Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

sábado, 5 de novembro de 2011

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO

ADORAÇÃO    -   0 ALIMENTO DA VIDA

Canto:

Exposição do Santíssimo

Louvor

Dirigente: Na Eucaristia vemos Jesus como presença real, como alimento, como vida. “Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15) “Eu sou o pão da vida, aquele que vem a mim não terá fome e aquele que vem a mim jamais terá sede (Jô 6,35). “quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna... pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (cf Jo6,52-58) “Senhor dá-nos sempre deste pão

Voz 1 – “A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja”. A Eucaristia é o núcleo central da vida da Igreja. A Igreja se une e reúne em torno da Eucaristia.

Voz 2 – Eucaristia é AÇÃO DE GRAÇAS. É ação de graças que Jesus faz ao Pai. É agradecimento que a Igreja dirige a Deus, pois Jesus se tornou para nós alimento de vida eterna.

Voz 3 – Eucaristia é SACRIFÍCIO. É gesto sagrado de Jesus que se entrega como vítima de salvação. Na Eucaristia revivemos e atualizamos o gesto salvador de Jesus. É Cristo que se oferece ao Pai por nós, como sacrifício perfeito, sacrifício de vida e santidade. A Eucaristia é sempre celebrada sobre o altar do mundo. Une o céu e a terra. Abraça e impregna a criação. Na oração Eucaristia rezamos: “O Espírito Santo faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna

Voz 4 – eucaristia é PRESENÇA REAL DE JESUS CRISTO. Jesus está presente na Palavra, na comunidade reunida, nos irmãos, no pobre, na história, nos sacramentos... mas de forma substancial na Eucaristia, porque nela está presente Cristo pleno. Deus e homem. A Eucaristia não é apenas uma presença momentânea ou presença simbólica, é uma presença real com seu corpo e sangue.

Canto:

Dir.: Eucaristia é MEMORIAL. Toda vez que celebramos eucaristia fazem os memória, atualizamos, tornamos presente o que Jesus fez para salvar. Revivemos sua paixão, morte, ressurreição e glorificação. Jesus junto ao Pai e presente na Igreja. Eucaristia, presença salvífica de Jesus na comunidade dos fiéis e seu alimento é o dom mais precioso que a Igreja pode ter no caminho ao longo da história. Rezamos: “Anunciamos, Senhor a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição, vinde Senhor Jesus”.

Voz 5 – Eucaristia é MISTÉRIO DA FÉ. Sem a fé, ninguém entende a Eucaristia. Após a consagração pronuncia-se “eis o mistério da fé”. Aquele que comunga está confirmando sua fé em Jesus Cristo. A fé sempre exige compromisso: crer apoiando-se em quem se crê. Comungar significa aceitar o que Cristo é e procura viver em sua vida.

Voz 1 – Eucaristia é ALIMENTO. Quem come da minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna. O corpo e sangue que recebemos é sustento, alimento, remédio, vida. A eucaristia é pão dos fortes na fé, mas também alimento dos fracos, daqueles  que precisam de forças para o caminho de conversão, para firmar a própria fé.

Voz 2 – Eucaristia é COMUM UNIÃO (COMUNHÃO). Na carta aos Coríntios 11,17-34, São Paulo adverte a comunidade sobre os perigos da Eucaristia ser ponto de divisão na comunidade. Eucaristia é comunhão. Comunhão com Jesus, com a Igreja, com a comunidade. Que3m estende a mão para receber o corpo e sangue do Senhor deve estender a mão para acolher o irmão, os pobres, a comunidade. Recebemos a comunhão de mãos e coração abertos e não de mãos e coração fechados.
                                                                                                    
Dir;: Eucaristia é a ADORAÇÃO-CONTEMPLAÇÃO. Diante do mistério da Eucaristia não há argumentos humanos. É uma atitude de acolhida que leva a contemplação-adoração. Adorar a Eucaristia é reconhecer a presença Real de Cristo e diante desta presença, como criaturas, num gesto de acolhimento e reconhecimento, pôr-nos de joelhos ou em qualquer posição corporal, mas numa profunda adoração. Somente Deus é adorado. O ato de adorar não exige muitas palavras.

Todos: A Eucaristia é PÃO PARTILHADO.  “Jesus tomou o pão, partiu e o deu a seus discípulos. Tomou um copo de vinho, rendeu graças e deu aos seus discípulos (Lc22,14-25). Eucaristia é partilha, fraternidade, alimento dos que buscam a justiça, a solidariedade. Quem come o corpo e o Sangue do Senhor não pode ficar tranqüilo diante da fome, miséria e sofrimento da humanidade.

Dir.: Fazer um tempo de adoração- contemplação. Caso uma leitura Bíblica vá lhe ajudar nesta adoração pode-se tomar (Lc 22,7-23 – a Instituição da Eucaristia, ou Jô 6,22-71 – o pão da vida, especialmente os VV 35 a 58)

Canto:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...