dinamismo da missão, é a força do alto que levanta os caídos, colocando-os de pé.
Graças ao Espírito Santo o povo de Deus permanece na fé, é forte na esperança e possui uma sabedoria que confunde os sábios e cientistas. O Espírito, nosso Advogado, rompe nossas cadeias internas e externas, confere-nos forças extraordinárias para vencer o mal e nos livra do negativismo, dos traumas, dos medos, das decepções. Ele nos faz livres e libertadores, nos recria, refaz, transformando-nos em novas criaturas.
É o Espírito que nos dá o gosto pela oração, a fascinação pela Palavra, a coragem profética, a audácia missionária, a inspiração dos valores e a consolação nas tribulações da vida. É o Mestre interior que abre as mentes, os corações, o íntimo de cada pessoa.
Há muitos Pentecostes, além daquele do Cenáculo em Jerusalém. Os Atos dos Apóstolos atestam a descida do Espírito Santo na casa de Cornélio, é o Pentecostes dos pagãos. Ele desce nas prisões, nas casas, nas comunidades. Em nossos tempos, o Concílio Vaticano II, as Conferências de Medellin, Puebla, Santo Domingo e Aparecida são verdadeiros Pentecostes que abriram as portas da Igreja e dos corações e impulsionaram a missão. Recentemente foi celebrado o Sínodo da Palavra como também o do Médio Oriente, da África. Celebraremos o Ano da Fé, o Sínodo da Nova Evangelização, o Encontro Mundial das Famílias em Milão e a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. São Pentecostes de nossos dias. É o Espírito que desce e tudo renova, recria, recupera e refaz.
Pentecostes é o coroamento de toda a obra salvífica de Jesus, isto é, sua encarnação, morte e ressurreição. Por outro lado, o Espírito Santo garante a continuidade histórica da salvação e conduz à plenitude. O que importa é não extinguir o Espírito, mas fazer frutificar os seus dons. O dom da sabedoria nos impulsiona a saborear as coisas de Deus e dar gosto a tudo o que realizamos. Com o dom da inteligência saímos da rotina e da mediocridade e nos aprofundamos na doutrina, no ensino, na teologia. Como é urgente, necessário e benfazejo o dom do conselho, da palavra certa, do discernimento, da orientação. Pelo dom da fortaleza não fugiremos daquilo que é difícil, exigente, cansativo. Haveremos de perseverar na provação e na cruz.
O dom da ciência nos ajuda a usar bem as cosias. Não podemos idolatrar as criaturas, nem ser seus escravos como é o caso da dependência do álcool, droga, sexo, paixões, apegos. Com o dom da piedade abrimos o coração para Deus como Pai, reverenciamos nos pais humanos e criamos um vinculo filial com a pátria onde nascemos. O dom da piedade nos inspira a ser somos filhos de Deus, filhos obedientes aos nossos pais e cidadãos convictos.
Enfim, o dom do temor de Deus consiste no respeito a Deus e às coisas sagradas. Veneração, obediência e respeito para com a Igreja e tudo o que diz respeito à religião, à fé, à comunidade eclesial é fruto do dom do temor de Deus, isto é, amor respeitoso, obediencial, filial. Feliz Pentecostes.

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina
Folha de Londrina, 26 de maio de 2012
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...